quarta-feira, 29 de outubro de 2008

União Recreativa do Cadafaz necessita de reparar o telhado

Com o objectivo de angariar alguns fundos para levar a efeito a reparação do telhado e a pintura da sede da União Recreativa do Cadafaz, a direcção desta colectividade realizou no sábado um almoço, na Casa de Convívio do Cadafaz, freguesia do concelho de Góis, onde se reuniram mais de 100 pessoas. Esta iniciativa, que contou com a presença dos dirigentes da União, do presidente da junta de freguesia do Cadafaz, sócios e amigos, serviu também para assinalar a passagem do 62º aniversário desta colectividade. Tendo em conta que a actual direcção vai deixar o cargo nas próximas eleições dos órgãos sociais, ao longo do dia decorreu um programa especial que começou com uma visita às adegas locais, com arruada de concertinas, seguindo-se o almoço, o leilão de oferendas e um magusto colectivo. A animar a festa estiveram também os “Bota Vinho”.
Relativamente à reparação do telhado, para já a direcção da União Recreativa do Cadafaz está a aguardar as propostas solicitadas a três construtores, não sabendo o valor exacto que é necessário para esta obra, no entanto, conta com 2.500 euros oferecidos pela Câmara Municipal de Góis, 1000 euros dos Compartes da freguesia do Cadafaz, 500 euros oferecidos pela junta de freguesia, 780 euros que resultaram do leilão e 350 euros das receitas do almoço dos “Carecas” que decorreu recentemente em Góis. De acordo com o presidente de direcção da colectividade, o telhado tem “algumas beiras” e, caso nao se arranje, “não podemos receber as pessoas condignamente”. “Por isso fizemos este almoço de preço livre”, explicou Armindo Neves, contando que já fizeram muitas obras e “nunca pedimos nada porta à porta no Cadafaz”.
Satisfeito porque todas as obras “estão pagas”, o dirigente realçou que também foi adquirida pela União Recreativa do Cadafaz um edifício com o intuito de vir a funcionar como uma extensão do lar que está projectado para a povoação da Cabreira. “Tentámos fazer o melhor”, alegou, reforçando que no final deste mandato “a instituição não tem muito dinheiro mas também não tem dívidas”.
Neste momento, o único projecto da direcção da colectividade é mesmo arranjar o telhado da sede, sendo que, para além do apoio das diversas entidades, “com os donativos das pessoas do Cadafaz e dos amigos estavamos a pensar que conseguiríamos até ao final do ano colocar o telhado”, adiantou o presidente de direcção. Segundo Armindo Neves, caso não seja possível realizar a obra com as verbas angariadas, “vamos bater à porta dos cadafadenses e vamos pedir ajuda para que o telhado não caia”.
Agradecendo também a todas as pessoas que participaram neste almoço, e que vieram de várias localidades dos concelhos de Góis, Arganil e Tábua, bem como de Lisboa, Coimbra e Viseu, entre outras zonas, o presidente de direcção da União Recreativa, revelando que é natural do Cadafaz, contou que “é uma terra pequena mas esta gente tem a arte do bem receber”. Dirigente da colectividade há nove anos, Armindo Neves anunciou ainda que este foi “o último almoço na qualidade de presidente”, deixando votos de “felicidades” para a direcção vindoura e garantindo a sua colaboração sempre que for necessário. Considerando que a “missão foi cumprida”, o presidente da colectividade defendeu que sempre se esforçou “para que a nossa terra tivesse mais e melhor”. Nesta ocasião, Armindo Neves lamentou apenas o facto de não estarem presentes mais pessoas do Cadafaz, pedindo-lhes que “vão sempre a todas as terras da freguesia para que nos visitem também”.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: