terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Colmeal - Homens da União

António Ferreira Ramos é um regionalista, um "homem da União" com um dos mais impressionantes currículos ao serviço desta Colectividade onde exerceu vários cargos ao longo de cerca de cinquenta anos.
Na Assembleia-Geral realizada em 25 de Janeiro de 1952 (presidida por António Nunes dos Reis e secretariada por Horácio Nunes dos Reis e Manuel Domingos) é eleito 2º vogal na direcção liderada por Manuel Martins da Cruz.
Inicia o seu percurso curiosamente no mesmo dia em que morre em Lisboa, com apenas 38 anos de idade, outro grande "homem da União", António Domingos Neves.
Foi vogal da comissão de festas e assistência em 4 mandatos, 2º Secretário da Direcção entre 1961 e 67, depois 1º Vogal e Tesoureiro entre 69/73 e 77/82.
Volta a ser vogal da direcção em 83 e 88. Presidente do conselho fiscal em 1975.
Num momento menos bom para a União Progressiva (1987) fez parte de uma Comissão para elaborar uma lista de corpos gerentes.
Para além de Manuel Martins da Cruz, trabalhou com outros grandes nomes que dirigiram os destinos da União e que recordamos: José Henriques de Almeida, António dos Santos Almeida (Fontes), António Simões Lopes, Fernando Marques dos Santos, Fernando Marques Neves e Henrique Brás Mendes.
Voltou a ser Presidente do Conselho Fiscal, com António Domingos Santos na direcção, entre Outubro de 1997 e Dezembro de 2004.
Aquando do almoço comemorativo dos 75 anos da União Progressiva da Freguesia do Colmeal, em que lhe foi atribuída a placa alusiva a essa efeméride, o Presidente da Direcção na alocução que proferiu, dizia a determinada altura: "Ao olhar para o passado de alguns dos homenageados de hoje, permitam-me que refira apenas uma situação - de 1952 a 2004 (cinquenta e dois anos dos quais vinte e seis seguidos) exerceu cargos na Direcção, Conselho Fiscal, Comissão de Festas e Assistência e foi também cobrador em acumulação. Quando alguém nos disser que já está cansado, que já fez muito pela União ou que não tem tempo, iremos oferecer, com muito gosto, uma folha com o currículo deste grande exemplo de amor à causa e de disponibilidade total."
António Ferreira Ramos é um bom exemplo a seguir e verdadeiramente um dos "homens da União".
A. Domingos Santos
in A Comarca de Arganil, de 22/01/2008

Etiquetas: