terça-feira, 27 de março de 2007

Autarcas surpreendidos com fecho dos SAP

Os presidentes das Câmaras da zona da Beira Serra esperam que a notícia avançada pela TVI que dava conta do encerramento dos SAP não seja verdadeira.
"Fiquei surpreendido com a notícia", disse, ao DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente da Câmara de Góis, afirmando esperar que esta "não seja verdade", até porque "não nos foi comunicado nada oficialmente".
Mas caso se confirme o encerramento das urgências, Girão Vitorino (PS) deixa claro: "não se pode dizer que se encerra sem nenhumas contrapartidas". Para o autarca as populações "são seres humanos e têm que ser tratados como tal". "Esperamos que haja da parte do governo uma atenção especial para estes concelhos que estão tão afastados das grandes cidades", frisou.
Lembra que a população do concelho "é muito envelhecida, com freguesias muito distantes dac sede de concelho e isto mete-nos medo".
O autarca socialista revelou que o ano passaso teve uma reunião com a ARS Centro "onde nos foi prometido que caso o SAP fechasse, entre as 22H00 e as 8H00, seria instalada uma equipa do INEM com uma ambulância de transporte rápido para Coimbra".
NO seu entender "não será com guerras que se fazem acordos, mas num clima de entendimento e de bom senso".
Já o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, outro dos concelhos apontado na lista para encerramento do SAP, não quis fazer grandes comentário. Mário Alves (PSD) não se mostrou muito convencido da autenticidade da notícia, até porque oficialmente também nada lhe foi comunicado.
Recorde-se que chegou a ser organizada, por uma comissão de utentes, uma vigília e um buzinão contra esta possibilidade no passado mês de Novembro junto ao centro de saúde oliveirense.
O autarca não participou nas iniciativas, mas reuniu posteriormente com o presidente da ARS Centro, Fernando Regateiro, no governo civil de Coimbra, tendo-lhe sido dada da garantia de que o SAP no Centro de Saúde de Oliveira do Hospitall só encerraria depois de serem encontradas alternativas. "Acredito na palavra das pessoas e como tal não estou preocupado", referiu, ontem ao DIÁRIO AS BEIRAS, Mário Alves.
A opção que mais agradaria aos autarcas oliveirenses e à população passaria pela instalação das urgências durante o período nocturno no hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, situado na cidade. Um cenário que estará a ser estudado, visto que a opção pela utilização do Hospital de Seia ou da nova Unidade Básica de Saúde a ser criada no Centro de Saúde de Arganil não são bem vistas no concelho oliveirense.
O DIÁRIO AS BEIRAS tentou também ontem obter um comentário do presidente da câmara de Tábua, Ivo Portela, uma vez que o SAP daquele concelho do alto distrito de Coimbra surge também na "lista negra", mas não foi possível chegar à fala com o autarca do PS.
Paulo Leitão
in Diário As Beiras, de 27/03/2007

Etiquetas: , ,