quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Recordar


A imagem do Santo Condestável, é o que sobressai no número 14 de “O Colmeal” na sua edição de 15 de Março de 1961.”… Portugal corria perigo de perder a sua independência. Tinha morrido D. Fernando e com ele, terminara a primeira dinastia dos reis de Portugal. Não havia sucessor. A sua única filha, D. Beatriz, estava casada com D. João, rei de Castela que pretendia mesmo à força das armas dominar e governar os portugueses. Mas, o bom povo português cheio de amor à sua Pátria não podia tolerar que um rei estrangeiro reinasse na sua terra. Reagindo prontamente contra todas as decisões perigosas. Aclamado rei, D. João I, o Mestre de Avis, foi nesta altura que surgiu a seu lado o homem providencial – D. Nuno Alvares Pereira a quem mais tarde investiu no cargo de Condestável, ou chefe do exército. Foi esta nobre figura de guerreiro, herói e santo que salvou Portugal do perigo que se aproximava. Homem de fé inabalável, católico fervoroso, sábio nas lides da guerra, conhecedor das astúcias do inimigo, confiava mais no auxílio de Deus e da Santíssima Virgem, que invocava até no campo de batalha, mais do que nas próprias forças e na dos seus soldados tantas vezes aterrorizados. Foi devido à sua valentia, à sua coragem, à sua fé em Deus e amor à Pátria que o ambicioso exército de Castela, embora maior em número de homens, foi sucessivamente derrotado pelas nossas diminutas tropas. O Herói e o Santo ganhavam todas as batalhas. D. Nuno Alvares Pereira que nasceu em Cernache de Bonjardim em 1360 acabou os seus dias no Convento do Carmo em Lisboa com o nome de Frei Nuno de Santa Maria depois de ter servido a Deus e à Pátria…”
Na primeira página, além da publicação da data da Assembleia-Geral da União Progressiva da Freguesia do Colmeal (19 de Março de 1961, às 14:00 no largo de S. Domingos, 14, 2º em Lisboa) que irá eleger os novos corpos sociais, vem também noticiado que no “…Grande Hotel Duas Nações, em Lisboa, num almoço promovido pela União Progressiva da Freguesia do Colmeal, em que tomaram parte oitenta e cinco convidados, foi homenageado o Sr. Acácio Mendes da Veiga, grande colmealense, consumado bairrista e antigo Presidente da Câmara Municipal de Góis. Ao banquete que decorreu em ambiente de perfeita amizade, Presidiu o ilustre colmealense Sr. Dr. Manuel Martins da Cruz, ladeado pelos Srs. Acácio Mendes, Comandante Gouveia, D. Maria Antonieta Costa, D. Marizete Martins da Cruz, D. Lúcia Fontes Duarte, D. Maria de Assunção Almeida, Padre Fernando Ribeiro, Eng.º Leonel Gonçalves e Tenente Afonso Neves e seu neto…usaram da palavra os Srs. Eng.º António dos Santos Almeida (Fontes), Presidente da União Progressiva…José Henriques de Almeida, Manuel da Costa, Afonso Baptista de Almeida, Pároco do Colmeal, Eng.º Leonel Gonçalves, Claudino Alves de Almeida e Tenente Afonso Neves que puseram em relevo as apreciáveis qualidades do homenageado…a sua acção bem m arcada através do concelho em várias obras que levou a efeito…Pessoas que não puderam comparecer, associaram-se a esta homenagem enviando cartas, telegramas, ou telefonemas…Estavam ainda representadas muitas colectividades regionalistas…Comissão de Melhoramentos Malhada e Casais, Comissão de Melhoramentos do Soito, de Alvares, das Cortes de Alvares, de Pomares, a Casa do Concelho de Góis, o Grupo de Amigos de Capelo, a Liga de Melhoramentos da Freguesia do Cadafaz, etc…”
“Marco do Correio” de Março de 1961, informa:
Colmeal: …realizou-se no dia 13… o “Aniversário da Almas” a que assistiu muita gente que fez a sua confissão quaresmal. Tomaram parte os Rev.º Párocos de Pampilhosa da Serra, Pessegueiro, Cadafaz, Fajão, Teixeira, Cepos e Colmeal.
Malhada: …11 de Fevereiro, na capela de S. José… realizou-se o casamento de José de Almeida Fernandes com Celestina dos Santos.
Lisboa: …no dia 26 de Fevereiro nesta cidade… o casamento do Sr. Manuel Mendes Domingos… com a menina Maria Alice Domingos

No espaço “Badaladas”, ainda não se sabe o valor para a aquisição da sineta mas o total de donativos até aquela data era de 1.736$60.
Também neste número, “O Colmeal” informa que a excursão, que será feita em “luxuosos autocarros” deve partir do Colmeal no dia 29 de Abril para regressar no dia 2 de Maio. O preço por pessoa será de 140$00 e dá conta que o trajecto visitará: Buçaco, Porto, Casa do Gaiato de Paço de Sousa, Guimarães, Braga (Bom Jesus e Sameiro), Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, etc…
Para terminar, este mês, no espaço “Sempre Alegres” lê-se uma rábula de um homem de Sevilha e outro de Madrid que discutiam ciosas das suas terras. “- Dizia o de Sevilha: A catedral da minha terra tem um altar-mor tão grande e com tantas velas que o sacristão tem de começar a acende-las no princípio da Quaresma para as ter todas acesas no Sábado Santo! – Mas isso não é nada – diz o de Madrid – Na minha terra há uma lâmpada tão grande do Santíssimo que o sacristão para a acender tem de ir de barco pelo azeite fora…”

Colmealenses, por agora é tudo, até breve.

H. Miguel Mendes
http://o-colmeal.blogspot.com

Etiquetas: