segunda-feira, 19 de março de 2007

Dia do Pai


O Dia do Pai, como todos os dias de qualquer coisa, gira, cada vez mais, em torno do consumismo. Perfumes, flores, gravatas... presentes que não superam um simples beijo e o repetir da frase original: "És o melhor pai do mundo!"

Tudo começa com o enamoramento por aquela que lhe dará um sucessor para o seu nome. Depois vêem os nove meses de espera, recheados de cedências a caprichos e desejos maternos, de idas ao médico e de compras e mais compras, de tudo o que é indispensável para o enxoval do bebé. A decoração do quarto é sempre uma dor de cabeça que fica relegada para segundo plano quando se vê a primeira ecografia do rebento.

Ser Pai
Ser Pai é receber a notícia de que aquela a quem amamos está à espera de um filho nosso.
Ser Pai é acompanhar, durante nove meses, o estado de graça da mulher.
Ser Pai é partilhar as idas ao médico.
Ser Pai é passar noites em branco, ao som do choro do bébé.
Ser Pai é mudar fraldas
Ser Pai é dar banho à criança
Ser Pai é dar a mão aos primeiros passos da vida do bébé
Ser Pai é transmitir confiança e segurança
Ser Pai é saber respeitar para ensinar a ser respeitado
Ser Pai é ter a certeza de que, mesmo não estando presentes, alguém nunca se esquece de nós.
Ser Pai é uma infinidade de coisas que não cabem em palavras e frases feitas
Ser Pai é ser único, é ser Amor na forma mais pura
É ser completo, simplesmente porque sim!

A história do Dia do Pai
Tudo começou em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd, de Spokane, Washington, teve a ideia de escolher um dia especial para homenagear os pais, depois de ouvir um sermão no Dia da Mãe.
Sonora Dodd queria homenagear o seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. Depois da morte da mulher, em 1898, o Sr. Smart passou a cuidar sozinho dos seis filhos do casal, numa quinta no leste de Washington.
Já adulta, Sonora Dodd compreendeu a força e a generosidade demonstradas pelo seu pai ao criar os filhos sozinho. Com o apoio da Associação Ministerial de Spokane e da Associação de Jovens Cristãos, redigiu uma petição em que recomendava a aceitação de um Dia Nacional do Pai.
Graças aos esforços da Sra. Dodd, o primeiro Dia do Pai foi celebrado a 19 de Junho de 1910, em Spokane. Aproximadamente ao mesmo tempo, em vários locais por toda a América começava a comemorar-se um “dia do pai” e em 1924 o Presidente Calvin Coolidge apoiou publicamente a ideia de um Dia do Pai a nível nacional. Finalmente, em 1966, o Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial, em que decretava o terceiro Domingo de Junho como o Dia do Pai. Em 1972, o Presidente Richard Nixon introduziu o Dia do Pai na lei.
A partir desta data, passou a homenagear-se não só o pai, mas todos os homens que representam a figura paterna, como o avô, o padrasto ou o tio.

O Blogóis homenageia todos os pais. Tenham um grande dia. E aproveitem os rebentos.

Etiquetas: , ,