domingo, 8 de julho de 2007

Noite de S. Pedro em Vila Nova do Ceira

Para fechar o mês dos Santos Populares em festa, o Rancho Folclórico "As Sachadeiras da Várzea" da Casa do Povo de Vila Nova do Ceira organizou um arraial de S. Pedro, na noite de 28 de Junho, no Adro da Igreja, em Vila Nova do Ceira, onde não faltou muita música, sardinha assada, caldo verde e bom vinho.
Foram muitos os foliantes que vieram até ao Adro para assistirem ao desfile de uma Marcha que veio do concelho da Lousã, mais propriamente de Casal de Ermio com seus deslumbrantes arcos e muito elegantes trajes.
Refira-se que, a Marcha convidada foi ensaiada por: Nuno Lopes e Jorge Marta Ferreira moradores em Vila Nova do Ceira, foi acompanhada por alguns músicos que pertencem a Filarmónica Varzeense e teve como compositor o Maestro Nelo Paiva, também maestro da referida Filarmónica.
Para lembrar os bons tempos de outrora foi ainda feito um "bailarico à moda antiga" ao som dos instrumentos que "noutros tempos" eram utilizados para animarem as festas. Logo se juntaram diversos tocadores que acompanharam um dos elementos do conjunto "Bota Vinho" de Secarias e animaram a noite enquanto houve força para dançar e cantar.
Para preservar as tradições do tempo dos nossos avós, as Sachadeiras elaboraram ainda uma barraquinha do chá com comes e bebes onde o pipo à descrição e o bom arroz doce fez recordar aqueles dias em que não havia novelas, nem filmes a passarem nas televisões e as pessoas precisavam de se juntarem para passarem os tempos livres vivendo inesquecíveis horas de alegria.
Para não incorrer no risco de esquecer alguém, a organização do evento agradece de uma maneira geral a todas as pessoas que, das mais diversas formas, contribuíram para que a festa fosse um êxito e a todos os que na noite de S. Pedro vieram até à rua para comemorarem o Santo Padroeiro de Vila Noca do Ceira.
in O Varzeense, de 30/06/2007

Etiquetas: