terça-feira, 22 de janeiro de 2008

"As Janeiras" em Vila Nova do Ceira

As ruas de Vila Nova do Ceira voltaram a ser palco do cantar das Janeiras, uma tradição que mais uma vez se cumpriu, mostrando a preocupação que os grupos da Várzea têm em manter as suas raízes culturais.
Na noite de 5 de Janeiro foi o Rancho Folclórico "As Sachadeiras da Várzea" que saiu à rua com músicas e cantigas, adequadas à época natalícia, e apelando para a solidariedade de quem os escutava. No dia seguinte (dia de reis), a "Filarmónica Varzeense" e o Rancho Folclórico "Os Mensageiros da Alegria" também percorreram alguns recantos das várzeas para saudarem as pessoas e continuarem a dar força à tradição.
Todo o ritual foi cumprido à risca, com muita música, canções alusivas ao momento, muito calor humano, entrega de pequenas ajudas para os grupos e desejos de felicidade para o ano que agora começou.
Na segunda-feira seguinte (dia 7 de Janeiro) foi a vez dos mais pequeninos saírem fora da sua escola, acompanhados pelos professores, educadora e auxiliares e também percorrerem as ruas de Vila Nova do Ceira a "pedirem os reizinhos".
Desta forma, Vila Nova do Ceira manteve a tradição e despediu-se até Janeiro do próximo ano.
in O Varzeense, de 15/01/2008

Etiquetas: ,