sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Castelo, Dezembro 07

No jardim do Castelo suba até ao topo da Capela, onde um miradouro imaculado o espera, com uma vista abrangente de Góis.
Aqui os sons da civilização e da natureza misturam-se: o chilrear dos pássaros e o movimento da vila, lá em baixo, transmitem-nos paz e harmonia e dão-nos a sensação de que o equilíbrio é possível…












O Jardim do Castelo é um lugar de espantos. Situa-se na encosta do morro do Castelo e aqui o verde é a única constante. Tudo o resto muda durante as diferentes épocas do ano, as plantas e flores, os cheiros, os insectos, a cor das águas do Ceira que correm lá em baixo, até a paisagem.
Aproveite os aromas deste jardim, habitat de borboletas, joaninhas, abelhas, zangões e muitos outros insectos e refresque o olhar no tanque central.







No alto do morro levanta-se a branca Capela do Castelo, manuelina, que D. Luís da Silveira mandou construir no século XVI, sofrendo mais tarde largo abandono até ser salva e restaurada em 1936.






Fotografias de Paulo Afonso

Etiquetas: ,

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

SABEM? EU GOSTO MESMO DA MINHA TERRA. MAS NESTE MOMENTO TENHO MUITA PENA DE VER AS COISAS COMO ESTÃO A DECAIR CADA VEZ MAIS. DE NOITE NÃO SE VÊ NINGUEM NAS RUAS, OS CAFES ESTÃO AS MOSCAS E NÃO HÁ ANIMAÇÃO NENHUMA. POR FAVOR SALVEM GOSTO DO BURACO NEGRO. NÃO ESPEREM PELO S. SEBASTIÃO QUE ELE NÃO VOLTA. FAÇAM POR GOIS UM BOCADINHO QUE SEJA. SE TODOS FIZERMOS FORÇA PODE SER QUE MUDE. N É QUE EU ACREDITE NISSO, MAS TENHO FÉ QUE ALGUEM ACREDITE. É SÓ UM GRITO DE ALERTA. AJUDEM A MINHA TERRA A SOBREVIVER.

27 dezembro, 2007 17:34  
Anonymous Anónimo said...

É fácil salvar Gois.Deixem de votar em quem votam para a Câmara e Junta de Freguesia

27 dezembro, 2007 18:34  
Anonymous Anónimo said...

Como se mudando os eleitos resolve-se milagrosamente todos os problemas do concelho ou do país. Os problemas são estruturais e muito antigos. Tão velhos como a nacionalidade. As coisas vão mudando e se resolvendo muito lentamente; foi sempre assim e assim será sempre. Não há milagres, nem D. Sebastiões que nos safem. E o mal de muitos é esperar por este senhor e acreditar em D. Quixotes cheios de ideias ocas que, romanticamente, querem combater moinhos de vento. Há alguns destes em Góis, como todos sabemos. Querem mudar pelo mudar, sem saber muito bem o quê, nem para onde. Ou pretendem só arranjar um emprego para eles próprios e prós amigos. É assim em todo o lado e, meus amigos, será sempre assim.

27 dezembro, 2007 18:46  
Anonymous Anónimo said...

desculpem-me a intromissão mas a camara e que tá a deixar afundar isto, juntamente com a comandita toda que veio de fora papar e que ta á frente das principais instituições. e depois são todos uns senhores doutores e engenheiros e são tratados como se fossem Deus. Têm de ser pessoas de Góis, nascidas e criadas, a dirigir este concelho. pessoas que vivem e que sentem as verdadeiras as carencias do que é viver aqui. não são aqueles que só estão durante o dia a ganhá-lo que têm amor a esta terra, são os herois, os resistentes, os velhinhos das aldeias que trabalham a terra, que comem o que produzem, que lutam todos os dias para não abandonar as nossas fantasticas aldeias. Foi a olhar a este exemplo que eu resolvi ficar. esta terra é especial porque é minha e de todos nos. têm o rio, tem a serra, tem o xisto, tem os passaros, tem a coruja branca que canta desenfriadamente à noite por cima das nossas cabeças, têm javalis e raposas a atravessarem a estrada quando passamos de carro e nos paramos so para os contemplar, tem um céu cheio de estrelas e o luar mais lindo do mundo visto do rabadão. Experimentem apanhar uma toira e ir para a ilha do cerejal ouvir o rio a descer do açude. é uma grande sensação... mergulhar nas aguas mais escondidas do ceira e nadar com uma lontra sem ninguemacreditar que é uma lontra e sentimo-nos previligiados por tal mergulho. Dizem-nos que são loucas e que lontras não há! mas eu vi essa lontrinha e volto todos os anos ao mesmo sitio para a voltar a ver. digam lá que não e um espectáculo. quem nunca foi às fragas e se cansou no caminho mas sempre com o sentimento: valeu a pena este esforço porque afinal foi uma tarde bem passada. e por falar em lontras: gosto muito de ver as outras lontrinhas em gois! venham elas!

28 dezembro, 2007 10:15  
Anonymous Anónimo said...

eu ate acho que este post deveria ser colocado em destaque no blog! apoiado

28 dezembro, 2007 10:16  
Anonymous Anónimo said...

comentario do amigo do rambo! Ass. O tarzan

28 dezembro, 2007 10:17  
Anonymous Anónimo said...

Compreendo a sua ideia rambo, mas não se é mais competente por ser da terra. Só se conhecem os cantos mais depressa, mas alguém inteligente aprende-os também depressa. Todos conhecemos alguns pretendentes à cadeira da presidencia que, sendo de Góis, não são a competência em pessoa.

28 dezembro, 2007 10:51  
Anonymous Anónimo said...

Oh Rambo eu concordo que deviam ser Goienses a tomar conta da terra,mas onde estão eles? Há anos alguns lá estiveram e pouco ou nada fizeram. O que falta a Gois é gente com horizontes mais largos,com mentes mais abertas e sem a mesquinhez dos meios pequenos.Se estudar a história de Gois desde 1900, para não ir mais atrás, verá que sempre foi assim.Deixa andar,deixa correr e ...o comboio parou em Serpins.Não queremos cá ninguem de fora e das três empresas de camionagem que por cá passavam ,ficou apenas uma. O pouco que por cá há ,foi feito por gente de fora ou por goienses que viveram fora e viveram em horizontes mais largos Onde estão os diversos licenciados de diferentes cursos que são do Concelho e passaram pela EB de Gois? Fora ,ajudando a crescer outras terras. É triste mas é a realidade e no entanto o RAMBO tem razão. Sabe por que não há indústrias de peso em Gois? Porque quem as podia cá ter posto foi pressionado a não o fazer pois faltariam braços para cultivar a terra que era dos Senhores que então pontificavam em Gois. ( estou a referir-me a antes de 1974, mas tudo continuou idêntico depois disso) Não digam que Gois é pobre; digam antes que os goienses não querem apostar no futuro, preferem deixar andar. Rambo não se fique só por palavras .AJA !

28 dezembro, 2007 13:31  
Anonymous Anónimo said...

o rambo bem que queria agir mas o problema é que não dão hipoteses a ninguem.eu penso da mesma maneira que o rambo. tive de sair da minha terra porque se n morria a fome. porque os que manda já mandam desde a 20 anos.e estão todos infiltrados em tudo, são sempre os mesmos chupistas e os mais novos n tem hipoteses.não ha tachos para os filhos dos pobres, há tachos para os filhos dos ricos, para os amigos e para os enteados. e o resto é conversa. e todos sabem que somos comandodos por uma comandita que n tem feito outra coisa se n afastar industria e sobretudo os mais jovens. de boas intenções está Gois farto! o problema é que quando alguem tem ideias essa comandita corta as pernas e continuamos a ser a cambada de coxos que somos e que estamos destinados a ser na ideia de alguns. e concordo com a ideia dos doutores e engenheiros. Sr. Dr. para aqui Sra Dra para ali. E ditadura???? nem há liberdade de expressão para se dizer o q se pensa.dizes q pensas e tens logo um processo em cima por mau comportamento, mesmo que tenhas razão tens de dar razão ao outro.por isso é que pela frente as pessoas é só sorrisos e beijinhos e depois há tanta gente a comentar em blogs como este e revelar as suas frustações. Viva o Bacalhau no Natal que é a comida dos pobres e viva o borrego e o peru para aqueles que estão de dieta. (Também não era para ninguem perceber.

28 dezembro, 2007 13:54  
Anonymous Anónimo said...

Góis precisa, e muito bem o disseram, de alguém com horizontes largos. Com ideias novas. Não precisam ser grandes coisas. Basta ver as iniciativas que este Natal foram feitas nos concelhos vizinhos: Poiares, Lousã, Penela (só para citar alguns). Estas localidades estão a ser notícia nos meios de comunicação social. Em Góis nada se passa. Nada se cria. Nada se transforma. Não se ouvindo falar não se conhece. Mas tambem não é com alguma gente da terra (estou a pensar nalgumas que querem ser presidentes de câmara) que se muda para melhor. Querem perpetuar o senhorio (mas desta vez com eles como senhores da terra, como senhores de Góis).

28 dezembro, 2007 15:58  
Anonymous Anónimo said...

O NÃO GOIENSE É OUTROS QUE TAIS : DOS TACHOS. EU PREFIRO AS PANELAS. LEVAM MAIS COMER

28 dezembro, 2007 18:28  
Anonymous Anónimo said...

em Gois há panelas com fartura

28 dezembro, 2007 18:53  

Enviar um comentário

<< Home