terça-feira, 30 de setembro de 2008

Município de Góis sensibiliza população para a preservação do património

No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2008, iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve cerca de 50 países, e à qual a Câmara Municipal de Góis se associou, no domingo decorreu na Biblioteca Municipal António Francisco Barata, em Góis, o lançamento do concurso de fotografia “Património de Góis”, com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a preservação e valorização dos patrimónios humano, natural e cultural do concelho. De forma também a incentivar as pessoas a visitar o Centro Histórico de Góis e os elementos patrimoniais desta vila, o Município criou e apresentou o Roteiro de Monumentos do Centro Histórico de Góis, um desdobrável que inclui um mapa do Centro Histórico e breves apontamentos sobre os elementos patrimoniais existentes.
“No património...ACONTECE” foi o mote proposto pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico [IGESPAR], enquanto coordenador nacional das Jornadas Europeias do Património 2008, visando com este tema “aproximar o património cultural e a sociedade, envolvendo activamente a população em iniciativas de carácter cultural”. “Góis decidiu aceitar um convite do IGESPAR lançando um concurso de fotografia que tem como tema o património”, começou por referir o vice-presidente da Câmara Municipal de Góis durante a apresentação do concurso, destacando que neste caso o património tem um conceito alargado, incluindo “não só o património edificado” mas “outro tipo de monumentos que Góis tem e que muits vezes desvalorizamos, tais como as pessoas, paisagens, o Rio Ceira, tudo o que faz parte de nós e da nossa cultura”, frisou.
Segundo Diamantino Garcia, a autarquia goiense pretende sobretudo com esta iniciativa “animar a nossa população no sentido de fotograficamente registar coisas que sejam importantes para nós”, revelando que existe a possibilidade de “mais tarde, eventualmente, fazer uma colecção de postais com os resultados deste concurso de fotografia”. Tendo em conta ainda a exposição feita pela arqueóloga Ana Sá acerca do regulamento deste concurso de fotografia, que é composto por 15 artigos que definem as regras do concurso, o tema a abordar deverá estar associado ao Património, sendo que as fotografias apresentadas a concurso deverão identificar-se claramente com o «Património de Góis», designadamente nas seguintes vertentes: humana, natural, arquitectónica, arqueológica, etnográfica, gastronómica.
O concurso estará aberto a todos os cidadãos e cidadãs nacionais e estrangeiros [as] que pretendam participar, com excepção para os elementos da organização do concurso, os membros do júri, bem como seus familiares em primeiro grau. Os interessados devem entregar os seus trabalhos, na Câmara Municipal de Góis, em envelope fechado, juntamente com uma ficha de inscrição, que se apresenta na página Web, em www.cm-gois.pt, até ao dia 30 de Novembro de 2008. Á realização destes trabalhos estão inerentes três objectivos, nomeadamente, sensibilizar a comunidade para a preservação e valorização dos patrimónios humano, natural e cultural do concelho de Góis, estimulando a aproximação e o envolvimento da população com os patrimónios, como elemento por excelência da memória colectiva das comunidades; desenvolver a criatividade no âmbito da fotografia; e promover culturalmente o território concelhio.
A inscrição é gratuita e a cada participante será atribuído um número de identificação, para protecção do anonimato durante a selecção das fotografias. Note-se que cada participante poderá entregar até três fotografias inéditas, a cores ou a preto e branco, no formato 20x30cm. Entretanto, o concurso passa por cinco fases distintas, e após o seu lançamento, em Outubro e Novembro decorre o período de inscrição dos participantes e a recepção das obras, na primeira semana de Dezembro são admitidas as obras a concurso, na segunda e terceira semanas de Dezembro tem lugar a deliberação do júri e a divulgação dos resultados, e em Janeiro os trabalhos premiados serão expostos e decorrerá a entrega dos prémios.
Refira-se que ao primeiro lugar será atribuído um fim-de-semana na Casa da Comareira, e ao segundo e terceiros lugares, uma actividade no concelho de Góis, a promover pela empresa Transserrano, bem como menções honrosas. Já o júri do concurso será constituído por um representante da Câmara Municipal de Góis, um fotógrafo do concelho, um representante da Lousitânea – Liga dos Amigos da Serra da Lousã, um representante da Comissão Instaladora da Entidade Regional de Turismo do Centro e um representante da população do concelho de Góis. “Quando escolhemos o júri tentámos homenagear algumas pessoas de Góis”, salientou o vice-presidente da Câmara, adiantando que o fotógrafo de Góis escolhido para o júri foi Armindo Neves, “pelo arquivo enorme e fotografias bonitas que tem”, e o representante do concelho foi Gualter Campos. Os interessados podem solicitar mais informações acerca do concurso na Câmara Municipal de Góis, através do telefone 235770110, ou do endereço concurso.fotografia@cm-gois.pt.
Relativamente ao Roteiro de Monumentos do Centro Histórico de Góis, Diamantino Garcia explicou que se trata de um desdobrável que estará disponível no Posto de Turismo de Góis para que “as pessoas que visitam Góis possam pegar nele e percorrer o nosso Centro Histórico, indo aos pontos mais importantes”. Nesta ocasião, o vice-presidente apelou para que a população “nos ajude a elaborar este documento”, uma vez que poderão ainda surgir algumas falhas e o objectivo é “melhorar o roteiro”. Para além disso, a autarquia pretende vir a elaborar outros roteiros sobre outras temáticas, tais como a natureza, a fauna e a flora. “Podemos também fazer um roteiro sobre o Rio Ceira”, sugeriu Diamantino Garcia, defendendo que é necessário “ganharmos orgulho de sermos goienses e preservarmos o que temos”.
De acordo com a arqueóloga Ana Sá, o Centro Histórico de Góis possui um edificado de grande valor histórico com interesse arquitectónico, edifícios classificados como Monumento Nacional e Imóveis de Interesse Público, assim como um enquadramento paisagístico e natural “de excelência”, destacando-se a omnipresença do Rio Ceira e zonas de interacção social, como largos e praças, de grande relevância. Sendo essencialmente “um guia útil para visitar o Centro Histórico da vila de Góis”, o Roteiro de Monumentos do Centro Histórico de Góis inclui um mapa do Centro Histórico com os elementos patrimoniais seleccionados devidamente assinalados e legendados, breves apontamentos sobre os elementos patrimoniais em destaque, e informações e contactos úteis.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ele é Goiense??? O Diamantino?? Essa é boa!!! Conversa! Tem cá uma lata!

02 outubro, 2008 00:16  
Anonymous Anónimo said...

Pois de facto Varzea Grande ....fica em.....já sei:) Marrocos....
Tenha postura

02 outubro, 2008 19:09  

Enviar um comentário

<< Home