Associação Educativa e Recreativa de Góis
Uma das mais prestigiadas instituições deste concelho é a Associação Educativa e Recreativa de Góis.
Fundada no dia 1 de Outubro de 1939 por sete figuras proeminentes da terra - Dr. José de Paula Nogueira, Dr. Alberto Baeta da Veiga, Alfredo Élio Nogueira Dias, António Augusto Rodrigues, Augusto Rodrigues, Fernando José Ferreira e Eng. Álvaro de Paula Dias Nogueira - tem a sua sede no edifício onde funcionava o Cine teatro, na actual Rua Comandante Henrique Bebiano Baeta Neves.
No imóvel, que na altura se encontrava por concluir, foram também instaladas as dependências necessárias aos ensaios da Banda e do Rancho, bem como criadas as condições indispensáveis ao funcionamento duma moderna e acolhedora sala de espectáculos.
A Filarmónica de Góis, ressurgida em 1933, passa a fazer parte da Associação, com novos instrumentos e, à custa do esforço e competência de todos, sobretudo do seu talentoso regente António Campos, alcança um lugar de destaque no distrito de Coimbra, sendo considerada uma das melhores, o que ainda hoje se verifica.
Foi criado ainda um grupo coreográfico, ou rancho, formado por 16 pares, que cedo conquistou a capital com a sua actuação na repleta sala do Coliseu dos Recreios. Já não existe, embora reapareça de vez em quando com o mesmo traje, para reavivar a memória dum passado feito de bairrismo e perseverança.
Organizou-se uma comissão, integrando distintas senhoras do concelho, que um dia por semana, na sede da colectividade, confeccionavam vestuários e agasalhos para os mais carenciados, sobretudo velhos e crianças, a serem distribuídos no Natal em conjunto com alimentos, brinquedos e dinheiro. Neste âmbito, por volta de 1945, foi também instituída a Sopa dos Pobres, que funcionava na Casa de Caridade Rosa Maria.
Desde logo, a Associação preocupou-se com a criação de um corpo de bombeiros que prestasse auxílio, protecção e socorro sempre que fosse necessário. Assim surgiu a primeira Corporação de Bombeiros do Concelho de Góis
Salienta-se também a secção desportiva que integrava, no início, apenas uma equipa de basquetebol e outra de voleibol e que hoje conta também com o "Góis", clube de futebol que se encontra na 1ª Divisão Distrital e que desenvolve um interessante programa de incentivo a este desporto na classe infantil.
Em termos culturais e recreativos, esta Associação toma parte activa em todas as iniciativas que se vão realizando neste âmbito, numa cooperação que se quer dinâmica e criadora.
Contactos:
Associação Educativa e Recreativa de Góis
Rua Comandante Bebiano Baeta Neves
3330-316 Góis
Mail: aergois@gmail.com
Tel/Fax: 235 778 965
(Secção Futebol) - Tel. 235 771 477
Etiquetas: filarmónica, góis
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home