De Góis às 7 Maravilhas de Portugal
Castelo de Guimarães
É um dos monumentos mais representativos do imaginário medieval português, ligado às origens da nacionalidade e à própria figura de D. Afonso Henriques. A sua construção remonta ao tempo de Mumadona Dias, que o mandou edificar no século X. Mais de um século depois, o conde D. Henrique escolheu Guimarães para estabelecer a sua corte e remodelou o castelo.
Origem- Góis
Destino- Guimarães
Tempo de viagem- 2:42:40
Distância- 212.336 km
Castelo de Óbidos
Na sua origem, deve ter sido um reduto fortificado romano. Só na viragem para o século XII Óbidos voltou a merecer referências documentais, tendo cabido a D. Sancho I reconquistar a localidade, dotando-a então de condições de povoamento e de organização. Em 1210 foi doado às rainhas, passando a figurar como uma importante localidade da casa das soberanas nacionais.
Origem- Góis
Destino- Óbidos
Tempo de viagem- 2:33:14
Distância- 178.57 km
Mosteiro da Batalha
É o maior símbolo da Dinastia de Avis, erigido por iniciativa de D. João I na sequência de um voto à Virgem caso vencesse a Batalha de Aljubarrota. O arranque das obras deu-se em 1388 e foram conduzidas por Afonso Domingues, a quem se deve o plano geral da construção e o grande avanço dos trabalhos na igreja e no claustro. A igreja tem três naves e transepto e é panteão de reis e infantes.
Origem- Góis
Destino- Batalha
Tempo de viagem- 2:01:11
Distância- 130.433 km
Mosteiro de Alcobaça
É um dos mais importantes mosteiros cistercienses medievais. Ao estatuto de monumento emblemático da Ordem durante o século XIII, a nível europeu, juntam-se os de primeira obra inteiramente gótica de Portugal e de segundo panteão da monarquia nacional. O mosteiro foi fundado em 1153, por doação no nosso primeiro monarca a Bernardo de Claraval.
Origem- Góis
Destino- Alcobaça
Tempo de viagem- 2:18:33
Distância- 154.169 km
Mosteiro dos Jerónimos
É uma obra fundamental da arquitectura manuelina. O traçado inicial é de Boitaca (1502), que lançou os fundamentos da igreja e do claustro, e cuja obra inclui os arranques do portal principal, actualmente abrindo para um nártex abobadado. De cada lado da entrada destacam-se, sobre consolas salientes, as estátuas de D. Manuel e de D. Maria.
Origem- Góis
Destino- Lisboa (Belém)
Tempo de viagem- 3:16:17
Distância- 257.50 km
Palácio Naciona da Pena
É a expressão máxima do Romantismo do século XIX em Portugal. Este monumento nacional deve-se inteiramente à iniciativa de D. Fernando de Saxe Coburgo-Gotha, que casou com a Rainha D. Maria II, ao ver as ruínas do antigo convento, decidiu reconstrui-lo e anexar-lhe uma outra parte para residência de Verão da família real.
Origem- Góis
Destino- Sintra
Tempo de viagem- 3:24:10
Distância- 265.78 km
Torre de Belém
Foi construída em homenagem ao patrono de Lisboa, S. Vicente, no local onde se encontrava a Grande Nau. O novo baluarte perpetuou assim, em pedra, essa estrutura de madeira. O arquitecto foi Francisco de Arruda, que a iniciou em 1514 e a terminou em 1520, ao que tudo indica sob a orientação de Boitaca. A decoração ostenta desenhos próprios do Manuelino, conjugados com elementos naturalistas.
Origem- Góis
Destino- Lisboa (Belém)
Tempo de viagem- 3:15:05
Distância- 257.387 km
Dados de percusos e mapas em www.fastaccess.pt
Etiquetas: fotografia, góis
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home