quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Magusto da Comissão de Roda Fundeira e Relva da Mó

A Comissão de Melhoramentos de Roda Fundeira e Relva da Mó realizou um almoço convívio no dia 11 de Novembro, que teve lugar pelas 13 horas, na sua casa de convívio local. A refeição foi servida com a ajuda de muitos "rodafundeirenses", e que bem confeccionada que estava!... Entremeada e febras na brasa, acompanhado de broa, filhós, arroz de feijão e outras iguarias à moda da Roda Fundeira.
Pela tarde houve muita música tradicional, ao som das concertinas de Mário Vítor e António Bernardo, que foram acompanhadas por cantores da terra, os quais, não por serem muitos.
Com muita alegria, amizade e amor, todos em convivência participaram neste evento, cerca de oitenta pessoas, entre as quais crianças e jovens.
Foi um tarde de muita animação recordando-se com muita alegria os tempos da nossa mocidade, com o fado tocado pelo Mário Vítor e cantado por Maria Alda Neves, a "rodafundeirense" de 85 anos. Foi realmente motivo para nos orgulharmos com a nossa conterrânea que nos fez recordar os tempos passados. Maria Alda apesar do seu sofrimento, pois caminha com o apoio de canadianas, teve força para cantar o fado e recordar o tempo de outrora com versos que nos ficaram no coração.
Pelas 18 horas realizou-se o magusto onde não faltarm as castanhas acompanhadas pela jeropiga, uma convivência que permaneceu até às 22 horas e que terminou com o desejo de que todos se venham a encontrar num próximo encontro.
É de louvar todos os que colaboraram neste evento e que trouxeram aperitivos para a mesa, à moda de antigamente, fazendo recordar os tempos de crise, em que os encontros se realizavam com a prata da casa. Estas acções são um ensinamento para todos nós.
Os nossos parabéns aos órgãos sociais da Comissão de melhoramentos e a todo o povo de Roda Fundeira, pela sua boa vontade.
António Bernardo
in O Varzeense, de 15/12/2006