domingo, 18 de março de 2007

3.ª aventura da tribo de escoteiros de Góis foi realizada na freguesia de Vila Nova do Ceira

A Tribo de Escoteiros de Góis realizou a sua terceira aventura, com um acantonamento realizado no paradisíaco local da Candosa no fim-de-semana de 16 a 18 de Fevereiro.
Este ano celebra-se o centenário do aparecimento do Escotismo, pelo que cerca de vinte milhões de escoteiros, de todo o mundo, comemoram o centenário sob o lema: "Um mundo, uma promessa". Várias actividades foram marcadas pelas diversas Associações para assinalarem a efeméride, entre elas o programa: "Pontes Para um Novo Centenário", que convida todos os escoteiros a realizarem uma actividade conjunta com um grupo distante, descobrindo semelhanças e diferenças, mas partilhando sempre o ideal do escotismo.
Inserido neste programa, o Grupo de Escoteiros em formação de Góis realizou então, um acantonamento em conjunto com o grupo do CNE de Vila Nova de Poiares, partilhando desta forma saberes e experiências e cultivando belas amizades.
O local escolhido foi, como atrás referimos, o magnífico cerro da Candosa, um local enigmático e de rara beleza, que serviu de palco para extraordinárias aventuras.
Nesta aventura, as patrulhas do Grupo de Góis (veado e raposa) foram distribuídas pelas quatro patrulhas do agrupamento de Poiares (urso, morcego, leão e lobo), para que o intercâmbio pudesse ser pleno.
Descrevemos agora como tudo se passou: chegámos à Candosa sexta-feira à noite, montámos o acantonamento, tomámos a ceia e finalmente lá fomos dormir (pouco).
No dia seguinte, logo pela manhã, fizemos uma caminhada até Vila Nova do Ceira, onde se realizou um jogo de vila. Em seguida regressámos à Candosa para que, os nossos escoteiros preparassem, o já merecido almoço. Ainda no mesmo dia, durante a tarde, um magnífico jogo de pistas ocupou os nossos meninos até à hora do jantar. No serão realizou-se o "Fogo de Conselho", que é um momento "mágico" em qualquer acampamento ou acantonamento, trazendo sempre alegria e boa disposição, e no qual todos se sentem como irmãos.
No último dia da etapa (domingo), de manhã, rumámos novamente a Vila Nova do Ceira, para participarmos na Eucaristia, na qual fomos brindados com os conselhos do P.e Calixto (que foi escuteiro da insígnia de madeira), congratulando-se com o facto de duas Associações que foram "rivais" no passado, estarem agora de mãos dadas, fazendo o que o nosso fundados nos recomendou: "Deixai o mundo melhor que aquilo que o encontraste". Na parte da tarde foi o momento de se avaliar toda a actividade, tendo sido atribuída a vitória dos jogos à patrulha morcego. No final, arriámos a Bandeira Nacional e infelizmente chegou a hora do adeus. Com muito custo e saudades lá nos despedimos e regressando a casa com o desejo de um novo encontro.
Os nossos sinceros agradecimentos ao Agrupamento N.º 711 do CNE de Vila Nova de Poiares - Grupo Exploradores N.º 44, nomeadamente à chefe de secção: Clara Barata, aos chefes adjuntos: "Xana" e João e aos animadores: "Zé Manel" e "Zé Barata", pelos ensinamentos que nos transmitiram e pela amizade que demonstraram para connosco.
Queremos também agradecer à ACM, e em especial ao professor Renato pela cedência das instalações, com um preço simbólico, onde ficámos acantonados.
Agradecemos também ao povo de Vila Nova do Ceira, pela hospitalidade demonstrada, nomeadamente à Associação dos Amigos da Várzea Pequena, que também nos cederam as suas instalações, mas que por motivos técnicos não foi possível serem utilizadas, ficando para uma próxima oportunidade.
A Junta de Freguesia de Góis também merece os nossos agradecimentos pela cedência dos seus jogos tradicionais, com os quais nos divertimos, entre as actividades principais.
Um agradecimento final a todos os que de qualquer outra forma se associaram, colaborando connosco, para que esta actividade tivesse sido uma realidade, não esquecendo aquele forte apoio dos pais dos nossos meninos, com o qual continuamos sempre a contar.
A Tribo de Escoteiros de Góis promete continuar a trabalhar para que a próxima aventura seja igual ou ainda melhor.
Chefes: Beta e Mourão
in O Varzeense, de 28/02/2007
in A Comarca de Arganil, de 13/03/2007

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

NESTE ACAMPMENTO EU ESTIVE NA PATRULHA LEÃO E EU A RAFAELA ALEXANDRA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES EU ACHEI MUITO GIRO O ACAMPAMENTO E TAMBEM NOS ERAMOS DE POIRES.
BEIJIMHOS PAR OS ESCUTEIROS DESTE MUNDO.BEIJINHOS

22 novembro, 2007 20:48  

Enviar um comentário

<< Home