quinta-feira, 24 de abril de 2008

Abril

No mês de Abril, os aromas da Primavera e o despertar multicolorido das flores lançam, em cada um de nós, uma vontade infinita de liberdade. A vontade imensurável de sermos nós próprios num mundo cada vez mais fútil e globalizado.

Mas, afinal o que é a tão proclamada liberdade? Um sonho, um sentimento, um estado de alma, uma maneira de ser, de estar... ou apenas uma palavra na escrita solta de um poeta... uma palavra "que não há ninguém que explique; e ninguém que não entenda."

A Filosofia trouxe vários contributos para entendermos o significado da liberdade, com concepções muito distintas umas das outras. As teorias da liberdade, no pensamento filosófico, dizem respeito à metafísica, à ética e à filosofia política. Quase todos os filósofos pensaram e escreveram sobre liberdade. A liberdade foi também, ao longo dos séculos, um dos principais motivos de poemas e prosas de diversos escritores, que se deixaram apaixonar por este tema, elevando-o ao dom maior da dignidade humana.

A liberdade, é ainda, um conceito filosófico, que designa, de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica, verdadeiramente a independência do ser humano. De maneira positiva, este conceito designa a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Ou seja, qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários, ao mesmo tempo que desenvolve as potencialidades de cada um e aproxima o homem de si mesmo, motivando para a auto-estima.

Sobre a liberdade, outros disseram...

"A liberdade, ao fim e ao cabo, não é senão a capacidade de viver com as consequências das próprias decisões." (James Mullen)

"Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela." (George Bernard Shaw)

"Sou escravo do dever por amor à liberdade." (Cícero)

"Não há excesso de liberdade se aqueles que são livres são responsáveis. O problema é liberdade sem responsabilidade." (Milton Friedman)

É assim Abril, tempo de liberdade... um espaço para reflectir sobre nós e o mundo. Um espaço para procurar outras liberdades, seja de opinião, de expressão ou mesmo de cultura. Um espaço ideal para intervir, participar e, enquanto cidadão, usar da liberdade. Por isso, para amanhã, 25 de Abril, Dia da Liberdade, deixa-se o desafio, parta à conquista da sua liberdade e... seja livre em Góis.

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Temos a liberdade de ter serviços de saúde que encerram; de ter maior desemprego;de ter políticos profissionais;de maior criminalidade violenta;de reformas de miséria;de ter de ir a Cuba para ser operado ás cataratas;de violência nas escolas;de ter Universidades que encerram por falta de credibilidade etc. Resta a liberdade (?) de comentar neste blog

25 abril, 2008 19:06  
Anonymous Anónimo said...

Acho que nem isso...

27 abril, 2008 23:01  

Enviar um comentário

<< Home