sábado, 19 de janeiro de 2008

Oito anos ligados à animação turística e desporto aventura - Trans Serrano e a ligação à Serra da Lousã

A Trans Serrano é uma empresa de animação turística, sediada em Góis, que tem na Serra da Lousã uma das suas principais “fontes de riqueza”. Com cariz ecológico e cultural, com base no respeito pelo meio ambiente, a empresa tem desenvolvido ao longo dos seus oito anos de vida um conjunto diverso de iniciativas, de animação turística, desporto aventura e formação para empresas, com especial incidência na Região Centro.
A empresa foi constituída em 16 de Agosto de 1999, tendo como principal mentor Paulo Silva que, juntamente com dois amigos, decidiu criar a Trans Serrano, Lda, juntando assim o útil ao agradável, sendo eles verdadeiros adeptos do contacto com a natureza e dos desportos de aventura.
Segundo Fernando Romão, um dos actuais sócios da empresa de animação turística, a Trans Serrano só viu a luz do dia depois de “analisada a região em termos de potencial turístico e verificada a existência de um grande potencial na região para fazer animação turística e desporto de aventura”.
Natureza, desporto aventura, gastronomia e cultura. São estas as quatro linhas de orientação em torno das quais se estrutura a empresa Trans Serrano que, em 2003, viu a Direcção Geral do Turismo declara--la de interesse para o turismo, obtendo assim, o alvará nº 24/2003 para o exercício da actividade de animação turística.
No fundo, a sua missão é evitar o desaparecimento da cultura e natureza serrana, implementando para isso formas inovadoras de criação de riqueza, através da organização de programas e serviços, em que os participantes interagem com esses aspectos culturais e ambientais, permitindo a rentabilização de actividades económicas tradicionais e a visita a locais de interesse natural.
Para Fernando Romão, o principal objectivo é “divulgar a região, através do património existente. A realização das actividades acabam por trazer diversas pessoas à região, ficando alojadas e experimentando a gastronomia local”.

Actividades desenvolvidas pela Trans Serrano

A Trans Serrano disponibiliza um diverso leque de programas, quase sempre em ambientes naturais, com especial incidência para a Serra da Lousã. Na vertente do desporto aventura são várias as opções ao dispor dos mais aventureiros. Desde as caminhadas, à canoagem, ao canyoning, aos passeios de jipe, BTT, escalada, rapel, slide, montanhismo, entre outras, são diversas as actividades desenvolvidas pela empresa, onde não é esquecida a questão da segurança.
Na área do turismo cultural e gastronómico, os visitantes podem optar por diversas rotas. A “Rota do Azeite”, a “Rota da Chanfana, Cabra e Queijo”, a “Rota da Farinha e Broa” e a “Rota do Baixo do Mondego”. “A ideia é proporcionar às pessoas alguma aventura juntamente com a gastronomia local, que, para além das refeições ‘bem servidas’, incluem ainda diversas visitas culturais a museus, moinhos e lagares”, adianta Fernando Romão.
Por último, há ainda as actividades desenvolvidas com empresas, com a formação em meio natural, onde são explorados o trabalho de equipa, a motivação, a comunicação, a gestão de conflitos, a gestão por objectivos e a liderança. Os programas envolvem actividades, jogos e simulações orientadas para a produção de determinados resultados de for-mação.

A Serra da Lousã

Com uma área de actuação grande, em todo o distrito de Coimbra, mas não só, a Serra da Lousã é uma das zonas mais “exploradas” pela Trans Serrano, tendo inclusivamente no último ano visto aumentar o número de incursões. As caminhadas pelas Aldeias do Xisto, os passeios de jipes para ver os veados são algumas das actividades realizadas. “Estes programas são realizados com monitores experientes e com conhecimentos, em que são realçados os aspectos naturais e ambientais da Serra da Lousã”, refere Fernando Romão.
A preocupação ambiental é sempre tida em conta pela empresa, que, fruto de várias parcerias, ajuda também na preservação do meio ambiente, da fauna e flora envolvente. As caminhadas na altura do Inverno e início da Primavera, incluem, normalmente, a plantação de árvores. A parceria com a associação Lousitânea, que possui um viveiro de árvores autóctones, como castanheiros e carvalhos, “permitem a reflorestação da serra, e ao mesmo tempo, sensibilizar as pessoas para o tipo de flora existente”. Outra das parcerias da Trans Serrano é com a Universidade de Aveiro, no âmbito da introdução dos veados na Serra da Lousã. “Os passeios de jipe para a observação dos veados são sempre acompanhados por um biólogo da universidade”.
A terminar, Fernando Romão, esclarece que “há cada vez mais pessoas a realizar actividades ao ar livre”, deixando ainda o convite para todos aqueles que ainda não conhecem a região da Serra da Lousã, a visitá-la.
Jorge M. Alexandre
in Trevim, de 17/01/2008

Etiquetas: ,