sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Dia do Município de Góis


O Município de Góis festejou, no dia 13, o feriado do concelho. Na habitual sessão solene, o presidente da autarquia, José Girão Vitorino, reconheceu a data como uma forma de reafirmação da identidade de Góis e uma celebração das suas raízes.


No sentido de proporcionar o “encontro entre o passado e o presente”, o feriado municipal serviu de pretexto para homenagear aqueles que se destacaram na sua actividade e evidenciar as estratégias de desenvolvimento para o concelho.

O Turismo foi, mais uma vez, considerado uma oportunidade de desenvolvimento para Góis, o qual deverá ser potenciado em várias vertentes, como a pesca, caça, locais de lazer que favoreçam o encontro com a Natureza e projectos criadores de emprego e consequentemente fixadores da população. Sendo uma intenção “continuar na vanguarda das ideias empreendedoras para o nosso território”, o edil anunciou o apoio à criação de um novo projecto turístico nas áreas do turismo residencial e de saúde, a ser implementado, por goienses, na Quinta do Baião. “Só desta forma combateremos a curto, médio e longo prazo o despovoamento e o envelhecimento da população. A ocupação de território deve ser encarada seriamente, permitindo que as várias gerações se encontrem num espaço pleno de significado para nós”, justificou José Girão Vitorino. A acrescentar a ajuda para investirem na região, informou vai-se manter a aposta na requalificação urbana da vila e aspirou ver concretizado “o sonho” da Casa da Cultura. Deste modo, será elaborada uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), com o desejo de ser instalada no edifício ocupado pela AERG (Associação Educativa e Recreativa de Góis). Finalmente, mencionou a importância das acessibilidades, congratulando-se pela beneficiação da Estrada Nacional 342 e aguardando “com esperança” o avanço na nova EN 342. O objectivo de pôr o Turismo ao serviço de Góis ganhou importância pela presença do presidente da Região de Turismo do Centro, Pedro Machado, que repetiu por várias vezes as potencialidades do concelho, dando força ao facto de apostar na área em questão, já que apresentou dados que revelam o seu crescimento na economia nacional.

A par das medidas relacionadas com o Turismo, a preservação da floresta foi evocada como um das bases estruturantes de Góis.. De acordo com uma “visão continuada de futuro”, o edil afirmou que a defesa e promoção da floresta concentram grande parte do trabalho que é efectuado, seguindo a lógica do Plano Operacional Municipal e apoiando as Associações de Produtores Florestais do concelho, de modo a “favorecer uma intervenção racional e planeada da floresta, solicitando assim um trabalho colectivo que combata a inércia, a desertificação e o abandono”. Assim, enumerou alguns dos projectos postos em prática para defesa contra os incêndios, nomeadamente as Unidades de Gestão Florestal, em Chã de Alvares, Penedos e Carvalhal, numa actuação que abrange 9000 ha. Evocou a beneficiação da rede florestal, o estabelecimento de faixas de combustível ao longo da rede viária ou o desenvolvimento de dois projectos AGRO, que visa restabelecer o potencial dos povoamentos florestais e sensibilizar a população para a Natureza. No que diz respeito à vigilância, salientou que estão no terreno três equipas de primeira intervenção, duas apoiadas pelo Fundo Florestal Permanente e outra pelo Programa AGRIS, estando ainda disponível 24 horas por dia na época mais propícia a incêndios, uma viatura para primeira intervenção.

Atribuição de medalhas congratulou cidadãos

Avelino Lopes Martins, presidente da Comissão de Melhoramentos do Esporão, foi a personalidade que este ano recebeu a Medalha de Mérito do Concelho, tendo em conta a actividade que teve em prol da terra ao longo de mais cinquenta anos. “Exemplo de entrega e de luta pelas populações”, do regionalista foi realçada a determinação e vontade de melhorar o Esporão, facto que o levou a contribuir para o “bem-estar” de todos e a angariar, com sucesso, vários sócios para a instituição. “Não se limitou a defender o Esporão, o seu trabalho e empenho regionalista trouxe-o até Góis e não só”, frisou o autarca goiense. Honrado, Avelino Martins frisou que “o regionalismo é uma batalha sem fim”, recordando os que nele participaram, como o irmão Casimiro Martins, fundador da Comissão, que “morreu ao serviço do regionalismo”. Reconhecendo que a Câmara nem sempre tem meios para resolver os problemas das povoações e como forma de homenagear o irmão, prometeu-lhe seguir as pisadas, e revelou que “tudo tenho feito para o conseguir, esperando que a saúde me dê forças durante muitos anos para continuar ao Serviço desta nobre causa que é o regionalismo goiense”.

Victor Quaresma, Arménio Filipe e Carlos Almeida, antigos funcionários da Câmara Municipal, agora reformados, receberam a Medalha de Bons Serviços, por desempenharem “com o melhor profissionalismo” as funções e responsabilidades ao serviço da autarquia. Reconhecer o trabalho dos funcionários camarários teve o apoio expresso do responsável pelos recursos humanos da Câmara, num período em que, mencionou, são visíveis as reformas políticas quanto ao funcionalismo público.
Diana Duarte
in Jornal de Arganil, de 23/08/2007

Etiquetas: ,