sábado, 24 de fevereiro de 2007

Nova captação de água em Vila Nova do Ceira

Em consequência das intempéries, a captação de água em Vila Nova do Ceira ficou totalmente destruída, o que levou a Câmara Municipal de Góis a providenciar no sentido de conseguir solucionar o problema, de forma e evitar futuras dificuldades.
Face a esta situação, os serviços municipalizados da autarquia já estão a efectuar uma nova captação na margem esquerda de Ceira, junto ao conhecido açude da Fábrica.
Uma obra, que segundo informação do presidente da Câmara, evitará continuar a ter sucessivos problemas e que poderá aumentar, ainda mais, a qualidade do fornecimento de um bem tão essencial à pipulação.
Cada vez que a água subia, a antiga captação era facilmente alvo de danificação: destruía os sistemas de bombagem e até chegava a arrastar os próprios tubos. Todavia, no passado Inverno, a situação foi mais delicada, pois as águas arruinaram quase a totalidade da captação.
A nova captação, que se encontra em fase de construção, situa-se em frente à antiga, na outra margem do rio, e está a ser elaborada de forma a não estar constantemente a sofrer com as subidas das águas do Ceira.
De parabéns está a população varzeense, pela compreensão que tem demonstrado e por ter sabido esperar, pelas soluções que a autarquia tem diligenciado e que espera resolverem o mais breve possível, de forma a que, em Vila Nova do Ceira, a água venha a ser um bem com abundância e com uma qualidade ainda superior.
in O Varzeense, de 15/02/2007