sábado, 22 de dezembro de 2007

Feliz Natal


Às vezes as coisas mais importantes da nossa vida acontecem quase por acaso. Sem pensarmos, sem desejarmos, sem sequer nos preocuparmos com as repercussões que possam vir a ter, porque elas nascem e crescem com tamanha desenvoltura que só podem ser positivas e únicas. Costumo dizer que toda a gente já teve este sentimento pelo menos uma vez na vida. Aquela certeza inabalável de que aquele é o caminho, mesmo quando parecia tudo confuso, incerto e menos feliz. Para quem não acredita no acaso, então abrem-se as portas de algo mais forte, mais poderoso, que olha sempre por nós e que nos ampara mesmo quando tudo parece desabar. E é neste caminho que o Natal, o verdadeiro, surge como uma etapa perfeita para estarmos mais atentos ao que realmente interessa: as pessoas e os seus sentimentos. Se pensássemos sempre assim, talvez tudo fosse melhor, ou talvez não, mas pelo menos à noite, quando colocássemos a cabeça na almofada, o mundo parecer-nos-ia mais tranquilo. E certamente teríamos mais espaço para os bons momentos, aqueles que parecem saídos do nada quando menos se espera.
Anda agora por aí uma canção que diz que "O Natal és só tu", o que vai de encontro à época que se vive, mas também à perspectiva de um ano melhor. Se cada um de nós se preocupar mais com as suas acções verá a vida de uma outra perspectiva, pois saberá também compreender, sem julgar, os outros. E fará um Natal melhor, porque ele vive de acções e sentimentos singulares. Afinal, o Natal é símbolo de fraternidade e uma época por excelência para a prática dos valores, que devem ser expressos nos actos do nosso quotidiano, pois são as nossas atitudes que nos definem enquanto seres humanos. Mas não podem ser actos isolados, tem de existir, ao longo do ano, um espírito de solidariedade mais forte e uma compreensão que ultrapasse em muito os nossos problemas do dia-a-dia.
Esta quadra, para Góis, é também muito mais do que a troca de presentes. Nesta região, ao contrário do que acontece nos grandes centros, o Natal assume um significado de reunião familiar, tempo de ver os que estão longe e matar saudades. Para muitos é a única oportunidade de ver familiares e amigos que passam o ano todo distantes das suas raízes. Os emigrantes são um exemplo inequívico deste sentimento, onde eles são o verdadeiro menino Jesus do presépio familiar.
O papel do Blogóis, nesta quadra, mas também fora dela, quando o calendário diz que não é Natal, é manter laços, levar um pouco do cheiro e da cor desta terra além fronteiras e, se possível, relembrar os valores que deveriam pautar a vida de todos. Os leitores fora de Góis têm neste blog um pouco dessa tentativa. É verdade que não é uma tarefa fácil e que nem sempre se consegue concretizar, mas enquanto houver um esforço que seja, vai valer a pena. Não há presente maior do que olhar para trás e ver que se tentou e que se deu o melhor. Mesmo sabendo que não se consegue agradar a todos ao mesmo tempo. Claro que ninguém gosta de ver que não conseguiu, mas o Natal é também isso: tentar ajudar os que mais precisam, não julgar, perdoar quando parece impossível, dar o melhor de nós e, para os mais persistentes, voltar a tentar.
Uma palavra de apreço e de profundo agradecimento aos que tornam este caminho possível: Leitores/Visitantes e Colaboradores. O Natal deste blog são, permitam-me a familiaridade, VOCÊS. O Blogóis não teria razão de existir se não estivessem diariamente desse lado.

É tempo de fazer um brevíssimo hiato neste blog enquanto nos reconfortamos junto àqueles que nos querem bem e que nos amam para celebrar o Natal. O Blogóis regressa antes do fim do ano. Até lá, é num espírito de sincera fraternidade, alegria e amizade que desejo a todos os goienses e suas famílias um FELIZ NATAL.


Etiquetas: , ,

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Feliz Natal. Boas Festas.

22 dezembro, 2007 11:55  
Anonymous Anónimo said...

Para o blog de Gois um Santo natal e um próspero e feliz Ano Novo.

24 dezembro, 2007 14:47  
Anonymous Anónimo said...

Partido Socialista de Góis organiza Jantar em Cortecega, será verdade??

26 dezembro, 2007 23:43  
Anonymous Anónimo said...

Parece que sim. lá vai o Cabeças acabar de se enterrar. Quando é que este homem aprende a sair na altura certa, mas por cima?

27 dezembro, 2007 14:18  

Enviar um comentário

<< Home