terça-feira, 25 de agosto de 2009

Falta um projecto mobilizador para o concelho de Góis

O momento que se está a viver é deveras convidativo ao apelo dos eleitores para que, nas autárquicas, votem nesta ou naquela lista consoante os credos, ou interesses pessoais, apelo esse que, à partida, traz uma grande carga de "partidarite", síndroma que a nível nacional é muito difícil fugir dela, mas no plano local é o que menos pesa e que menos lucidez traz a um pensamento objectivo. Quer por uma razão, quer por outra, não vamos, nem queremos entrar por esse caminho.
Contudo, num pensamento aberto e não intoxicado, aquilo que deve estar presente na orientação duma escolha, acertada, é a personalidade e o conhecimento do candidato, o modelo e o estilo da governação que pretende exercer, segundo o qual deve reunir um punhado de orientações (ideias) que lhe permite ver longe o alcance do programa que pretende implementar. Para tanto, necessita do seguinte:
-Deve, acima de tudo conhecer por dentro e de perto, o tecido social do concelho e consequentemente as suas carências e não apenas as franjas;
-Deve ter vontade própria, visão estratégica e uma postura diferente não arrogante mas assertiva e firme. Deve romper com "o estado de coisas" instalado. Acima de tudo, imunizar-se das intrigas e da má-língua e que grassam, que corrompem qualquer
governação e que tão má nota têm dado do próprio concelho.
-Ter carisma e muita coragem para implementar um modelo próprio de governação e não apenas de faz de conta.
A partir daqui, será necessário apenas encontrar uma equipa capaz, coesa e leal porque a oposição, seja ela qual for só se afirma no pior entendimento, quando dificulta e denigre todo um plano em execução. Infelizmente todos nós estamos habituados a ver qualquer oposição trilhar o caminho do "bota abaixo" em vez de ajudar a sua região de maneira digna e construtiva.
Basta passar uma vista d' olhos pelo Blogóis, que devia ser um exemplo de promoção e informação da zona e o que se vê, através de alguns comentários indecorosos é de facto de muito baixo nível algo que envergonha o cidadão comum, que só pode vir de gente ressabiada, mal formada e que ainda por cima se esconde na capa do anonimato! Esquecendo-se que a leitura destes…comentários pode ser em qualquer sítio e, a marca que fica disto recai sobre o nome de Góis!
Alguém, de bom senso, ou que ama a sua terra, pode entender isto como uma crítica construtiva e edificante??? Trata-se de algo que não fica muito bem dentro da liberdade de expressão, tenham lá paciência!
Ainda sobre o candidato que vier a ser eleito, é importante que tenha presente um modelo e estilo próprios, que vá romper com estereótipos velhos e "relhos", já gastos e que tenha a coragem de dar a cara. Todos sabemos que o concelho é muito extenso e disperso e que por isso lhe falta força identitária que unifique todo o território à volta dum projecto mobilizador.
E aqui, chegámos ao ponto nevrálgico, ou seja, à chave de toda a problemática que emperra e enferruja toda e qualquer dinâmica nova que se queira implementar. É urgente criar-se um projecto mobilizador e um símbolo à volta deste concelho, coisa ainda não conseguida e que só será possível à volta de um ideal. Haja coragem!!!
Adriano Pacheco
in Jornal de Arganil, de 20/08/2009

Etiquetas: , ,

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já os sufistas da antiguidade grega usavam este mesmo discurso que bem espremido não tem nada de concreto

29 agosto, 2009 11:39  
Anonymous Anónimo said...

mais um pouco os internautas do antigo egipto escreviam isso nos blogs, :-)

30 agosto, 2009 00:40  
Anonymous Anónimo said...

É! Este também anda à procura da quadratura do círculo. É preciso isto, é preciso aquilo, tem de se fazer assim e assado! Mas adiantar com questões concretas e projectos concretos, nicles...
Bem, isso também é só para quem sabe!

31 agosto, 2009 09:35  
Anonymous Anónimo said...

É isso mesmo: o sufismo referido pelo 1º anónimo e quadratura do círculo refrida pelo 3º, e que podemos resumir no estribilho daquela canção italiana ;paroli, paroli,solamente paroli

31 agosto, 2009 13:52  
Anonymous Anónimo said...

O dr. Cabeças queria trazer a Cadeia de Coimbra para o Rabadão Gois ficaria com mais mil Habitantes.
Ele era Esperto,assim ficava mais perto da Cadeia

01 setembro, 2009 01:04  

Enviar um comentário

<< Home