domingo, 18 de março de 2007

Alvares - A Freguesia do Concelho de Góis que Tem Perdido mais População

Alvares perdeu 67% da população total do concelho nos últimos 8/9 anos; e Vila Nova do Ceira passa de terceira para a segunda freguesia mais populosa do Concelho. Há a realçar ainda que a freguesia de Góis parece estar a estabilizar, perdendo neste período apenas dois eleitores.
É urgente o poder político inverter a tendência de despovoamento da freguesia de Alvares e canalizar algumas das suas preocupações para aquela freguesia criando ou fomentando condições que permitam a fixação das populações, designadamente uma política de habitação atractiva. Efectivamente, a taxa de despovoamento verificado não é natural e não é benéfica para o concelho. São necessários investimentos estruturantes para a freguesia e é urgente pensar numa política de habitação que permita inverter a tendência que se tem registado de preferência pela compra de casa nas sedes dos concelhos limitrofes. Os outros concelhos não são melhores que o nosso. É necessário acreditar na nossa terra e valorizar as nossas gentes e as potencialidades que a natureza nos ofereceu e até priveligiou.
O concelho de Góis tem de crescer e não pode continuar a permitir que um munícipe, sequer, saia para os concelhos que nos envolvem. Todos fazem cá falta. Todos temos de manter o orgulho de pertencer a esta terra que é das mais belas e mais antigas do país.
É urgente da Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia assumirem, de uma vez por todas, uma luta sem tréguas contra o despovoamento. Este Problema só se resolve com um combate diário e não se resolverá nunca assobiando para o lado, fingindo que ele não existe.
Abílio Manuel Bandeira Cardoso
in O Varzeense, de 15/03/2007

Etiquetas: , ,