sábado, 19 de janeiro de 2008

Região Centro vai ter 18 agrupamentos de centros de saúde

Centros de saúde vão deixar de ter direcções locais e passam a ser dirigidos pelos directores dos agrupamentos de centros de saúde.

Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), já concluiu a proposta para os agrupamentos de centros de saúde (ACES). Os actuais 78 centros de saúde dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, vão ficar englobados em 18 agrupamentos.
Estes ACES vão de certa forma substituir as sub-regiões de saúde, mas passarão a ter uma gestão autónoma, com um director que irá gerir todos os centros de saúde sob a sua alçada.
A Adminstração Regional de Saúde do Centro (ARSC), para a elaboração desta proposta, que aguarda agora aprovação por parte do ministro da Saúde, reuniu com os coordenadores das sub-regiões e com os responsáveis da Missão para os Cuidados de Saúde Primários, que elaboram a nível nacional toda esta “revolução” nos centros de saúde.
O presidente da ARSC, João Pedro Pimentel, adiantou à revista Médico de Família, que as escolhas para os ACES “tiveram em conta as afinidades geodemográficas, acessibilidades, as respectivas referenciações para hospitais, os recursos humanos e os equipamentos de saúde disponíveis”.
A proposta para a criação destes agrupamentos obedeceu, em regra, a um critério populacional que correspondeu a um número de pessoas residentes entre 50 a 200 mil e complementado por um conjunto de variáveis que passaram pela acessibilidade geográfica, densidade populacional, índice de concentração urbana, índice de envelhecimento, acessibilidade das pessoas a cuidados hospitalares e divisão administrativa do território e NUT III.
Em termos gerais, a ideia para estas alterações tem como objectivo que os CS passem a funcionar com outros serviços, até agora sem articulação com os hospitais, no sentido de levar aos CS especialistas dos hospitais, para darem consultas de especialidade, fazendo com que as pessoas, em vez de irem aos hospitais centrais, possam ter as consultas no CS local.

Aveiro

Desta forma o novo “mapa” da saúde, no distrito Aveiro, vai ter três ACES: Aveiro 1 (CS de Águeda, Anadia, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga), Aveiro 2 (CS de Aveiro, Ílhavo e Vagos) e Aveiro 3 (CS de Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa e Ovar).

Castelo Branco

Já Castelo Branco irá possuir três ACES: Beira Interior Sul, onde se englobam os CS de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão; Cova da Beira, abrangendo os centros de saúde de Belmonte, Penamacor, Covilhã e Fundão; e Pinhal Interior Sul, com os CS de Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Mação.

Coimbra

Em Coimbra, irão ser criados quatro ACES: Baixo Mondego 1, que junta os actuais CS de S. Martinho do Bispo, Santa Clara, Celas, Fernão de Magalhães, Eiras, Norton de Matos e Condeixa-a-Nova; Baixo Mondego 2, englobando os CS de Figueira da Foz/Buarcos, Montemor-o-Velho e Soure; Baixo Mondego 3, que abrange os CS de Mealhada, Cantanhede e Mira; e Pinhal Interior Norte, com os CS de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Tábua, Vila Nova de Poiares, Lousã, Miranda do Corvo e Penela.

Guarda

No distrito da Guarda vão surgir três ACES: Beira Interior Norte 1, que inclui os CS de Guarda, Manteigas e Sabugal; Beira Interior Norte 2, que abrange os CS de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Meda, Pinhel e Trancoso; e Serra da Estrela, onde se juntam os CS de Forno de Algodres, Gouveia e Seia.

Leiria

Em relação a Leiria serão criados dois ACES: Pinhal Litoral, que engloba os actuais CS de Gorjão Henriques, Arnaldo Sampaio, Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós; e Pinhal Litoral/Pinhal Interior Norte, que abrange os centros de saúde de Pombal, Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

Viseu

Para o distrito de Viseu, estão propostos três ACES: Viseu Cidade (CS de Viseu I, II e III); Lafões através dos CS de Aguiar da Beira, Castro Daire, Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul, Sátão, Vila Nova de Paiva e Vouzela; Dão juntando os CS Carregal do Sal, Mangualde, Mortágua, Nelas, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão e Tondela.


Mudanças na “governação”

Cada ACES terá como órgãos dirigentes um director executivo, um conselho clínico e um conselho da comunidade e compreende uma rede de unidades funcionais de prestação de cuidados de saúde. Estas unidades funcionais são as seguintes: Unidade de Saúde Familiar (USF), Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), Unidade de Saúde Pública (USP) e Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).
Cada unidade funcional vai assentar numa equipa multiprofissional, com autonomia técnica e funcional, e actua em intercooperação com as demais unidades funcionais do centro de saúde e do ACES sendo dirigida por um coordenador. Em cada centro de saúde integrante do ACES funciona, pelo menos, uma USF ou UCSP e uma UCC ou serviços desta. Cada ACES terá somente uma USP e uma URAP.
in Diário as Beiras, de 18/01/2008

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quanto mais reorganizações faz o ministro da Saúde pior estamos e ele nem médico é. QUEM TE MANDA A TI SAPATEIRO TOCAR RABECÃO

19 janeiro, 2008 18:39  

Enviar um comentário

<< Home