sábado, 31 de março de 2007

Visita ao Pavilhão do Conhecimento

Promovido pela Câmara Municipal de Góis e gerido pela a Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra o Projecto “Escolhas de Futuro”, responde a um conjunto de necessidades diagnosticadas nos documentos de planeamento no domínio social, educativo, igualdade oportunidades no concelho de Góis e que vão ao encontro das quatro áreas estratégicas de intervenção: Promoção da Inclusão Escolar e Formação Profissional, Ocupação dos Tempos livres e Participação Comunitária, Plena Integração na Sociedade, dirigida especificamente a filhos e familiares de imigrantes e minoria étnicas e Inclusão Digital das crianças e jovens envolvidos nos projectos e formação e enquadramento de técnicos para a criação de CIDs (Centros de Inclusão Digital).

Neste sentido a Equipa do Projecto “Escolhas de Futuro” com o apoio a Câmara Municipal de Góis, proporcionou aos jovens de Góis nos dias 27 e 29 de Março, uma visita ao Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações em Lisboa.

No Pavilhão do Conhecimento todos os jovens participantes puderam usufruir de quatro Programas temáticos:

“Vê, Faz e Aprende”, observar, experimentar, tocar, mexer, sozinho ou em grupo, repetir, concluir, são actividades que os jovens puderam realizar na colecção de 66 módulos interactivos que vieram de dois centros de ciência europeus, por exemplo experimentar com o nosso esforço físico produzir a energia necessária para lançar um Foguetão de Hidrogénio e observar com atenção a electrólise da água – separar o oxigénio do hidrogénio - e depois da contagem decrescente o lançamento do foguetão.

“Exploratorium”, os visitantes podem explorar por si próprios, experimentar à sua vontade, num espaço que se pretende como uma "floresta de fenómenos naturais”. São estes fenómenos do dia a dia de todos nós, por vezes aparentemente complexos, que aqui são abordados de uma forma divertida, simples, familiar, de um ponto de vista universal e científico, Conseguir fazer uma bolha de sabão gigante com apenas um leve sopro, e ainda antes de ela rebentar vermos as suas cores cintilantes é mais uma das possibilidades desta exposição.

“Matemática Viva”, a Matemática está bem viva e presente em quase todas as actividades do nosso dia-a-dia, ainda que muitas vezes disso não nos dêmos conta. E para além de útil e verdadeiramente indispensável, ela pode ser até bastante divertida. Foi o que os visitantes goienses puderam observar nesta exposição interactiva, com mais de sessenta maneiras diferentes de aprender matemática a brincar, ou de aprender a brincar com a matemática.

“Uma Questão de Sexo”, os homens e as mulheres serão tão diferentes como pensamos? Até que ponto os genes e a cultura criam aptidões distintas nos dois sexos? O gosto artístico, a visualização em três dimensões, a facilidade de entender o discurso escrito ou a aptidão para a matemática são algumas áreas que se considera serem específicas de cada um dos géneros.

Os jovens participantes nesta actividade lúdico-pedagógica demonstraram interesse em participar em futuras Acções no âmbito do Programa Escolhas.
in www.cm-gois.pt

Etiquetas: ,