quarta-feira, 14 de março de 2007

Homenagem a António Francisco Barata

A Biblioteca Municipal de Góis assinala o primeiro ano. O programa incluiu uma homenagem a António Francisco Barata, escritor cujo nome foi atribuído à biblioteca.

O descerramento de uma placa, no átrio da biblioteca e uma visita à Rua António Francisco Barata, pelas crianças da Escola Básica 2 e 3 de Góis, antecederam uma palestra biobibliográfica sobre o homenageado.
Em jeito de balanço, o presidente da Câmara de Góis referiu que o número de visitantes ascendeu os 3.200. "Se alguém tinha dúvidas acerca da importância e utilidade para a nossa comunidade, compreenderá agora melhor que os goienses necessitavam de um espaço moderno e atractivo que pudesse satisfazer a sua sede de cultura", afirmou Girão Vitorino.
Já Helena Moniz, vice-presidente da câmara, reforçou "o grande número de utilizadores" da biblioteca desde a sua inauguração, revelando que são desenvolvidas actividades quer para a infância e juventude quer para a 3ª idade, nomeadamente através de programas como "A Hora do Conto", visionamento de filmes, atelier de artes plásticas e outras. Para além disso, são dinamizadas outras iniciativas, tais como encontros, seminários e colóquios, sobre variadas temáticas, bem como a Feira do Livro.
Sobre António Francisco Barata, a vice-presidente caracterizou-o como um "autodidacta" que "viveu intensamente o mundo das letras, vindo a publicar inúmeras obras da sua autoria". Tendo em conta o seu "trabalho intelectual e a defesa que sempre fez de Góis", no âmbito desta iniciativa, "organizámos uma exposição com fotografias alusivas à família e às casas onde habitou", frisou.
O presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Góis anunciou que "ao fim de 8/9 anos de candidaturas à rede de bibliotecas escolares, a nossa biblioteca foi aprovada". "Algo gratificante que já ansiávamos há algum tempo", revelou José Albuquerque
O docente, investigador e historiador João Simões deu conta, depois, da recolha de informação sobre António Francisco Barata. Em dois volumes, publicou, aliás, a antologia de alguns documentos, tais como impressos, manuscritos, esquemas, fotos e desenhos sobre a vida e obra literária deste escritor goiense dos séculos XIX – XX, contabilizando 366 obras e mais de 100 cartas.
António Barata nasceu a 1 de Janeiro de 1836, na "Rua da Igreja", em Góis, que, posteriormente veio a ter o seu nome, e faleceu em Évora a 23 de Março de 1910.
in Diário As Beiras, de 14/03/2007

Etiquetas: ,