segunda-feira, 27 de novembro de 2006

População de Góis com mais "Escolhas"

Góis é um dos concelhos abrangidos pela terceira geração do Programa Escolhas, que visa a inclusão social de 150 crianças e jovens, envolvendo 76 famílias.

O Projecto “Escolhas de Futuro”, em Góis, vai envolver 150 jovens, 76 famílias e 15 animadores e auxiliares de ATL. Trata-se de uma parceria da câmara municipal com uma dezena de instituições concelhias: Associação de Juventude de Góis, Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Góis, Centro Social Rocha Barros, Agrupamento de Escolas do Concelho de Góis, Centro de Emprego e Formação Profissional de Arganil, Comissão Protecção de Crianças e Jovens, Comissão Local de Acção Social, Santa Casa da Misericórdia de Góis, Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Alvares e Lousitânea.
A cerimónia de celebração dos protocolos de cooperação do Programa Escolhas foi presidida pelo ministro de Presidência, Pedro Silva Pereira, e contou com a presença de Maria Helena Moniz, vice-presidente da Câmara de Góis, cujo projecto é um dos 120 aprovados, a nível nacional.

Câmara e Adiber
Em Góis, o programa é promovido pela câmara municipal e gerido pela Adiber, Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra. O objectivo é responder a um conjunto de necessidades diagnosticadas nos documentos de planeamento no domínio social, educativo, igualdade oportunidades no concelho.
Em concreto, propõem-se as seguintes iniciativas: estudo acompanhado e orientado; criação de um espaço onde os jovens possam realizar as mais variadas actividades; implementação de um centro móvel digital, que percorrerá as freguesias do concelho; orientação dos jovens para ATL mais diversificados e orientados.
Em paralelo, pretende-se ainda criar um gabinete de acompanhamento e orientação psicossocial, que complemente a intervenção da CPCJ no acompanhamento de jovens e o apoio aos alunos das escolas do concelho. Isto implica, também, uma intervenção no seio familiar, contribuindo para a redução do insucesso escolar e combatendo o abandono escolar precoce. Por fim, projecta-se a criação de um incubadora de cidadania activa, onde funcione uma oficina de orientação profissional orientada para o trabalho de sensibilização e capacitação das organizações juvenis do concelho.

A terceira geração do programa escolhas

O Programa Escolhas visa promover a inclusão social de crianças e jovens, entre os seis e os 24 anos, provenientes de contextos sócio-económicos mais vulneráveis e problemáticos. A intervenção assenta em três eixos essenciais:

1. transformação de um programa de prevenção da criminalidade num programa de promoção da inclusão, numa lógica de solidariedade e de justiça social.

2. a lógica central do programa, na primeira geração, é substituída, agora, por projectos localmente planeados, concebidos, implementados e avaliados por instituições locais (escolas, centros de formação, associações, IPSS).

3. prioridade à inserção social de crianças e jovens descendentes de imigrantes e minorias étnicas, numa lógica integrada e que combata qualquer segregação, acreditando num modelo de sociedade intercultural, com respeito pela diversidade.


Áreas estratégicas

São quatro as áreas estratégicas:

1. promoção da inclusão escolar e formação profissional;

2. ocupação dos tempos livres e participação comunitária;

3. plena integração na sociedade de filhos e familiares de imigrantes e minorias étnicas;

4. inclusão digital dos jovens envolvidos, com formação e enquadramento de técnicos para criar Centros de Inclusão Digital.
in Diário As Beiras, de 27/11/2006

Etiquetas: ,