sexta-feira, 9 de maio de 2008

Comunicado da Cooperativa Silvo Agro-Pecuária de Vila Nova do Ceira

fA actual situação do nemátodo do pinheiro foi analisada numa reunião de emergência, realizada no dia 24 de Abril, em Pombal, na qual participou um Director e a técnica da Cooperativa Silvo Agro-Pecuária de Vila Nova do Ceira, CRL, organização de produtores florestais dos concelhos de Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua e Seia, e que foi promovida pela FENAFLORESTA (Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Florestais).

O nemátodo (nome científico Bursaphelenchus xylophilus) é um ser microcóspio (ou seja, não detectável a olho nú) que ataca e destrói árvores de certas espécies coníferas como o pinheiro bravo ou o pinheiro radiata. Não ataca o pinheiro manso.

A contaminação das árvores resulta da acção de um insecto, o longicórnio do pinheiro (nome cienbtífico Monovhamus gallaprocincialis), que se alimenta de rebentos e pequenos ramos de árvores adultas, bem como de fungos existentes em árvores mortas, e que transporta o nemátodo na traqueia. O nemátodo introduz-se nas árvores através das fendas provocadas pelo longicórnio e coloniza rapidamente os vasos do xilema, bloqueando o seu funcionamento, o que vai provocar a morte das árvores.

O Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas definiu, através da Portaria n.º 305-A/2008 de 21 de Abril, novas áreas afectadas pelo nemátodo do pinheiro e "áreas de restrição" que incluem as seguintes freguesias dos concelhos de Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia (compreendidas na área social da Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central) e Góis.
1. Zona afectada (isto é, áreas onde foi detectada a presença do nemátodo) - Concelho de Arganil - Freguesia de Sarzedo
2. Zona de restrição (compreende as áreas da zona afectada e da zona tampão)

.Concelho de Arganil - todas as Freguesias

.Concelho de Góis - Freguesias de Vila Nova do Ceira, Alvares, Cadafaz e Colmeal

.Concelho de Tábua - Freguesias de Candosa, Carapinha, Covas, Covelo, Espariz, Meda de Mouros, Mouronho, Pinheiro de Coja, Sinde, São João da Boa Vista e Ázere

.Concelho de Oliveira do Hospital - Freguesias da Aldeia das Dez, Avô, Lourosa, Nogueira do Cravo, Santa Ovaia, São Sebastião da Feira e Vila Pouca da Beira

A referida Portaria define as medidas aplicáveis ao material lenhoso, aos sobrantes do abate, incluindo a lenha e à casca isolada de árvores hospedeiras de nemátodo, com e sem sintomas, na zona de restrição. Para esclarecimentos adicionais, os produtores/proprietários florestais poderão dirigir-se ao Gabinete Técnico da Cooperativa Agro-Pecuária de Vila Nova do Ceira, largo da Igreja, 3330-460 Vila Nova do Ceira ou através dos telefones 235770170 ou 917642589 - Eng.ª Helena Rodrigues.
in O Varzeense, de 30/04/2008

Etiquetas: , ,