quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

ADIBER, DUECEIRA e CCAM Beira Centro assinam Protocolo de Implementação do Microcrédito

Com a celebração do Protocolo de adesão da CCAM Beira Centro ao SIM – Sistema de Microcrédito para o Auto-Emprego e Criação de Empresas, é lançada mais uma oportunidade de apoio ao desenvolvimento sócio-económico dos Concelhos de Arganil, Góis, Lousã, Tábua e Vila Nova de Poiares.
Com efeito, a parceria estabelecida entre esta instituição bancária e as Associações de Desenvolvimento Local, ADIBER e DUECEIRA, irá possibilitar a disponibilização dos instrumentos necessários para apoiar os empreendedores e explorar novas oportunidades de emprego, facilitando a criação de empresas em territórios desfavorecidos, através da aplicação de formas de financiamento alternativas.
A iniciativa GLOCAL, a partir da qual foi criado o SIM, surgiu em 2001 no Vale do Douro, apresentou a sua actividade enquanto laboratório de alternativas de financiamento, com o objectivo de facilitar o acesso ao financiamento por parte dos empreendedores, democratizando desta forma o acesso ao crédito, sobretudo por parte de quem tinha mais dificuldade em conseguir aceder a este tipo de empréstimos, encontrando-se neste momento numa fase de disseminação por outras regiões do País, através de uma parceria com a Minha Terra – Federação das Associações de Desenvolvimento Local.
O SIM assume-se como um sistema integrado que concilia formação empresarial, consultoria especializada e financiamento, factor essencial ao sucesso desta experiência, na medida em que, o acompanhamento e orientação prestados, reduzem significativamente o risco inerente ao desenvolvimento da actividade empresarial.
A implementação de um projecto com estas características é positivo para as Entidades financiadoras, já que existe uma triagem dos negócios, a realização de um estudo de viabilidade através do Plano de Negócios, uma taxa de juro preferencial e uma decisão no prazo máximo de 15 dias, bem como para os empreendedores tendo em consideração que o sistema irá permitir aumentar as suas competências, passando estes a terem informação e formação empresarial. O acompanhamento na consolidação do negócio, após a sua criação, é igualmente uma solução que ajuda a ultrapassar os problemas que sempre ocorrem no início destes processos.
Ao integrarem esta parceria, a ADIBER e a DUECEIRA assumem as suas responsabilidades enquanto entidades dinamizadoras dos processos de desenvolvimento local nos seus territórios, pretendendo atingir os seguintes objectivos:
- Permitir o acesso ao financiamento a públicos desfavorecidos;
- Dinamizar a criação de empresas nos Concelhos da sua área de intervenção;
- Adequar as soluções de financiamento à especificidade de cada empresa;
- Acelerar os processos de decisão nos micro-financiamentos bancários;
- Derrubar as barreiras constituídas pelas garantias, aquando dos financiamentos;


Poderá beneficiar do SIM qualquer pessoa, ou pessoas, cujo objectivo seja a criação de uma micro-empresa, sob qualquer forma jurídica, no território abrangido e que se constituam associadas da CCAM Beira Centro, a qual disponibiliza uma linha de crédito no montante de 500.000,00 € a aplicar nos Concelhos referidos.
A aplicação deste sistema permite a disponibilização de crédito até 75% do montante do investimento a realizar pela empresa, num limite máximo de 25.000,00 €, com um prazo de reembolso do empréstimo que será de 5 anos com carência de 6 meses, em rendas mensais de capital e juros, em que a taxa de juro protocolada será equivalente à Euribor a 6 meses acrescida de um spread de 2%.
O acompanhamento em proximidade que é conferido aos empreendedores permite estabelecer uma relação de confiança e de responsabilidade entre os diferentes intervenientes.
Pelo conhecimento que possuem dos territórios, dos seus problemas e suas oportunidades, as Associações de Desenvolvimento Local, neste caso a ADIBER e a DUECEIRA, serão um parceiro privilegiado para a dinamização desta iniciativa, que surge como complemento e reforço do trabalho que vêm desenvolvendo a outros níveis, como seja a implementação de outros regimes de incentivos, onde se destaca o PIC LEADER +, a aplicação das várias medidas do Mercado Social de Emprego, dirigidas a públicos desfavorecidos, o desenvolvimento de acções de formação, com a consequentemente necessidade de inserção no mercado de trabalho dos formandos, entre outras iniciativas.
As oportunidades estão criadas. Têm a palavra todos quantos pretendem desenvolver a sua ideia de negócio e deste modo contribuir para o desenvolvimento da sua Região.