quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Comemorações do 80.º aniversário do regionalismo goiense

No dia 25 de Outubro, na casa do Concelho de Góis, foi dado início às grandiosas comemorações do octogésimo aniversário do regionalismo goiense, com a Comissão de Melhoramentos de Vila Nova do Ceira a dar o mote no máximo esplendor do seu melhor, trazendo atrás de si um autocarro, cedido pela Câmara, cheio de gente vestida de entusiasmo, com muita juventude a dar o seu próprio colorido. Deste modo o Conselho Regional deu início ao evento que promoveu, fazendo recordar os velhos e famosos tempos em que a Casa cheirava a urze da Beira-Serra.
Foi uma feliz escolha para início deste género de manifestações, onde houve de tudo um pouco para mostrar como ainda se pode marcar presença e reviver um regionalismo saudável que teima em ocupar o seu lugar. Foi bom ouvir o Grupo de Cantares da Várzea com o seu vasto reportório matizado dum belo e doce naipe de vozes e um suave trinado de guitarras e violas; foi bom saborear as tiradas actuais e cheias de humor popular do Grupo de Teatro Nova Geração Varzeense, com acentuada irreverência e muito calor juvenil.
Para fechar a destacada e bem concebida parte cultural, a poetisa Clarisse Sanches fez a apresentação do seu já conhecido livro de poesia "Rosários de Amor"que, em princípio, seria acompanhada pela Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira, a qual, por motivos de força maior não pode estar presente, fazendo-se representar pela Sr.ª Eng.ª Eunice Cabeças.
Seguiu-se depois o já célebre e faustoso magusto, servido a mais de cem pessoas sentadas, num alegre e festivo convívio, onde as enormes instalações da Casa se tomaram exíguas para tanta gente cheia de enorme alegria e boa disposição. Foi deste modo e como sempre, Vila Nova do Ceira se fez representar mesmo com a sua Junta de Freguesia ausente.
Antes porém houve a palestra própria destas circunstâncias, conduzida pelo presidente do Conselho Regional, Dr. Luís Martins, que se regozijou com a presença da enorme plateia, seguindo-se o presidente da Casa, José Santos, que agradeceu a presença de todos e pôs as instalações à disposição de quem as quisesse visitar. Seguiu-se o presidente da Assembleia Municipal, Sr. António de Carvalho, que disse do seu contentamento em se encontrar na Casa onde cresceu, tal como o Eng.º Diamantino Garcia, vice-presidente da Câmara que representava em nome do Sr. Presidente, de quem trouxe saudações e fez lembrar as belas traquinices de menino e moço, sem deixar de enaltecer o papel destas agremiações.
Por fim, o jornalista António Lopes Machado dissertou sobre o regionalismo com o seu saber de experiência feito, nos longos cinquenta anos de redactor da Comarca de Arganil, destacando vários nomes célebres do regionalismo e as suas importantes contribuições para o aparecimento das Casas Regionais de Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra e outras tantas influências então exercidas. Falou também do povo da Beira Serra que demandou várias regiões, não esquecendo os vários e actuais contributos escritos, dados a conhecer para memória futura.
De realçar a azáfama do pessoal voluntário da Casa para ter tudo em ordem, receberem e servirem condignamente os seus conterrâneos que se deslocaram da sua terra para conviverem e comemorarem a efeméride levada a cabo pela iniciativa do Conselho Regional da Casa, facto que proporcionou um dia memorável nas comemorações que só agora estão em fase de início e se prolongarão com as representações das restantes Freguesias do Concelho, atingindo o seu auge já no próximo dia 15 com a representação da colectividade aniversariante e mais antiga do Concelho: Sociedade de Melhoramentos de Roda Cimeira.
Assim vamos alimentando a chama dum sentimento nobre que nos foi legado pelos nossos antepassados.
Adriano Pacheco
in Jornal de Arganil, de 30/10/2008

Etiquetas: , ,