domingo, 29 de outubro de 2006

U.P.F. do Colmeal - 75 anos a servir um povo

No domingo do dia 24 de Setembro, realizou-se o almoço comemorativo dos 75 anos da Colectividade da Freguesia do Colmeal, que contou com mais de 220 presenças, que se deslocaram em transporte próprio ou nos autocarros vindos de Lisboa e do Colmeal.
Uma visita à bela vila de Óbidos serviu de ponto de encontro. Depois, uma breve passagem pelas Caldas da Rainha, a caminho do restaurante. À entrada, após os aperitivos, a Direcção ofereceu uma rosa a cada senhora, onde se verificou a presença de mais de 20% de senhoras em relação aos homens, o que é de enaltecer e de grande regozijo, se nos recordarmos que em tempos idos, estes almoços eram "só para homens".
Após o almoço iniciaram-se os discursos:
O primeiro a intervir foi o presidente da Direcção da colectividade aniversariante, António Domingos Santos, que com alguma dificuldade em escolher as palavras para um momento tão alto e tão importante da vida de uma colectividade, que dificilmente pode recontar uma história tão densa em pouco tempo, relembrou as recentes homenagens realizadas no Colmeal, e prosseguiu dizendo: "eram pessoas por demais apegadas às terras que os viram nascer, a quem, graças ao seu esforço, persistência, entusiasmo e muita tenacidade, ficamos a dever a abertura das estradas, depois o seu alargamento a alcatroamento, a construção de escolas, a instalação de um posto médico (que hoje não temos), lavadouros e fontanários, a eliminação das fontes de chafurdo, a instalação do telefone, a água e a luz, etc., etc.".
De entre os percursores do Colmeal, o presidente da União voltou a recordar os nomes de: "José Antunes André, Abel Joaquim de Oliveira, António Martins Mendes, Manuel Nunes de Almeida, José Henriques de Almeida e Manuel Martins, com a particularidade de cada um ser de diferente aldeia da freguesia, é para todos nós motivo de grande orgulho" - afirmou.
António Domingos Santos continuou o seu discurso dizendo: "Se nos reportarmos aos tempos idos em que Joaquim Fontes de Almeida, que foi o primeiro presidente da colectividade, ou de António Domingos Neves, de Manuel Martins da Cruz, de António Santos Almeida, ou mais recentemente de Fernando Neves, Marques dos Santos, Manuel Costa ou Henrique Mendes que desempenharam idênticas funções, apercebemo-nos das diferenças de estilos, das dificuldades encontradas, do trabalho desenvolvido e da mudança progressiva da fase inicial de melhoramentos e de protecção social para a actual fase de realizações de carácter cultural, social, associativo e recreativo.
Neste ano de aniversário a nossa freguesia encheu-se de colorido com a Canoagem no Ceira e a Caminhada subindo ao Cabeço do Gato.
O envolvimento dos residentes foi espectacular. A ajuda das entidades locais foi determinante.
Os forasteiros que nos visitaram ficaram encantados com as nossas paisagens, a gastronomia, o rio não poluído e o ar puro que respiraram, e sobretudo, com as nossas gentes que tão bem os souberam receber.
Dois cuzeiros no Zêzere, dois piqueniques nas Seladas, as Festas de Verão no Colmeal, tudo isto envolvendo algumas centenas de participantes, foram para nós dos momentos mais gratificantes enquanto dirigentes, pois demonstram que a União está activa, que as nossas iniciativas têm tido sucesso e que as pessoas gostam de estar connosco, como hoje aqui se pode comprovar."
Em seguida agradeceu aos que compõem a colectividade, à imprensa e a todos em geral pois deve-se a todos o dinamismo conseguido em prol do Colmeal e com o objectivo de ajudar ao desenvolvimento e engrandecimento da aldeia, da freguesia e, naturalmente, do concelho.
Registou ainda o facto de estarem presentes da Dr.ª Lisete de Matos e António Lopes Machado, os dois autores representados na Biblioteca da União, uma biblioteca que conta já com inúmeros livros das mais variadas proveniências, que foram chegando a esta biblioteca: romance, ficção, policial, poesia, aventura, banda desenhada, autores estrangeiros, autores portugueses, enfim uma grande variedade de escolha.
Continuou dizendo: "comtamos ainda proceder este ano à inauguração da nossa biblioteca, a Biblioteca da União. Irá funcionar, admitimos que temporariamente, nas instalações do Centro de Dia, até que se encontre local alternativo."
O líder da União referiu ainda que, o mandato encerra no dia 31 de Dezembro, mas que até lá estão já agandados: a inauguração da Biblioteca da União, o magusto pelos Santos e a habitual festinha de Natal.
Continuou ainda afirmando que, "algumas coisas ficarão ainda por fazer, como a requalificação do terreno da Cova - o nosso Parque dos Pioneiros.
Mas estamos crentes que o representante da Autarquia aqui presente saberá transmitir ao Senhor Presidente Girão Vitorino o que aqui viu, o que aqui se passou e que a União continua interessada em beneficiar aquele espaço para bem da comunidade residente e de todos aqueles que nos visitam."
António Domingos Santos continuou o seu discurso: "estamos a preparar a equipa para os dois anos que se avizinham. O rejuvenescimento é indispensável e salutar. O envolvimento de muitos sócios nas nossas iniciativas permite-nos encarar o futuro com optimismo".
E foi com um agradecimento geral, nomeadamente à autarquia, Casa de Concelho, instituições diversas e muitos outros que se despediu com um "obrigado a todos".
Depois, o Sr. Dr. Victor Duarte, Assessor do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Góis, em representação do presidente da Autarquia, referiu-se elogiosamente à União Progressiva da Freguesia do Colmeal e felicitou todos aqueles que têm trabalhado para o movimento regionalista.
O presidente da Junta de Freguesia do Colmeal, Henrique Brás Mendes, que durante muito tempo foi dirigente da colectividade em festa e acompanhou de perto o seu percurso, lembrou o trabalho desenvolvido pelo regionalismo na freguesia do Colmeal e relevou a acção de muitos dirigentes, que ao longo dos anos, passaram pela União.
Isaura Costa Fernandes, grande líder regionalista e presidente da Liga Pró-melhoramentos da Freguesia de Fajão, do vizinho concelho da Pampilhosa da Serra e também ela, sócia da aniversariante, recordou as relações de longa data, desde o início da fundação das duas colectividades e felicitou a União pelos seus 75 anos e os seus dirigentes pelo trabalho que têm vindo a desenvolver.
Manuel Duarte de Almeida, presidente da Liga de Amigos de Aldeia Velha e Casais enalteceu o trabalho feito pela União e congratulou-se pelo número assinalável de presenças na sala.
Seguiu-se António Lopes Machado, redactor de "A Comarca de Arganil" em Lisboa, que falou também pelo seu colega do "Jornal de Arganil".
Recordou o acompanhamento que tem feito, há pelo menos cinquenta anos, da colectividade em festa e do seu empenho no movimento regionalista. Lembrou nomes que ficarão para sempre ligados à União Progressiva e ao desenvolvimento da freguesia e do concelho. Destacou a acção desenvolvida pela actual Direcção, que tem sabido acompanhar a evolução e seguido o caminho certo, e a prová-lo, a sala cheia, demonstra que o regionalismo está vivo.
O Eng.º Fernando Pinto Caetano, presidente da Assembleia-Geral da União, encerrou a série de discursos agradecendo a presença de todos. Referiu-se elogiosamente ao empenho e trabalho desenvolvido pela Direcção e pela Delegação para que as comemorações tivessem o brilho que estava à vista e era bem evidente naquela sala.
Seguiu-se a entrega, a título póstumo, de placas alusivas ao aniversário da colectividade, a três ex-dirigentes: Manuel Martins Barata, Fernando Henriques da Costa e António dos Santos Almeida (Fontes) foram recordados pelo seu passado, como grandes regionalistas e como HOMENS, que muito deram de si, para que o desenvolvimento fosse possível nas nossas aldeias.
Toda a assistência, de pé, lhes tributou uma fortíssima salva de palmas.
Entregues placas aos sócios com mais de cinquenta anos de associados e que estiveram presentes no almoço. Os restantes, ausentes por diversos motivos, receberão as placas oportunamente. Sendo assim contemplados com essas medalhas: José Nunes de Almeida, com 68 anos de associado; Abel Nunes de Almeida, com o mesmo tempo; Eduardo dos Santos Ferreira, com 66 anos de associado; Fernando Nunes Paiva, com 64; António Ferreira Ramos e Fernando Alves Caetano, com 62; António dos Santos Fernandes, com 57; Manuel de Assunção Almeida, com 56; Joaquim Luís Pinto, com 55; Manuel Nunes de Almeida e Maria Eugénia de Almeida Brás, ambos com 53 anos de associados; Armando Marques Brás, Jaime Martins Almeida e António da Costa, cada um com 52 anos de associados; e com meio século de tempo completado como sócio da União, foram contemplados: Amílcar de Almeida, Manuel Mendes Domingos, Albano Neves Silva e Mário Mendes Domingos.
Seguiu-se a entrega de placas às entidades e colectividades presentes.
Houve baile e um grande bolo de aniversário, tendo todos participado, com bastante entusiasmo e alegria, cantado os parabéns e brindado à União, terminando assim um dia que ficará memorável na vida da colectividade.
in O Varzeense, de 15/10/2006

Etiquetas: