sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Largo do Pombal

O "Largo do Pombal" era, muito antes de todos nós termos nascido, uma das belas salas de visitas da nossa Vila.
Havia outras, lembram-se do "Cerejal" antes de inventarem a avenida à borda do rio?
Quando se modifica qualquer espaço, há que ter em conta que tem que ser para melhor, não tem sido isto o que tem acontecido em Góis e é pena, pois esta Terra merecia melhor tratamento.
Durante vários anos lutei contra as alterações que infelizmente agora já se podem constatar fisicamente, falo do largo do Pombal. Fiz, penso eu, tudo o que estava ao meu alcance para que ao invés de o destruírem, pudessem isso sim recuperar e melhorar o que por incúria e talvez por outras razões que desconheço, acabaram por transformar na aberração que está à vista de toda a gente.
É de lamentar que num local bem dentro da zona histórica de Góis onde não se podia mudar uma janela sem autorização, tivesse a própria Câmaara gasto tanto dinheiro para construir aquilo a que já quase todos chamam de "EIRA". Escrevi ao IPPAR, quando tive conhecimento do que estava previsto fazer através da análise do projecto anterior, este organismo público que deveria defender o património construído limitou-se a enviar a minha carta à Câmara Municipal, solicitando que a mesma os informasse sobre o que se estava a passar.
Devem ter obtido todos os esclarecimentos necessários, presumo!
Infelizmente neste País, a quase totalidade é dos organismos do Estado funcionam quase somente para defender interesses de senhores políticos ou poderosos, quanto ao resto, são pouco mais que inoperantes.
Escrevi também ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal, no que foi a minha última tentativa para que esta obra não fosse concretizada, de nada valeram os meus argumentos. O futuro (o presente ?) dirá quem tinha razão.
Nesta ex-sala de visitas da nossa Vila deveria ter sido recuperada a "Casa das Ferreirinhas", cujo projecto foi há muito pago pela Câmara (na época custou quase 12 mil contos) e através da sua dinamização como espaço para actividades lúdicas e culturais, os próprios comerciantes da zona lucrariam muito mais, pois teríamos no "Largo do Pombal" um verdadeiro pólo de atracção e não mais um espaço incaracterístico, nada que faça com que alguém se desloque para apreciar, mais do que uma vez. É de lamentar que se tenha perdido uma oportunidade para que Góis ficasse com mais uma verdadeira e bela... Sala de Visitas!
Para terminar: Todos os Goienses deveriam mudar o seu recenseamento para Góis, para que um dia também não seja tarde demais para a sobrevivência do nosso Concelho.
José Manuel Bandeira
in O Varzeense, de 15/12/2007

Etiquetas:

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não podia estar mais de acordo com o que aqui foi falado, triste dos que por cá mandam, com projectos como este so me trazem tristeza e vontade de sair e nunca mais voltar.

21 dezembro, 2007 17:22  
Anonymous Anónimo said...

Penso que está um trabalho digno e com qualidade ao nível de qualquer praça com uma intervenção contemporânea. Está melhor do que estava; antes era suja, desnivelada, escura. O novo largo, com o passar dos anos, vai adquirir personalidade e mal estão alguns edifícios que a rodeiam que se encontram sujos (basta ver a Misericórdia). Arranjem as fachadas, ponham umas esplanadas e é ver o largo ser acarinhado por todos.

21 dezembro, 2007 18:44  
Anonymous Anónimo said...

Preservar o casarão cheio de Historia que lá se encontrava dava mto mais trabalho, realmente meter uns blocos de granito é bem mais facil... Tenha juizo e nao seja mais um acomodado nesta vila.

21 dezembro, 2007 22:48  
Anonymous Anónimo said...

Acomodado é quem quer que tudo fique na mesma, por pior que esteja.

22 dezembro, 2007 01:14  
Anonymous Anónimo said...

Tem razão. Há por aí uns patetas que são piores do que o "velho do Restelo". Cada vez que se muda alguma coisa, seja para o que fôr, aqui-del-rei que estragam tudo, etc.
Fundamentalistas da treta. Deviam viver era nas cavernas da pré-história, porque parece que não evoluiram nada desde esse tempo.
A praça do Pombal era um nojo, tal qual estava. E foi estragada quanto nos anos quarenta lá colocaram o mamarracho com a estátua em cima. E que lá ficou para mal dos nossos pecados, porque não houve coragem de pôr aquela "coisa" no sítio certo que era, naturalmente no lixo.
Havia é certo as árvores, mas não se preocupem muito porque outras crescerão no seu lugar. É só dar tempo ao tempo...

23 dezembro, 2007 20:19  
Anonymous Anónimo said...

Lurdes Felgueiras Dixit

27 dezembro, 2007 14:23  
Anonymous Anónimo said...

Dr A.B.C. dixit!

27 dezembro, 2007 18:35  
Anonymous Anónimo said...

LADRA

28 dezembro, 2007 16:01  
Anonymous Anónimo said...

AU AU! AU AU AU! AU!

28 dezembro, 2007 17:25  

Enviar um comentário

<< Home