quinta-feira, 24 de abril de 2008

Férias em Movimento

O Projecto "Escolhas de Futuro" dinamizado pela Câmara Municipal de Góis e a ADIBER, no âmbito do Programa Escolhas proporcionou aos jovens Goienses mais umas "Férias em Movimento".
Neste âmbito realizaram-se actividades lúdico-pedagógicas de Ludoteca Itinerante, Expressão Plástica e Expressão Dramática nos ATL's da EB1 de Góis, do Centro Social Rocha Barros, da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova do Ceira e do Centro Paroquial de Alvares, abrangendo cerca de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos de idade. Estas actividades basearam-se em jogos com bola, com andas, com trotinetes e outros jogos existentes na Ludoteca Itinerante, actividades de construção plástica, com material de reciclagem e cartolina e actividades e jogos dramáticos. Estas actividades têm como objectivos principais fomentar a criatividade e a expressividade, desenvolver capacidades físico-motoras, bem como o gosto pelo trabalho em equipa.
Mais uma vez, a convite do Projecto "Trilhos Com Sentido" da Pampilhosa da Serra, 13 crianças Goienses tiveram oportunidade de interagir activamente com as crianças do concelho anfitrião, bem como a oportunidade de conhecer melhor o concelho vizinho. Este intercâmbio consistiu numa Visita Sócio-Educativa à ETA de Sta Luzia, Carpintaria de Portela de Unhais e passeio pedestre em Fajão com o apoio das Técnicas do Instituto de Conservação da Natureza. Foi um dia divertido, onde as crianças aprenderam como se realizava o tratamento de água para o consumo humano, conheceram o trabalho de um carpintaria e a Rede Natura 2000.
De 17 a 28 de Março foi dinamizada a Oficina Cívica onde foi trabalhada a temática dos Direitos da Criança e ainda do ambiente. Os jovens prestaram ainda voluntariado na Maternidade de Árvores.
Realizou-se no passado dia 19 de Março, uma visita sócio-educativa à Quinta da Conraria - Coimbra. Esta visita teve como público-alvo 21 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, a frequentar as actividades de férias da Páscoa, que se realizam nas instalações da ADIBER.
A saída de Góis aconteceu por volta das 8h da manhã e ao chegarem à Quinta os jovens visitaram os animais, algumas oficinas, hortas e as instalações da mesma. Participaram ainda na equitação, aprenderam a fazer a limpeza dos cavalos e a montar. Após o almoço volante no Parque da Quinta formaram-se equipas para o jogo de pistas. Diziam alguns dos participantes que foi uma das visitas que mais gostaram. Esta visita teve como objectivo não só o convívio num espaço diferente, entre colegas, mas o conhecimento de outra realidade, entre colegas, mas o conhecimento de outra realidade como a das pessoas que trabalham e aprendem naquela Quinta tão especial.
Também decorreu nas instalações da ADIBER um curso de informática denominado "Princípios Elementares de Utilização de Média Digital", que abrangeu doze destinatários do projecto com idades compreendidas entre os dez e dezassete anos, realizando-se diariamente com uma duração total de oito horas.
Foi ainda possível no âmbito da actividade intitulada Introdução às TIC, treze jovens contactaram com as novas tecnologias de informação, nomeadamente a utilização da Internet e as suas principais funcionalidades.
Estas duas últimas actividades surgem com o intuito de formar os jovens para uma melhor interacção com o mundo da informática, dotando-os de capacidades para enfrentarem as exigências das novas tecnologias.
Tendo sempre presente que a prática do desporto contribui para o desenvolvimento físico dos jovens foi dinamizado um passeio de BTT até à aldeia da Alagoa, freguesia de Góis com um piquenique, uma caminhada até à Calçada Antiga de Góis, jogos de destreza física e ainda um Torneio de Futsal #Taça Escolhas de Futuro" realizado no Pavilhão Gimnodesportivo de Góis nos dias 27 e 28 de Março. Neste torneio participaram 5 equipas: Caravela, Misting Team, Night Team, Putos da Bola e No Name Team. No último dia foi distribuído os troféus para os primeiros três lugares e ainda prémios de participação.
As Férias em Movimento contaram com a participação de 72 crianças/jovens Goienses em diversas actividades dinamizadas pelo Projecto "Escolhas de Futuro" e com a colaboração de técnicos da Câmara Municipal de Góis, ADIBER e da Lousitânea.
in O Varzeense, de 15/04/2008

Etiquetas: , , ,