terça-feira, 7 de agosto de 2007

Homenagem ao mineiro goiense e ao Eng. Stanley Mitchell

Integrado nas Festas, o "Movimento Cidadãos por Góis" vai levar a efeito uma homenagem ao mineiro goiense e ao eng. Stanley Mitchell no dia 11, às 15 horas, na Casa do Artista.
"A época de volfrâmio, durante a 2.ª Guerra Mundial, foi um dos períodos mais dinâmicos da história contemporânea do concelho, na qual tiveram
papel preponderante centenas de concidadãos, muitos deles felizmente ainda resididindo entre nós", refere uma nota do Movimento, acrescentando ainda que "esta homenagem coincide com o 50.º aniversário da morte do eng. Stanley Mitchell, ocorrida em Lisboa, onde se encontra sepultado, numa altura em que ainda era proprietário único do Couto Mineiro de Góis. Faz parte do património histórico do concelho, quer pela importância que teve na actividade mineira, quer pelos benefícios que trouxe à sua vida económica e social. Foi sócio honorário da Associação Educativa e Recreativa de Góis, homenageado pela Câmara Municipal, que colocou o seu nome na toponímia local, pela ADIBER e pela Casa da Comarca de Arganil, e foi distinguido pelo Governo com a insígnia de Oficial da Ordem de Benemerência, pelos serviços prestados ao concelho de Góis.
O programa é o seguinte: homenagem ao mineiro, com participação de antigos trabalhadores das minas das freguesias de Cadafaz e de Góis; homenagem ao eng. Stanley Mitchell, com a presença de suas filhas, que propositadamente se deslocam de Inglaterra e da Holanda; e apresentação do novo livro "Góis, época de volfrâmio. Entre Memória e História", pelo seu autor eng. João Nogueira Ramos, no qual aborda a vida de Góis dos anos 30 e 40, transcreve as memórias do eng. Mitchell, apresentadas pela primeira vez em Portugal, com factos inéditos da vida goiense, relata testemunhas de dezenas de antigos mineiros, além de historiar a história do volfrâmio em Góis.
in A Comarca de Arganil, de 07/08/2007

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Góis, Tempo de Volfrâmio
Entre Memorias e História


É sempre difícil, falar sobre as obras das outras pessoas, mas ao ler este livro não podia deixar de me exprimir.
Esta é uma obra que há muito faltava, uma obra histórica do Eng. João Nogueira Ramos, cheia de factos, realidades, imagens, que nos deleitam e transportam para aquela época “rica” na história do Concelho de Góis.
Nesta obra encontramos ainda fotografias antigas, onde recordamos entes queridos, pedaços de nós, das nossas raízes, cultura e história, onde os nossos antepassados, isto é homens, mulheres e crianças trabalhavam o solo destas montanhas, lutando para dar um futuro mais sorridente as suas famílias.
Nas minhas memórias estão gravadas histórias sobre a procura do Volfrâmio, pois também os meus avós maternos enquanto crianças, trabalharam nestas montanhas, que com este livro, essas memórias ficam bem mais reais.
“Góis, Tempo de Volfrâmio – Entre Memorias e História” irá passar a ser uma obra de consulta obrigatória, para todos aqueles que querem conhecer a realidade mineira deste concelho, assim como uma verdadeira compreensão, deste importante capítulo da história deste Povo.
Os Goienses são retratados com toda a exactidão pois o Eng. Nogueira Ramos, na elaboração deste livro, obedeceu a um critério de fidelidade na maneira como os mineiros Goienses, exprimiram os seus depoimentos e que aqui ficam gravados para sempre, tornando-o um documento valioso para todos os que se dedicam muito além do simples estudo do âmbito regional do Concelho de Góis.
Esta obra traz ainda ao conhecimento e a lembrança do público em geral a vida e obra do Eng. Stanley Micthell, (a para muitos o “Padrinho” do Volfrâmio em Góis) e do seu legado para esta região e para Portugal e em especial para o povo Goiense, assim como o seu contributo para o esforço de Guerra, aquando a da II Grande Guerra.
Assim que comprei este livro, não consegui parar de o ler, tendo o lido num fim-de-semana, e acredito que todos aqueles que tem sede de conhecimento, pode ter como objectivo principal: Criar um ambiente positivo em torno da “luta” do Volfrâmio, sem preconceitos, nem ressentimentos, unindo todos em redor desta obra.
Como Geógrafo e “amante” da história e de Góis, acho que esta obra é uma importante ferramenta de trabalho, assim como tenho a certeza que este livro vai ocupar um lugar de honra no coração de todos os que estão ligados a cultura e ao saber, mas principalmente a todos aqueles que são do Concelho de Góis, ou que o sentem como seu.
Que ainda dirigir uma palavra ao Movimentos de Cidadãos por Góis, por terem apadrinhado esta importante obra.
Termino dizendo que estou bastante grato ao Eng. Nogueira Ramos por está dádiva cultural, fazendo votos que nos continue a brindar com mais obras desta qualidade.

Dr. Henrique Tigo
Geógrafo

20 agosto, 2007 11:10  

Enviar um comentário

<< Home