quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Para Memória Futura

Estão lançados os dados para mais uma disputa eleitoral autárquica em Góis. Apresentam-se ao eleitorado três listas: PSD, PS e PCP. Até aqui tudo normal mesmo considerando que a candidatura do PCP é completamente inócua e irrealista, não se percebendo muito bem que objectivos eleitorais persegue este partido numa terra como Góis, apresentando como candidatos pessoas oriundas da cintura industrial de Lisboa. Esta gente sabe onde é Góis? Fica a pergunta.
Analisemos pois as outras duas candidaturas que são as que nos interessam, dado que uma delas vai governar os destinos do Concelho nos próximos quatro anos. Numa primeira abordagem, agora que se conhecem os protagonistas, devemos assumir que estas eleições são completamente diferentes de quaisquer outras que se disputaram no passado.
O PSD apresenta à Câmara Municipal, nos primeiros lugares, três candidatos que vêm directamente da estrutura governativa do PS. São os actuais, vice-presidente, vereadora da cultura e chefe de gabinete do presidente, respectivamente por esta ordem. Não são gente do PSD, nem nunca foram, tendo integrado pelo menos duas eleições vencedoras pelo PS nos mandatos imediatamente anteriores. Para além disso continuam a referir publicamente o facto de não terem abandonado a ideologia socialista, mesmo corporizando agora a candidatura pelo PSD.
Para conhecimento do eleitorado e no sentido de afastar muita da opacidade que envolveu todo o processo político, importa esclarecer como é que esta solução foi estabelecida, ou imposta.
No cerne da questão está uma fractura bem visível nas hostes do PS local, cuja actual direcção, duma forma muito discutível, decidiu afastar muitos dos que se envolveram na última candidatura do Sr. Girão. Como há quatro anos a escolha do líder foi avocada pela distrital do PS e imposta à concelhia da época, (que defendia outro candidato, recorde-se), os “derrotados” da altura decidiram barricar-se numa postura de desafio interno que teve sucesso, na medida em que, desta vez, a actual distrital ratificou e avalizou as escolhas locais.
Este facto, que estreitou claramente a área de suporte político e social do PS, através duma radicalização extemporânea e algo retrógrada, levou este partido a afastar a hipótese de candidatura aos protagonistas do actual poder, que, não tiveram outra alternativa senão procurarem outra força política que lhes permitisse prosseguir.
Estava o PSD ali à mão, sem nada que se visse para ir a jogo, e, portanto bastou estabelecer os contactos e concretizar o acordo. Simples, aparentemente.
Temos assim uma candidatura do PSD, que se apresenta como herdeira do actual poder, baseada numa ideia de renovação e continuidade, e uma candidatura do PS, na posição típica de desafiante, quando de facto ainda é o partido suporte da Câmara em exercício. Ora, isto é a inversão política completa do que deviam ser estas eleições, e está a provocar uma instabilidade social e eleitoral difícil de gerir, por força das ligações cruzadas existentes e do desmoronar de algumas lealdades políticas de longa data.
Para o futuro do concelho, que significado e que consequências pode ter este processo? Será isto mau? Entendemos que não, porque uma revolução tem sempre efeitos benéficos, a par de outros que o não são. Mas é preciso ter consciência da situação, do facto bem evidente de vivermos um período de viragem política e da construção, ou da sua tentativa, de uma nova base de apoio social e governativo para Góis.
Não esqueçamos que o PS leva trinta anos de poder efectivo em Góis, desde 1976, descontados os três anos da AD, entre 1980/2. Pela cadeira do poder, passaram já, por este partido, quatro presidentes. A ilação a retirar da história recente do Concelho é a de que, embora o PS seja o partido socialmente dominante, não o é duma forma absoluta, daí que sempre tenha necessitado e conseguido atrair gente de outras áreas políticas de forma a consolidar projectos autárquicos que se têm revelado vencedores. Saber se isso foi benéfico ou não para Góis, já é outro exercício intelectual e mais da área do combate político. Nós achamos que não, que o balanço não é muito famoso, mas, é só a nossa opinião.
A questão da base de apoio alargado, extravasando o suporte partidário restrito, é pois fulcral em Góis, e a sua efectivação determina a vitória ou a derrota eleitoral. Começa na constituição das listas, continua com o programa e campanha eleitoral, a que acresce a credibilidade que se consegue transmitir e firmar nos compromissos eleitorais internos e externos.
Desde já, são conhecidas as listas, ponto sobre o qual iremos reflectir. Comecemos pelo PSD. Tendo havido uma migração de candidatos e tendo sido objecto de acordo político com a Distrital, não se “discutem” os três primeiros. De facto assim é, porque manda quem pode, e tendo a Comissão Política Concelhia sido completamente afastada do processo decisório por falta de coesão, legitimidade e, essencialmente pela inexistência de qualquer projecto de candidatura própria, válida e consensual, isso não significa que os militantes não sejam informados ou consultados. E não o foram! Aliás em quase dois anos de mandato a Comissão Política não promoveu a realização de qualquer assembleia, o que é contrário aos estatutos do partido, mas também é um erro eleitoral crasso. Em ano de eleições os militantes não se tratam assim.
Portanto, não havendo um processo político partidário devidamente liderado pela Comissão Política do PSD, restava a solução pessoal, concentrando a responsabilidade global no campo decisório do candidato principal. Até isso foi conseguido, tendo-lhe sido adjudicada tal responsabilidade, facto de que podemos dar testemunho, porque nele participámos activamente.
A ideia norteadora era a de alargar o mais possível a base de constituição das listas, promovendo a sua integração por pessoas que, além das ligações partidárias, se afirmassem como representantes da sociedade civil e, não esquecendo a necessidade de dar uma cobertura territorial suficiente à candidatura. Nessa perspectiva, o perfil dos candidatos teria de passar pela competência pessoal e política, vontade de servir o Concelho e por possuírem uma boa imagem social. Com isto pretendia-se alterar a autêntica desgraça que foram as últimas autárquicas que produziram uma Assembleia Municipal e algumas assembleias de freguesia totalmente inoperantes. Alguns dos eleitos, quatro anos depois, ainda não perceberam o que andam ali a fazer! Isto é um facto comprovado, embora desconhecido da maioria dos Goienses, pois pelo seu lado, também têm desprezado olimpicamente qualquer participação cívica nas inúmeras reuniões públicas que se vão realizando durante os mandatos.
Ora, em nossa opinião, nada disto foi conseguido. Em resultado da delegação de competências feita pelo candidato, que se alheou completamente desta problemática, fazendo tábua rasa dos poderes que lhe haviam sido constituídos, acaba de escrever-se mais uma página obscura no PSD de Góis.
Isto porque as pessoas da Comissão Política a quem foi atribuído o poder discricionário de elaboração das listas à Câmara, fizeram-no da forma a que já estamos habituados, aproveitando para regular “contas” recentes e antigas, numa sanha persecutória inesperada e sem sentido, promovendo-se a si, aos amigos e aos familiares, sem cuidar dos aspectos fundamentais da credibilidade eleitoral. Analisem-se as listas e compreenda-se bem o que foi feito. Desta forma o PSD quer ganhar ou perder as eleições? Nós, francamente, não sabemos. Até porque alguns dos que estavam no processo imbuídos de boa-fé e sem pré-condições, foram enxovalhados ou preteridos. Ficaram os “negociantes” que trocam apoios por cargos, os contratantes de acordos subterrâneos e inconfessáveis, que giram à volta dos pequenos e grandes interesses da governação e do orçamento camarários. Cheira a poder e, quando assim é, há sempre gente que atropela tudo e todos.
Por outro lado e a outro nível, abdicar duma capacidade de decisão que se assumiu, com medo de enfrentar as eventuais consequências, deixando cair o poder na rua e permitindo a perseguição e queda dos apoiantes incondicionais é demonstrativo dum tipo de personalidade e duma forma de fazer política que nos desagrada e que não subscrevemos. Em política, como na vida, a coerência, o respeito pelas decisões e pelas pessoas é fundamental. Sabemos que é mais fácil não enfrentar os problemas e deixar para outros a sua resolução, mas não podemos esquecer que são comportamentos destes que minam a credibilidade do poder político e o respeito do Povo pelas instituições.
Temos muita consideração pelas pessoas que integram as listas e esta crítica não envolve a todos, como é evidente. Mas, à sua maior parte temos que dizer que ser autarca não é aparecer de quatro em quatro anos numa qualquer lista de candidatos. Lutar pelo Concelho, é estar “presente todos os dias”, intervir activamente nas questões, ter participação cívica na sociedade civil, conhecer o território e os seus problemas económicos, sociais e de estrutura. Aceitar fazer parte dum grupo, com o qual não se tem qualquer afinidade política, só porque nos afaga o ego, é duma vacuidade e soberba sem tamanho. O povo detecta muito bem estes truques e costuma penalizar fortemente as listas sem credibilidade e coesão políticas. E nós, que sempre pusemos em primeiro lugar o Concelho e a ideologia social-democrata, não podíamos aceitar de ânimo leve estes desmandos, por isso nos afastámos. Porque sempre estivemos com o Povo, que foi completamente arredado das listas em proveito de supostas elites que pouco têm dado à sociedade Goiense, assumimos publicamente as nossas divergências e afastámo-nos do processo principal relativo aos órgãos camarários. Outra coisa são as freguesias, mas já lá iremos.
Agora que tudo está decidido não há mais nada a fazer para alterar a situação. Mas apelamos para que o passado do PSD seja respeitado por esta candidatura. É preciso apresentar um programa eleitoral válido e fazer uma campanha que não envergonhe ninguém. Independentemente do resultado eleitoral, o partido que subscreve a candidatura tem um passado, que não sendo de vitória, é de esforço, realismo e verdade, que deve ser respeitado e engrandecido, na medida que nele está depositado o contributo político e pessoal de muita gente válida do Concelho. Gente que deu a cara algumas vezes em condições bem difíceis e que não se revê em muitas das escolhas que integram esta candidatura, e muito menos se revêem na forma autocrática e abusiva como o processo foi conduzido.
Em abono da verdade, devemos também referir que nos aflige a pouca dedicação que tem sido dada à elaboração do programa eleitoral, sem nenhuma participação exterior e sem a acuidade que a situação do concelho devia merecer. Provavelmente vai aparecer, em cima da hora, um programa feito não se sabe bem por quem nem com que objectivo (se é que ele existe), que ninguém vai ler. Ainda que isto seja um problema transversal de ambos os partidos, entendemos que esta forma de fazer política é desrespeitadora dos eleitores do concelho, e transfere o campo da decisão eleitoral para a área dos aspectos pessoais e subjectivos das listas concorrentes. De facto uma eleição sopesa também estas questões, mas não nos devemos afastar do essencial pois numa vivência democrática os métodos, os princípios e as propostas políticas têm, ou deviam ter, tanto valor como as pessoas.
A solução seguida pelo PS, de auscultar em debates sectoriais as achegas dos eleitores para integração no programa, também se nos afigura algo académica considerando o pouco tempo que medeia para a eleição. Sem dúvida que é um bom princípio de participação democrática, desde que feito com o devido resguardo temporal, mas nunca em tempo de campanha. Agora faz-se campanha, não se procuram alternativas nem acrescentos para o programa eleitoral. A não ser que não se tenha nenhum (!) e isto seja uma espécie de último recurso, mascarado de democracia participativa e exercício de cidadania.
Quanto às listas do PS, elas reflectem essencialmente alguma radicalização partidária e uma deriva à esquerda que, a persistir no futuro, não será benéfica, nem para o partido nem para o Concelho. Mas inclui muita gente válida que, não tendo nem vocação nem participação política activa, não deixa de ser povo de Góis. Esta realidade pode não produzir uma governação ideal, mas eleitoralmente é forte pelo envolvimento do povo anónimo e, tal facto, costuma ser determinante.
Também a candidatura à Câmara, onde pontificam nos lugares principais três funcionários públicos, tal como no PSD, nos deve sugerir alguma reflexão. O trabalho na Câmara Municipal é de gestão de verbas, processos e pessoas, e a falta de participação de alguém com experiência na área privada é uma pecha evidente que deve ser colmatada.
Por outro lado atribuir tudo quanto está errado na actual Câmara aos candidatos do PSD, como vem fazendo algum PS, além de não ser correcto, é eleitoralmente contra-producente. Ninguém deve ter medo de assumir as responsabilidades herdadas do passado, nomeadamente as que são próprias, pois, mal ou bem, há uma história construída e que não se apaga tão facilmente.
Resta-nos as candidaturas às freguesias. Pela análise que fazemos, verifica-se que as listas do PSD são substancialmente melhores do que há quatro anos em todas as freguesias. Aqui, porque se respeitou a diferença, a sociedade civil e o passado, fez-se um bom trabalho que, acreditamos, vai dar frutos políticos substanciais. Quando não se dá voz activa a malabaristas, os resultados aparecem. Eis a prova.
Não sabemos se conseguirão vencer as listas do PS, mas as perspectivas são muito agradáveis para as freguesias de Góis, Alvares e mesmo Vila Nova do Ceira e Colmeal, embora mais difíceis nestas duas últimas. Quanto ao Cadafaz talvez nem haja discussão, dada a supremacia evidente do PSD. Desejamos boa sorte para todos.
Terminamos, não desconhecendo que este texto poderá vir a ser polémico entre os Goienses. Mas atendendo ao nosso passado político, à nossa postura na vida e ao respeito que os nossos eleitores sempre nos mereceram, entendemos dar este contributo e esclarecer algumas dúvidas que, recentemente se têm colocado ao nosso posicionamento político.
Não se trata de mudar de campo nem de camisola. Tão pouco andar atrás de cargos políticos ou benesses eleitorais. Mas não vendemos facilmente a alma ao diabo, porque desde logo, temos muito respeito por nós próprios e pelos princípios políticos e sociais que nos norteiam, hoje como no passado. Também não queremos assumir qualquer posição de suposta superioridade intelectual ou política, o que seria ridículo. No entanto, não esquecendo que somos parte integrante do Povo anónimo e consciente deste Concelho, é justo que reivindiquemos para nós a liberdade de escolha e participação que sempre considerámos nos outros.
Quanto aos apoios eleitorais expressos ou à orientação de voto, que cada um decida de acordo com a sua consciência e livre arbítrio. Pela nossa parte, entendemos que, quando está em causa o futuro imediato do Concelho, isso implica directamente com cada um de nós, sendo uma obrigação cívica a que não nos devemos furtar. Acresce que, considerando os factos, não nos sentimos obrigados a respeitar lealdades partidárias que ninguém pediu. Deste modo, fica evidente que o melhor juiz nesta causa é pois, o nosso próprio, ponderado e livre discernimento.

Góis, 21 de Setembro de 2009

Silvino Simões Martins
in www.jornaldearganil.net

Etiquetas:

37 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Dar uma no cravo outra na ferradura... bem antes este PSD do que o meu amigo Vitó.
Atenção eu votarei em branco!

01 outubro, 2009 00:56  
Anonymous Anónimo said...

O texto está bem escrito e mostra uma verdade crua: que a política no nosso país é muito suja, baseada em jogos de interesse Eu creio que se estes lugares públicos não fossem remunerados( e com a crise é um valor acrescentado no orçamento familiar) não haveria esta guerra pelo poder.As intrigas vão ser muitas, os ódios pessoais também e as promessas ainda maiores. Como o Sr Silvino afirmou, muitos dos eleitos nem saberão o que devem fazer do cargo, o que é preciso é que venha algum no fim do mês.Será que 10% dos eleitores votarão em consciência com os programas de campanha ou, pelo contrário, votarão apenas clubisticamente , sem querer saber da competência de quem elegem?

01 outubro, 2009 07:58  
Anonymous Anónimo said...

Um comentário deveras elucidativo de quem está sentido, com razão. Nobreza e seriedade nas palavras. Ausência de manipulação. Convicções fortes, condimentos desprezados pelas lideranças partidárias que favorecem os oportunistas e fanfarrões.

As actuais candidaturas às eleições autárquicas são um paradigma de quanto reles, mesquinho e rúfia o exercício da política pode descer. Mais que os cidadãos estupidamente ostracizados, os habitantes do Concelho de Góis deviam sentir vergonha.

01 outubro, 2009 09:40  
Anonymous Anónimo said...

O que esperar da campanha local depois do exemplo dado na campanha nacional para a assembleia da república?E, neste dia e a esta hora, as tricas ainda não acabaram com a comunicação social a empolar factos , lançando achas na fogueira ;tudo em nome, não de uma verdade, mas sim de maiores receitas de vendas de jornais ou de audiências.Será preciso dizer mais?

01 outubro, 2009 12:56  
Anonymous Anónimo said...

Não te deixaram ir em 4º`na lista da Câmara, deste mais uma vez de frosques... e não querias lugares ou posições..? Coitado!

01 outubro, 2009 13:39  
Anonymous Anónimo said...

Já cá faltava a má-lígua! Aí estão eles! É sempre assim...

01 outubro, 2009 15:26  
Anonymous Anónimo said...

Para quem não conhece as listas às freguesias, chamo a atenção para a lista do Colmeal: este senhor ocupa o segundo lugar para a Assembleia de Freguesia do Colmeal e em primeiro vai o sr. Hermenegildo João da Silva, como sabem esteve ligado ao PS mais de... pasmem-se...30 anos!!!!!!!!!! Ocupou o cargo de Presidente de Junta por esse partido quase esse tempo todo. O Sr Silvino quer queira, quer não,é conivente com a actual situação da politica em Góis, aliás até tem um papel nesta novela!!! O senhor Silvino concorre ao cargo de Secretário da Junta de F. do Colmeal!!!! Logo desta freguesia tão pequenina, e onde o senhor Silvino passa de 4 em 4 anos!!!! aHHHHH!!!!! E escolhe o dia, 26/Setembro, em que é estritamente proíbido fazer política, para uma visita à Freguesia do Colmeal com o objectivo de fazer o manifesto eleitoral conjuntamente com a sua equipa.
Realmente o estado da politica concelhia actual não é o melhor e será recordado por muitos e muitos anos.

01 outubro, 2009 16:23  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou tão PS como este sr é PSD...
Claro que idiologicamente discordo de algumas coisas. Mas tal como eu assisti a cenas no passado dentro do meu partido, tambem ele assiste dentro do seu e discorda democraticamente. Por vezes é meio doido no discurso directo mas faz-se perceber muito bem no discurso escrito. Ele continuará PSD e eu PS. Não apelou ao voto no PS nem virou a casaca mostrou-se sóbrio quando os seus companheiros mostram uma maluquice tremenda...
É o melhor que o PSD Góis tem para oferecer, merecia outro reconhecimento

01 outubro, 2009 16:32  
Anonymous Anónimo said...

Antena - Eólicas nos Penedos
Caro amigo

Infelizmente, não é só essa antena que irá estar no futuro nos nossos Penedos de Góis.
Segundo consta, foi dado parecer positivo para a instalação de Antenas Eólicas nos Penedos de Góis, por parte, Junta de Freguesia de Góis, e ainda mais grave, por parte da Câmara Municipal de Góis, em plena campanha autarquica.
Aguarda-se só o final das eleições para sua formalização.
Dever-se-á a todo o custo impedir mais este atentado no nosso património natural.
FP
in http://penedos.blogs.sapo.pt

01 outubro, 2009 20:11  
Anonymous Anónimo said...

Eh pá! Parece que no Colmeal já há gente à rasca... Silvino vai-te a eles que os Ps do Colmeal sãoo fraquinhos...
e quem será este anónimo valentão que chama doidos aos outros, mas econdido?...

01 outubro, 2009 20:16  
Anonymous Anónimo said...

Há alguém com aflições ali prós lados do Colmeal. Mas tem uma coisinha que eu não percebo. As eleições só são no dia 11 de Outubro eno dia 26 de Setembro não se podia fazer política?!!! Tá tudo doido! No dia 27/9 foram as aleições do governo não foi da Câmara! Parece que em Góis, já não se pode ir à rua quando queremos...

01 outubro, 2009 21:07  
Anonymous Anónimo said...

À Comissão Nacional de Eleições têm chegado inúmeros pedidos de esclarecimento sobre a possibilidade de realizar, no fim-de-semana da eleição da Assembleia da República, actos de campanha eleitoral no âmbito das eleições autárquicas.
Determina o artigo 141º da LEAR com a epígrafe «Propaganda depois de encerrada a campanha eleitoral» que: Aquele que no dia da eleição ou no anterior fizer propaganda eleitoral por qualquer meio será punido com prisão até 6 meses e
multa de 2,49 a 24,94 €.
Esta disposição legal tem como razão de ser preservar a liberdade de escolha dos cidadãos e incide no dia designado por «dia de reflexão» e no dia da eleição,
procurando impedir qualquer forma de pressão na formação da vontade do eleitor.
Ora, a propaganda eleitoral envolve, nos termos do artigo 61º do mesmo diploma, toda a actividade que vise directa ou indirectamente promover candidaturas, seja dos candidatos, dos partidos políticos, dos titulares dos seus órgãos ou seus
agentes ou de quaisquer outras pessoas.
Trata-se, pois, de um conceito material, e não de um conceito subjectivamente determinado, que abrange actividades do mais diverso conteúdo e que, em última
instância, são passíveis de influenciar, ainda que indirectamente, o eleitorado
quanto ao sentido de voto.
Nessa medida, qualquer acto de propaganda, dirigido ou não à eleição a realizar, pode perturbar a reflexão dos cidadãos eleitores e é causalmente adequado a alterar o seu comportamento nas urnas.
Pelo que a proibição de propaganda na véspera e no dia da eleição abrange qualquer tipo de propaganda, independentemente de se destinar ou não ao acto
eleitoral em concreto.
Deste modo, e com vista à eleição da Assembleia da República, o dia anterior ao acto eleitoral e o próprio dia da eleição devem ser preservados de qualquer actividade ou mensagem eleitoral, designadamente das que forem promovidas por forças partidárias ou políticas, incluindo as que tenham por objecto a eleição dos
órgãos das autarquias locais.

Conclusão
É proibido, por força do disposto no artigo 141º da LEAR, a realização de qualquer actividade de propaganda eleitoral na véspera e no dia da eleição da Assembleia da República, independentemente de se dirigir ou não àquele acto eleitoral, designadamente a que possa envolver candidaturas às eleições autárquicas.
22 de Setembro de 2009
Comissão Nacional de Eleições

01 outubro, 2009 21:34  
Anonymous Anónimo said...

Muito bem.
Afinal não sei para que é que o Candidato do PSD à presidância da Assembleia de Freguesia do Colmeal diz ser "advogado" se juntamente com os seus colegas da lista comentem este tipo de atropelos às Leis deste país.
E diz o Hermenegildo que o Bibi irá garantir a total legalidade nos assuntos da Junta....

01 outubro, 2009 22:15  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelo esclarecimento. Mas o problema é o mesmo de sempre. O que é propaganda? Ir ao café? Fazer um passeio de pé ou de carro? Distribuir papéis? Como fazer nesse dia? É que eu estive num almoço da Rádio Clube de Arganil nesse dia, como mais 300 pesoas, incluindo a candidata do PS à CMGóis. Estava toda a gente a fazer campanha nesse almoço? E não se podia falar de política? Pelo que vi ela não fez foi outra coisa, inclusivé à minha frente, pois havia muitos velhinhos para contactar.
Bem, parece que só no Colmeal é que era proibido circular! Em Góis, já estava tudo bem. É o que digo, anda tudo maluco...

01 outubro, 2009 23:22  
Anonymous Anónimo said...

Ó Silvino mas convinhamos que o teu texto contraria essa posição no Colmeal... Então estás ao lado dos ex PS e do presidente da concelhia PSD, ou não?

02 outubro, 2009 00:18  
Anonymous Anónimo said...

Propaganda em dia de eleições é aquilo que o sr monteiro faz à porta da escola de Vila Nova do Ceira em dia de eleições! Ainda no último dia 27 lá estava ele! Recomendações de última hora, pressõezinhas com duas semanas de antecedência ou simplesmente gosta de poisar por ali?! Haja vergonha! Pessoas como estas deviam ser vedadas à política.

02 outubro, 2009 09:57  
Anonymous Anónimo said...

Voces são muito giros!Se vai é porque vai,se não vai é porque não vai,etc,etc.Eu moro aqui nesta pequena freguesia(em numero de habitantes)e vos garanto que vejo cá mais vezes o sr.Silvino durante o ano do o candidato do PS;e que muitos dos que estão para aqui com estas conversas da treta.E tenho votado sempre PS,mas já que estamos em maré de mudar,desta vez vou votar PSD.Como tenho acompanhado o PS,voces sebem bem o que é que também temos feito na véspera e até no dia das eleições?!Ou tem memória curta?Lembram-se quando o dr Cabeças pegou no megafone e subiu pra carrinha a ameaçar que se perdessem a freguesia curtava isto e aquilo,nas costas da caravana do PSD,quando foi chamado ás pressas porque o resultado iria ser pro Manel da eira?Aí aí!

02 outubro, 2009 15:24  
Anonymous Anónimo said...

"Propaganda em dia de eleições é aquilo que o sr monteiro faz à porta da escola de Vila Nova do Ceira em dia de eleições! Haja vergonha! Pessoas como estas deviam ser vedadas à política"
Então e os outros que por lá estavam? Por acaso, quando fui votar, não estava lá o Sr. Monteiro a cumprimentar ninguém. Estava "outro" e não era a cumprimentar, que nem para isso têm delicadeza.

03 outubro, 2009 15:15  
Anonymous Anónimo said...

à imagem do 1º comentário deste post, apetece-me dizer: Eu também votarei em branco.
No entanto... a culpa, de não ser apresentado ninguém com a credibilidade de todos (o que seria impossível), não será, também, nossa?
Quando me bateram à porta, à uns meses atrás... sabem o que eu disse? O mesmo, que muitos dos que por aqui andam, de "língua afiada".
_ Desculpem mas não me metam em politiquices. Não quero ver a minha vida exposta nem a minha família amesquinhada nos próximos meses. Dei esta desculpa porque não me acho com capacidade? Não! Até porque, se fui uma das primeiras escolhas para uma das listas, é porque quem me conhece, me queria "lixar" com o difícil trabalho pela causa pública. A verdade é que não me estou para chatear, nem para passar por esta "arruacice". E agora? Reclamo que não há ninguém que ache competente para nos representar nos próximos 4 anos? Pois... a culpa é de muitos de nós. Talvez todos os que por aqui desdenham, tenham tido, à minha semelhança, a sua falta de "tomates" para aguentar estas pressões eleitorais.
Apetece-me votar em Branco... sim!
Mas, não o farei.
Votarei PS, para que a nova equipe, tenha oportunidade de mostrar o que valem e do que são capazes quando tiverem o poder de decidir por nós.
Porque a anterior equipe de PS, agora a encabeçar a lista do PSD, já teve tempo para mostrar do que foram capazes, nos últimos 8 anos. É preciso trabalhar mais. E, aos dirigentes é pedido que trabalhem 24h por dia, todos os dias do ano. Ser dirigente não é ter um emprego e um horário de trabalho, mas a responsabilidade de "servir" uma comunidade e de estar atento 365 dias por ano a quem se comprometeram representar.

03 outubro, 2009 15:43  
Anonymous m.ferreira said...

Estava a ler o ultimo comentário e a acha-lo interessante,mas de repente "partiu-se a loiça".
Então o amigo"tem capacidade,foi uma das primeiras escolhas,queriam-no lixar,etc.Não se quis meter em politiquices,não quis expor a familia,e não tem tomates e não se quer chatear!
Até aqui tudo certo!Ò meu amigo(amigo é uma força de expressão)onde tem andado?vota PS porque é socialista.
Agora nova equipa?!De todos os elementos da lista á camara só o 2,8,9 é que acho que são novos nisto e na assemb municipal dos primeiros 6 só 1 é novo.
Onde votou no domingo?Onde votou nos ultimos 3 mandatos autárquicos? PS não foi? Quer votar PS,vote!Não esteja é a tentar iludir-se para o fazer,nem a armar-se em vitima para com quem o conhece!
Louve quem tem a coragem de se meter nestas andanças!Quem está a expor as suas familias que noram cá!Sim,porque a candidata o 2,4,5,6o não moram cá e as familias também...
Ponha os tomates e dia 11 encha-se de coragem e vote PSD!

03 outubro, 2009 18:10  
Anonymous Anónimo said...

Não me lixem ó PS' do D!?

Que raio de lista para a Assembleia é a vossa?

Além de assabarcarem os 3 primeiros lugares do taxo, para continuarem sentadinhos no poleiro quentinho, qual é propjecto para esta santa terrinha? Qual é a vossa ambição? Continuidade?

Ide trabalhar, andor, andor.

Venha lá a Lurdinhas.

04 outubro, 2009 12:01  
Anonymous anagois said...

12:01 Qé quela te prometeu???
A lista não é grande coisa!!!
Tens toda razão!È vida!
Mas as do teu PS,são muito piores!
E qual é o projecto do teu PS para esta santa terrinha???Parceria com as aguas do mondego?revisão do PDM?reinstalar os serviços da camara nos paços do concelho?assumir compromissos de fazer boletins municipais?e pelos vistos dar mais cerca de 18 mil contos(90mil euros)como no ultimo ano ao zé duilio?e blábláblá!!!!!
Ainda não vi o PSD,mas sei que não vai ser tão mau como o do PS porque não é possivel!
Lê com alguma atenção o do PS,já que o tens!
E venha lá o PSD do Diamantino!
Não Não Não Lurdes Castanheira!

04 outubro, 2009 15:24  
Anonymous Anónimo said...

18000 mil contos ao Zé Duilio?????
Mas o quê?????
Então os electricistas da Câmara o que é que andam a fazer? Nada? É melhor correr com eles para o desemprego.
Porque é que não abrem concurso para meter o Zé Duilio na Câmara, punham umas massas aos cofres.
Agora é que estou a ver porque é que o último electricista a entrar para a câmara é um tótó de primeira. Se fosse um "expert" na matéria podia acabar com este belo tacho.
Ah, mas nos 18000 mil contos havia muito material aplicado nas obras. Correcto.
Mas mesmo assim parece demais.
Faz lembrar aquela do mecânico que quando arranja um carro deixa sempre alguma "coisita" presa por um fio para voltar a apanhar o tanso na oficina.
Bem apanhada.

04 outubro, 2009 16:53  
Anonymous Anónimo said...

:-)

05 outubro, 2009 00:56  
Anonymous Anónimo said...

^ ^
( . . )
º
\-/

05 outubro, 2009 01:29  
Anonymous anagois said...

Sim,a avença e a facturação do material. Mas a facturação não tem nada a ver com a aplicação!
Ou porque é que acha que o Zé mudou de equipe?
È que só o actual presidente é que concorda com esta despesa.Nenhum dos vereadores o apoia! E como é o PRESIDENTE manda.

05 outubro, 2009 02:12  
Anonymous Anónimo said...

Então o electricista da camara é o filho do Ministro de Vale de Moreiro.
Aquele que entrou por cunha por ser uma familia PS,num concurso que deu muita polémica. È também aquele que está de baixa quase desde que entrou,porque se aleijou numa bicicleta fora do serviço e diz que agora ainda processou a camara porque o chamou ao serviço.
E agora que o pai voltou á politica nestas eleições(a apoiar a CANDIDATURA de LURDES CASTANHEIRA); das duas uma,ou está para ver se reforma o filho que só está doente pra trabalhar,ou pra ver se mete a nora que tem andado por lá também nuns POCs.
Eng Diamantino e Lena já é tempo de ideminizar o artista,despedilo e mandálo trabalhar!

05 outubro, 2009 02:32  
Anonymous Anónimo said...

MAS Ó MEUS ANORMAIS!?
Se o Zé recebeu esse dinheiro por prestar serviços á CM quem é que o deu?
Não é o Trio PSD’ que está lá há 4 anos?

O Victor Baptista era o maior…agora é um trafulha!
O Zé do Ílio era um gajo desenrascado e útil á câmara… agora é taxo!

O A. Cardoso era um bêbado irresponsável… agora ia p chefe de gabinete!
O Vitó era do piorio… agora serve para braço direito!

REALMENTE… só me faltava ouvir, da boca dos que lá estão, dizer mal dos últimos 4 anos PS em Góis…

AGORA JÀ NÃO FALTA NADA…

05 outubro, 2009 10:18  
Anonymous Anónimo said...

Não misturem e não batam mais no "ceguinho".

05 outubro, 2009 11:17  
Anonymous m.ferreira said...

Anormais salvo seja!!!!!
Veja lá se escreve algo que se perceba de jeito.Ou já tá
pingado?
1o-Não estive lá nestes ultimos 4anos.
2o-Quando se refere ao A.Carsoso e ao Vitó que são o piorio tem toda a razão. Agora chefes gabinete e braços direitos nem por sonhos isso é possivél.
3o-Vitor Batista só conheço da televisão e jornais.
4o-E trio PSD??? Não percebo.
5o-Pois,quando viram que era de mais e tentaram travar... Ora pergunte ao ainda Chefão se não é assim?
6o-Então e é TACHO MOR,já é do tempo do Cabeças e ACTUAL CANDIDATA.E já não é um tacho,é para aí uma cisterna! O Zé não andava sempre a promover comesanas(como anda agora com a doutorazinha)lá em casa!
Quando voce deixou de lá ver alguns dos elementos do executivo(há muitos muitos meses)foi quando travaram e o Zé não gostou!Mas o Chefe manda.
7o-E voce sabe bem que eles não andam a dizer mal "dos que lá estão"!

05 outubro, 2009 20:49  
Anonymous Anónimo said...

"Ceguinho"?
Casa nova,carros bons...Os filhos cada um com seu apartamento,a fiha e nora a irem todos os dias para Coimbra para a universidade,o filho e o genro a trabalharem com ele,todos a morarem lá em casa,que quando os lençois estão a secar mais parece uma residencial!
Agora "ceguinho"?! Tem é uma grande"vaca leiteira"que dá leite para sustentar aquela gente toda!!!!!!!! Ò Zé também te posso chamar pai?

05 outubro, 2009 21:02  
Anonymous Anónimo said...

Mas que familia de sucesso.
E grande.
Quem serão?

06 outubro, 2009 01:24  
Anonymous Anónimo said...

Olha! Agora já dizem mal também do Girão!
Faltam poucos dias já podem atacar o "chefe"...
Estes novos PSD são doidos.

06 outubro, 2009 10:56  
Anonymous Anónimo said...

Colegas anónimos tenham mais respeito e deixem o Sr. Girão em paz , bem basta o estado de saúde dele.
Penso que é o minimo que poderam fazer...
Será que os restanres, não vos chegam para se intertrer?
Isto se não têm roupa para lavar e passar em vossas casas...
RESPEITEM O SR. GIRÃO P.F.

06 outubro, 2009 17:01  
Anonymous emp.d.C said...

Sr. Anonimo das 17:01,concordo com o que diz,mas o tal receber duas vezes o valor de uma so factura e receber assistencia de bombas que não existem e caso de policia! e se acha que o Vice e a Vereadora ainda não denunciaram,qual a razão e como descobriram e so chegar a junto deles exigir uma explicação. Boa noite e medite no caso!

06 outubro, 2009 23:27  
Anonymous Anónimo said...

Ó 17.01 isso é golpe baixo!
Se há alguém que lamenta a falta de saude do sr Girão,eu sou um deles!E ele bem o sabe!Agora o sr Girão ainda não deixou de vestir a pele do "lobo"e por isso não pode ser "cordeiro",não é?Só se está aui a fazer uma pequena abordagem de umas situações que precisavam ser justificadas e que ele dicidiu sozinho,e mais nada!
Que eu saiba o estado de saude dele não o levou a deixar a autarquia pois não!
Não podemos ter 2 pesos e 2 medidas!
E é de louvar o esforço que ele faz e que DEUS o ajude e BOAS MELHORAS e também para o Carvalho!
Um abraço do coração para estes dois amigos e boas melhoras!

07 outubro, 2009 01:11  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo 23:27.





CALATE!

ÉS BURRO!

07 outubro, 2009 01:14  

Enviar um comentário

<< Home