quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Colmeal - A União Progressiva comemorou 78 anos

A União Progressiva da Freguesia do Colmeal comemorou no passado domingo, 20 de Setembro, 78 anos de existência.
Continuando a integrar uma vertente de cultura nas suas realizações e na sequência do que tem sido feito nos últimos anos, o dia começou com uma interessante visita à Basílica e ao Palácio Nacional de Mafra.
(...)
Seguiu-se a visita ao Jardim do Cerco, construído e traçado entre o Palácio e a Tapada Nacional de Mafra, espaço que consegue aliar os valores arquitectónicos e ecológicos e onde se destacam os jogos de água com cascatas e lagos.
A agradável Quinta da Feteira acolheu todos os sócios e amigos, mais de duzentos e trinta,que se deslocaram de Lisboa e do Colmeal, e que quiseram estar connosco a comemorar o 78º aniversário da União Progressiva. A boa disposição esteve sempre presente o que é normal num acontecimento destes.
Antes de se iniciar o lanche, o Presidente da Direcção num breve improviso agradeceu a presença de todos e manifestou a sua satisfação por se estar a comemorar mais este aniversário.
Regozijou-se com a recente atribuição de Medalhas de Mérito do Concelho a três ex-dirigentes já falecidos - Martins Barata, Fernando Costa e António Santos Almeida (Fontes), lembrando que entre outros, também Simões Lopes, Martins da Cruz ou Monsenhor Duarte de Almeida são credores do reconhecimento pelo seu trabalho para o desenvolvimento da freguesia. Recordou os nomes de Manuel Costa, Fernando Neves e Henrique Mendes, que lideraram a Colectividade em períodos distintos, não deixando de enaltecer o trabalho de todos aqueles que na sombra ajudaram a Colectividade a chegar ao dia de hoje.
Referiu-se ao passado, presente e futuro da União, um currículo vasto e riquíssimo que ainda há pouco tempo serviu de base alguns formandos do RVCC na apresentação de alguns trabalhos finais. Enalteceu essas pessoas simples, que depois de um dia de trabalho ainda encontraram ânimo e entusiasmo para melhorar o seu nível de conhecimentos, o que prova que nunca é tarde para se aprender mais.
Estava ladeado por Catarina Domingos, a mais recente e também a mais nova dirigente da União e por Mariana Brás Costa e Silva, responsável pelo êxito alcançado com o “Espaço da Juventude” nas recentes Festas de Verão no Colmeal, o que pressupõe que nos jovens está a certeza de continuidade para a Colectividade.
Dirigiu palavras de grande apreço para António Ferreira Ramos, que após um longo internamento hospitalar, fez questão de estar presente no aniversário da “sua” União onde foi dirigente durante mais de cinquenta anos.
Após o lanche, os parabéns foram cantados por todos a fechar mais este capítulo no já longo historial da União Progressiva da Freguesia do Colmeal.
UPFC
in O Varzeense, de 30/09/2009

Etiquetas: