quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Chã de Alvares - Para quando a colocação de eco-pontos?

Julgo que está na altura de em Chã de Alvares se começar a separar o "lixo", mas para que isso aconteça é necessário a instalação de eco-pontos.
Efectivamente há uns anos foi colocado junto do café "O Polícia" um vidrão, só que este estabelecimento comercial foi encerrado há bastante tempo e o mesmo vidrão ali permanece, com aspecto de abandonado, e ao que me parece com pouca ou nenhuma utilização. Ora numa altura onde é necessário preservar os recursos naturais que são cada vez mais escassos, é nosso dever e obrigação reciclarmos cada vez mais o "lixo" que produzimos. Para isso, a Câmara Municipal de Góis tem a responsabilidade de desenvolver uma política de reciclagem e valorização de resíduos sólidos, cada vez mais eficaz, abrangente e alargada a todo o concelho. No que diz respeito a Chã de Alvares seria pertinente e de grande utilidade colocar em eco-ponto, para vidro, cartão e embalagens junto do Restaurante "Miguelia", e provavelmente em mais dois ou três locais a definir. Juntamente com a colocação dos eco-pontos bastaria depois uma pequena campanha de sensibilização junto da população para a sua utilização e claro um sistema eficaz de recolha dos resíduos ali depositados.
De salientar que a maioria das pessoas que habitualmente se deslocam a Chã de Alvares para passarem férias ou simplesmente de visita, já têm o hábito de separar os resíduos, e muitas delas, como é o caso da minha família até sentimos um certo mau estar e constrangimento em colocar vidro, embalagens e papel nos contentores do "lixo normal", que são os únicos existentes.
Deixo pois este repto aos responsáveis autárquicos de Góis e de Alvares para a rápida resolução deste problema, Chã de Alvares agradece e o ambiente também.
José Manuel Simões Anjos
in O Varzeense, de 15/08/2008

Etiquetas: