segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Simantorta - Recordando a Nossa Senhora das Candeias

No dia 2 de Fevereiro comemora-se o dia da Sr.ª das Candeias, data em que antigamente se realizava a festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Simantorta. Esse evento foi alterado para o primeiro sábado de Agosto. Contudo, ficou sempre perpetuado na lembrança da mocidade daquele tempo.
Era uma alegria com o estoirar dos foguetes e nós corríamos a apanhar as canas, havia muita variedade de comida, embora noutros dias escasseasse essa abundância diversificada.
Levávamos o gado de manhã ao melhor pasto, que guardávamos propositadamente, a fim de ficarmos disponíveis o resto do dia, prosseguindo a festa toda a noite com toques, danças e cantares da época. Recordo-me também da existência de vinte e tal pastores a guardarem pequenos rebanhos na serra, e enquanto um ficava, os restantes deslocavam-se à povoação circunvizinha de Malhadas da Serra, onde se venerava e ainda hoje se venera o Espírito Santo, em busca de tremoços e uma merendeira benzida, proveniente do bodo cuja existência dessa tradição ainda perdura. É como diz o provérbio, mudaram-se o ventos e com eles mudaram-se os tempos, não sendo possível refazer actualmente a vida do passado.
Fica-nos a recordação.
Por conseguinte, vai ser celebrada uma missa no dia 2 de Fevereiro em Simantorta, obviamente para assinalar essa data festiva. Como mordomo seria gratificante e faço um apelo a quem possa, principalmente à rapaziada da minha geração, a assistir a esta celebração, dialogando e convivendo como outrora. É também uma boa oportunidade para partilhar o Carnaval.
Aqui fica a sugestão.
Arlindo Neves Moreira
in O Varzeense, de 15/01/2008

Etiquetas: