terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Cepo de Natal no largo do Pombal

À semelhança do ano anterior, de 24 para 25 de Dezembro e de 31 para 1 de Janeiro, foi aceso no Largo do Pombal o tradicional cepo de Natal, madeiro lembrando uma tradição que, em tempos, era praticada pelos nossos antepassados e que em boa altura a tornámos a recordar. Enfim, é de abraçar a lenha velha com a lenha nova para se fazer uma bela fogueira.
Segundo nos disse Fernando dos Santos Barata, nas recordações que mantém, o convívio existente entre os mais novos e os mais velhos junto ao madeiro era de uma correcção admirável. Nas conversas que mantinham, não faltavam os bons conselhos dirigidos pelos velhos sábios, pão, mel, filhós e o palhinhas com o produzido nos seus lavrados.
Como se pôde verificar, este ano houve grande afluência de pessoas junto à fogueira, uns convivendo durante a tarde e parte da noite e outros mais para o início do crepúsculo matutino com todos de acordo que, para o ano, seja possível a realização de novo convívio.
Foi com grande satisfação que se deparou com a presença de muitos jovens não só da nossa terra mas de outros pontos do país na sua passagem ou a permanecer de férias junto de nós.
Os organizadores, Fernando dos Santos Barata, Manuel Nunes de Almeida e António Alberto Ferreira Lopes, querem agradecer a colaboração prestimosa da Câmara Municipal, pois com este auxílio é que se consegue obra e é com este espírito que renovamos a vontade de organizar nova acção a levar a efeito no próximo Natal.
Ao descrever este pequena notícia, não seria de bom tom por parte da organização deixar passar a oportunidade sem endereçar a todos um ano de 2008 com muita saúde e muitas felicidades.
António Alberto Pereira Lopes
in A Comarca de Arganil, de 22/01/2008

Etiquetas: