quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Góis: Negócio entre a Câmara e a ADIBER ameaça agitar campanha autárquica

A Câmara Municipal de Góis (CMG) deliberou, anteontem, exercer o alegado direito de voltar a ser proprietária de uma parcela da quinta do Baião, vendida à ADIBER em 2007, sendo a decisão capaz de agitar os últimos dias da campanha para as eleições autárquicas, apurou o “Campeão”.
Ouvido pelo nosso Jornal, o presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, José Cabeças, disse que vai ser pedida ao Tribunal Administrativo a anulação da medida camarária.
Da autoria dos cinco membros da CMG, a deliberação foi tomada com base num acordo onde está inscrita uma cláusula de reversão. Os edis (três eleitos pelo PS e dois pelo PSD) consideraram pertinente a tomada de decisão, tendo invocado que a ADIBER não desencadeou, até segunda-feira, as obras que alegadamente se comprometeu a efectuar na quinta do Baião.
Num gracejo, José Cabeças (PS) disse ao “Campeão” que a deliberação é da autoria de quatro autarcas do PSD e de um camarada dele (o presidente da CMG, José Girão Vitorino).
A medida da edilidade foi tomada por Girão Vitorino, Diamantino Garcia e Helena Moniz (eleitos pelo Partido Socialista), Graça Aleixo e Daniel Neves (autarcas do PSD).
A observação de Cabeças, antigo líder camarário, prende-se com a circunstância de dois vereadores eleitos pelo PS, Diamantino Garcia e Helena Moniz, se perfilarem para a reeleição (como independentes) numa lista do Partido Social-Democrata.
Outrora militante socialista, Garcia, que se candidata à presidência da CMG pelo PSD, tem como opositora Lurdes Castanheira (PS), ex-vereadora e secretária da Direcção da ADIBER.
Graça Aleixo, jurista, candidata à presidência da Assembleia Municipal de Góis, disse ao nosso Jornal que a ADIBER não efectuou aquilo que se tinha comprometido a fazer. José Cabeças declinou comentar, tendo remetido para o propósito de impugnação da deliberação camarária.
A vereadora independente eleita pelo PS, Helena Moniz, candidata à reeleição na lista do PSD, considera tratar-se de um processo pautado por “falta de diálogo” e “com intromissão de questões pessoais”.
“A minha única bandeira é a de Góis, escusam de me chamar troca-tintas”, rematou Helena Moniz, em declarações ao “Campeão”.
Embora a ADIBER usufrua há nove anos da referida parcela, só em 2007 foi outorgada a respectiva escritura, e a isso não terá sido alheio um clima de relativa conflitualidade entre o presidente cessante da CMG, Girão Vitorino, e o seu antecessor, José Cabeças.
A parcela, que poderá voltar a ser propriedade da Câmara Municipal, foi vendida por 250 000 euros, mas a ADIBER tem reclamado, pelo menos, 312 000.
in http://campeaoprovincias.com

Etiquetas: , ,

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Esta gente da Adiber, como se vê, não têm respeito por ninguém. Nem por aquilo que assinam. Quando compraram a quinta há dois anos, comprometeram-se a realizar obras no periodo de dois anos, sob pena de devolução do espaço à Câmara. Está lá escrito e foi assinado de livre vontade ninguém foi obrigado. Agora não querem cumprir o acordado, o que vem provar aquilo que toda a gente sabe em Góis. Ou seja, a Castanheira quer ganhar as eleições para desfazaer esta obrigação da Adiber, e para arranjar dinheiro que tape os buracões financeiros da Adiber e da Santa Casa. Se queriam provas, aí estão elas...

01 outubro, 2009 20:42  
Anonymous Anónimo said...

A Adiber já deu emprego a centenas de pessoas. Apoio centenas de projectos particulares, de freguesias e câmara municipais. Promoveu formação tambem a centenas de pessoas.

Claro que a sua Direcção não esteve sempre bem mas daí a liquidar a ADIBER, é de gente que com certeza coloca os interesses pessoais e politicos acima dos de Góis.
Lamento isso.

01 outubro, 2009 21:36  
Anonymous Anónimo said...

Alguém sabe explicar onde fica a residência do candidato à JF de Alvares? O cidadao Vitor de Jesus Marques mudou a residência oficial declarando que mora em Alvares. Até agora ninguém de Alvares consegue perceber onde... Era bom tirar isto a limpo. Prestar falsas declarações é crime...Será mais um?

01 outubro, 2009 22:00  
Anonymous Anónimo said...

PSD quer ganhar a todo o custo mas não vai conseguir

01 outubro, 2009 23:58  
Anonymous Anónimo said...

Esta oposição anda doida:)
Só falam em situações de superior interesse para o concelho... Ou será de superior estupidez?

Não se assustem afinal em Alvares está ganho pelos novos PSD's, ou não será bem assim?

02 outubro, 2009 00:11  
Anonymous m.ferreira said...

(21:36) Adiber deu emprego a centenas de pessoas?Dá emprego a uns poucos!
E alguém está a falar na liquidação da Adiber?Nem pó!Acho que está equivocado,queremos ver a Adiber continuar!
E cursos,formação(quanto aos projectos não sei)!!!???Espremidinho na mão,resultarm em que empreendimentos efectivamente?Nada,só a ilusão de emprego miuto temporário.

(22:00)O enferm Vitor deve estar a viver na casa do Cabeças!!!!
A culpa será do Vitor que o deixou recenciar?Ou pasaram a perna ao Vitor?

(00:11)Mas de que oposição fala este senhor?
Não estou a perceber nada!Seja mais especifico s.f.f.

03 outubro, 2009 23:39  
Anonymous Anónimo said...

Andavam tão participadores os apoiantes da LULU e agora andam tão calados?????
Não interessa não é?????!!!!!!
Pois pois!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

05 outubro, 2009 20:11  
Anonymous m.ferreira said...

Quando me refiro a: se a culpa é do Vitor ou se lhe passaram a perna,estou-me a referir ao Vitor Duarte.
Porque se o Enf Vitor(candidato do PS)vota lá em Alvares deve estar a morar na casa do dr Cabeças!

05 outubro, 2009 23:47  
Anonymous Anónimo said...

Passar a perna ao Victor Duarte é facil, ele é baixito!

Agora fazia aqui camapanha á PSD e diziam umas cenas maradas e acusava rabadas empalhadas... mas isso é campanha porca e negra punivel nas mesas de voto. É certo que apetece responder na mesma moeda mas...

Força PS.

06 outubro, 2009 10:34  
Anonymous Anónimo said...

Fazias aqui campanha á PSD?

Tem juizo.
Ou tás desvairado ou tens memória curta!Qual é?
Se há muitas coisas que além de verdades(umas sim,outras não sei)não deviam ser assim discutidas,mas sim discutidas. E não é á PSD.É certo que não são santos!
Mas já fiz muitas campanhas e sofremos na pele muita má lingua.
Já puseste a hipotese de ser um PS que anda na campanha do PSD?
Acredito mais que seja isso!

08 outubro, 2009 21:11  
Anonymous Anónimo said...

O "Damião de Gois" boicota!
De vez em quando está quase 24h sem publidar os comentários

08 outubro, 2009 21:19  

Enviar um comentário

<< Home