segunda-feira, 9 de julho de 2007

Algodão de Cima

Este livro infanto-juvenil, escrito por Inês Blu Rodrigues em parceria com António Antunes Carvalho, narra as aventuras e descobertas da Alice e do seu melhor amigo, o Artur, passadas em Algodão de Cima, "uma pequena aldeia de cor verde, rodeada das serras do Rabadão e do Carvalhal, de matas e pinhais, onde o sol é dourado e com riscas de ternura."




Sobre a obra:

"A quarenta quilómetros de Coimbra há uma pequena aldeia de cor verde, rodeada das serras do Rabadão e do Carvalhal, de matas e pinhais, onde o sol é dourado e com riscas de ternura. As folhas das árvores são tenras e luminosas, os frutos caem quando lhes pedem por favor e a crosta de folhas secas forma um tapete de sonhos que se descobre com as chuvas do Outono.

Na aldeia de Algodão de Cima respira-se um ar fresco, puro, que circula nos pulmões como o vento que passa entre as árvores a cantar em lá menor. O rio Ceira cruza a aldeia, correndo debaixo da ponte manuelina sem demora. As cigarras assobiam todas as noites de Verão, enquanto o regato se esconde por entre as pedras e as cantigas das lavadeiras. Alice tem 11 anos e uma cara branca assinalada. Os seus olhos rasgados parecem duas azeitonas verde-escuras e tem um nariz pequeno como uma carochinha sabichona. Os seus rolos cor de mel no cabelo são autênticas flautas compridas que parecem iô-iôs subindo e descendo. Pés para dentro, pernas e braçoos marcados pelas nódoas negras de tanto saltar que não se podem esconder por debaixo da saia de bombazina branca, nem debaixo da camisa aos quadrados azul e laranja. "(...)

Etiquetas: ,