quinta-feira, 15 de março de 2007

António da Rocha Barros, Júnior


Nasceu em Santa Maria dos Anjos, Ponte de Lima, em 2 de Dezembro de 1895, filho de António da Rocha Barros e de Glória da Cunha Lima.
Ligado ao concelho pelo casamento, tendo contraído matrimónio com Zulmira Alves Melão e Barros e, em segunda núpcias, com Palmira Maurícia Alves Melão.
Depois de ter frequentado o Liceu e feito o serviço militar iniciou a sua actividade de funcionário público nos Açores sendo depois transferido para o concelho de Góis, em 1918, após o que prestou serviços em vários concelhos vizinhos, sendo promovido a secretário de finanças.
Fez parte dos corpos sociais da Associação Educativa e Recreativa de Góis e da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Góis.
Organizou a Comissão Instaladora da Sopa dos Pobres, de que foi presidente durante 20 anos, e, depois, seu sócio honorário. Foi pioneiro na distribuição de leite aos alunos carenciados da escola primária e constituiu um importante património, com sede própria, um bairro social e o edifício dos correios.
Este organismo daria origem ao actual Centro Social de Rocha Barros, recebendo o seu nome em reconhecimento pela dedicação e entusiasmo por esta causa humanitária.
A Câmara Municipal de Góis presta-lhe homenagem, dando seu nome à antiga R. do Terreirinho, junto à sua residência, com descerramento de uma lápide alusiva, em 1 de Novembro de 1989
Foi vereador em 1956-59 e 1966-67, vice-presidente da Câmara Municipal e vogal do Conselho Municipal.
Foi Presidente da Câmara Municipal em 1968-1970.
Morreu em 13 de Junho de 1981.
in www.portaldomovimento.com

Etiquetas: , , , ,

1 Comments:

Anonymous Céu Barros said...

Ao procurar pelo nome do meu bis-avô (sabendo eu que existe uma rua em gois com o nome dele) deparei-me com este site :) Muito bom

13 novembro, 2012 23:11  

Enviar um comentário

<< Home