domingo, 11 de março de 2007

Augusto Luís Rodrigues

Natural de Carcavelos, Góis, onde nasceu a 5 de Outubro de 1895.
Com 10 anos de idade, partiu para Lisboa, empregando-se numa casa comercial. Com os seus irmãos, constituiria a firma Rodrigues & Rodrigues, de que se tornaria proprietário e presidente de administração, dando origem, a nível nacional, a uma grande organização comercial e industrial. Fez parte também de outras organizações comerciais.
Grande benemérito do concelho. A sua obra mais significativa seria o antigo Colégio de Góis, o primeiro do concelho, uma realização da Casa do Concelho de Góis, mas com uma grande participação financeira de Augusto Luís Rodrigues. Foi descerrado o seu busto, na área exterior ao edifício, pelo Ministro da Educação Nacional, aquando da sua inauguração em 19 de Outubro de 1969.
Entre outras instituições, assinale-se: a Sopa dos Pobres, a quem doaria o edifício onde funcionam os Correios; o bairro de casas para famílias necessitadas, em S. Paulo, denominado com o nome de sua Mãe; os Bombeiros Voluntários, a quem forneceria uma ambulância; a Colónia de Férias de Crianças; a Associação Educativa e Recreativa de Góis, de que era um dos fundadores; a Casa do Concelho onde igualmente colaborou com significativos apoios materiais.
Tinha as comendas das Ordens de Benemerência e de Mérito Industrial e a medalha de prata de Mérito Corporativo. A Câmara Municipal de Góis concedeu-lhe, em Julho de 1968, a “Medalha da Vila de Góis” em ouro.
Faleceu em Lisboa, em 23 de Dezembro de 1969.
in www.portaldomovimento.com