sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ESCOLHER AS PESSOAS E ESQUECER OS PARTIDOS POLÍTICOS

Importante nas eleições autárquicas é escolher as pessoas.

No novo momento eleitoral para os órgãos das autarquias locais, decisivo e ético é a escolha das pessoas certas.
Os candidatos podem apresentar-se integrados em movimentos independentes ou em partidos, mas estas estruturas são meros instrumentos formais dentro do sistema de eleição.
Não devemos esquecer que até há pouco tempo os partidos políticos não permitiam candidaturas independentes, monopolizavam toda a acção política e limitavam o espaço de cidadania.
Assim, as eleições autárquicas são, antes de mais, um verdadeiro acto de cidadania, de pessoa para pessoa, de eleitor para eleito.
Importante, sim, é escolher as pessoas que, até 2013, vão estar à frente do Concelho de Góis.
As candidaturas propostas, independentemente dos partidos, devem preconizar um conjunto de princípios e de grandes prioridades e assumir propostas políticas integradas em resposta às oportunidades e aos desafios que se colocam hoje ao Concelho.
Importante é serem capazes de corporizar a defesa do espaço municipal enquanto espaço privilegiado do exercício da cidadania, reforçar o papel do poder local de administração e gestão de proximidade, com a participação dos cidadãos goienses na própria gestão dos assuntos públicos.
Apenas as pessoas certas podem contribuir para a qualificação e o aprofundamento do poder local democrático e moderno, distanciado dos partidos.
As eleições autárquicas constituem o campo indispensável e insubstituível de participação das populações nas escolhas sobre o seu futuro, fora dos partidos.
Perante a actual crise política e partidária, o aprofundamento da cidadania e do poder autárquico permitirá a ampla concretização dos princípios democráticos que enformam a nossa sociedade.
As candidaturas autárquicas, independentemente dos partidos, devem responder ao conjunto dos anseios dos homens e mulheres que defendem os valores e os objectivos da sua autarquia e que se identificam com as mesmas propostas para responder aos desafios locais.
A integração e participação das populações devem realizar-se para além dos partidos, inclusive, através de todas as estruturas que promovam a abertura e incorporação das opiniões públicas locais e a interacção permanente com a sociedade civil.
As eleições autárquicas são escolhas de pessoas, de projectos e de ideais, mais do que escolhas político partidárias.
As candidaturas serão corporizadas por homens e mulheres, os quais se responsabilizam e comprometem perante todos e o voto é uma escolha que recai sobre as propostas feitas ao eleitorado pelas pessoas, incluídas ou não em partidos políticos.
A eleição autárquica avalia a apresentação de propostas políticas concretas e as pessoas que se apresentam como os mais capazes para a sua eleição e não este ou aquele partido político.
A participação democrática local envolve, por um lado, a criação de espaços que fomentem a interacção e a valorização de cada membro da comunidade e, por outro lado, o reconhecimento dos benefícios colectivos da sua participação efectiva no dia-a-dia do seu concelho e nos seus processos de decisão.
Assim, contrariamente ao colunista António Duarte, o importante são as pessoas e não os partidos políticos.
Góis pouco deve aos partidos e aos sucessivos Governos, antes o Concelho foi por eles abandonado devido ao seu reduzido número de eleitores.
Góis precisa é de escolher as pessoas certas.
Ninguém ama mais a sua terra que um Goiense.

Fernando Domingos, AGO 2009

Etiquetas:

25 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O modo de estar na vida, na política, no trabalho, ns família, etc. ajuda a caracterizar o caracter de cada um. O problema não é mudar de partido ou de convicções. Pessoas que à primeira dificuldade fogem, que não são capazes de lutar por aquilo que acreditam, que fogem ao diálogo, nunca deveriam ser presidentes de câmara. Esses foram colocados numa torre de marfim quando nasceram e nunca se aperceberam que lá foram as pessoas lutam, sofrem, passam fome, têm dificuldades. Góis já escolheu e escolheu bem a Lurdes Castanheira como a próxima P C. Lurdes Castanheira é uma presidente para todos os Goienses, sejam ricos ou pobres, poderosos ou humildes.

22 agosto, 2009 11:32  
Anonymous Anónimo said...

Sim meu amigo, mas mudar para manter tachos não! Tenha dó!

22 agosto, 2009 12:26  
Anonymous Anónimo said...

Dia 4 de Novembro lá vai até Coimbra ao Tribunal de Instrução Criminal a Dra.Lurdes e seu camarada Dr.Cabeças.
Testemunhas do Caso :
Sr.Girão
Engº Diamantino
O assunto parece grave mas meu Deus é um alto risco o PS depositar confiança nestas pessoas porque senão ganharem as próximas eleições legislativas,o assunto vai complicar para o sr.Vitor Batista.
Nós goienses agradecemos que nos tratem bem mas esta situação não é agradavel

23 agosto, 2009 00:45  
Anonymous Fernanda Lemos said...

A senhora Lurdes que teve que vir para Góis pela mão do seu Amigo...para ter um tachinho,tirando emprego a um Goiense, agora é a grande defensora dos pobres e não quer manter o Tacho? Esta é para rir. Por amor a Deus
Goienses abram os olhos e não se deixem enganar por Chicas Esperatas!

23 agosto, 2009 09:50  
Anonymous Anónimo said...

O meu ponto de vista:
A Dra. Lurdes é uma pessoa.
Há uns 20 anos, veio para Góis, como assistente social, à semelhança dos nossos filhos que por esse país fora, procuraram emprego.
Tal como os nossos filhos e familiares com construíram vida profissional, fora de Góis (e com isto não quero dizer que trabalhem na localidade onde residem. Pois já é rara a sorte de se conseguir emprego "debaixo da cama"), a Dra. Lurdes tem o direito a uma vida social, na localidade onde trabalha.
Por outro lado, se é arguida de alguma coisa, é porque algum trabalho desempenhou. Ao contrário de todos os cobardolas que falam... falam... mas sempre se negam a participar seja no que for. Assim, nunca serão arguidos.
A Dra. Lurdes, vai a Tribunal, porque trabalha, a justiça há-de julgar e punir as infracções. Acredito que o que se passa, tal e qual como em todas as coisas na vida pessoal e profissional de cada um de nós, nem sempre correm de acordo com o nosso esforço e empenho.
Entretanto, é uma mulher que, apesar de tantas maledicências, não foge às responsabilidades, nem se esconde quando alguém lhe coloca um desafio destes no caminho.
A quem nada faz, PARABÉNS! Nunca será chamado à justiça, nem sequer por ser um parasita da sociedade.
À Dra. Lurdes, desejo força até ao fim da campanha e coragem e exito para trabalhar para nós e nos servir nas grandes carências de Góis. Bem precisamos de QUEM SAIBA TRABALHAR.

23 agosto, 2009 19:48  
Anonymous Anónimo said...

Há muita gente a trabalhar na C.M.que não é de Góis, mas isso não tem mal algum, porque a Cm precisa de ter Bons técnicos, mas tachos todos querem é preciso é trabalhar.Agora até vai o namorado da filha do Diamantino fazer desenhos em Roupas para os funcionários que grande tacho!Ponham aí os olhos venham quem são o opotunistas, quem abandonou o eleitorado e para assegurar o tacho para o futuro genro voltou. Viva Povo Livre

23 agosto, 2009 21:15  
Anonymous Anónimo said...

Podem dizer-me quem é esta senhor?

23 agosto, 2009 21:49  
Anonymous Anónimo said...

E o tacho que eng.Diamantino arranjou para o genro isso não vês

24 agosto, 2009 12:23  
Anonymous Anónimo said...

Sem duvida que em Góis existem muitos "CHICOS" A TENTAR SER ESPERTOS mas meus amigos, não sendo advogado de ninguém, muito menos seguidor, devo dizer que a D. Lurdes sem dúvida será a melhor escolha para o Concelho, não só por si mas efectivamente pelo todo da sua equipa. Pela primeira vez vejo uma equipa jovem de pessoas desinteressadas pelo dito "tacho", profissionais de reconhecida capacidade e com um projecto para desenvolver o concelho.
BH

24 agosto, 2009 14:27  
Anonymous Anónimo said...

Abram a Pestana Goienses. Temos uma arguida como candidata e ainda ninguém (muito menos ela) explicou onde está o dinheiro que é o mais importante para o concelho. Esta gente de Coimbra se tivesse algum valor tinha ficado na Distrito e não tinha vindo "sacrificar-se" pela população de Góis procurando "tachos" aqui porque não o conseguiram em Coimbra.
Já agora mulheres Goienses já se esqueceram que ela acabou com o casamento da Drª Branca.
Abram a pestana e não tenham memória curta por amor de Deus.

24 agosto, 2009 15:48  
Anonymous Anónimo said...

As pessoas são importantes!

Claro que sim. Mas importa saber quem são as pessoas.
Quem conhecia por exemplo o Vitor Duarte e a Helena Moniz antes do Girão os incluir nas suas listas?
Se as pessoas são tão importantes porque é que na lista do Colmeal, só cerca de 1/3 é que estão recenseados na Freguesia e os outros residem em Lisboa ou em Góis, mas nem sequer estão para se recensear no Colmeal?
Se o importante são as pessoas então não vale enganar as pessoas.

24 agosto, 2009 21:17  
Anonymous Maria Soutelinho said...

ACHAM QUE UMA PESSOA QUE NÂO SE CONSEGUE GOVERNAR A SI E CONSTRUIR FAMILIA PODE GOVERNAR ALGUÉM!?

A MAIORIA DOS PORTUGUESES TRABALHA E NÂO TEM A POLÍCIA ATRÁS DE SI.

A SENHORA FEZ TODAS AS TROPELIAS PARA SER CANDIDATA OU PARA SE TENTAR SAFAR.

SERÁ QUE A SENHORA É FÃ DA FÁTIMA FELGUEIRAS

OS COMENTÁRIOS QUE DEFENDEM A SENHORA SÂO TODOS FANÁTICOS, SERÁ UMA SEITA ?

25 agosto, 2009 00:35  
Anonymous Anónimo said...

Oposição que só se consegue valorizar com ataques pessoais e caluniosos contra Lurdes Castanheira e equipa... estam de parabéns e de facto não enganam ninguém. São mesmo aquilo que parecem!

Naturalmente apostam tudo e desculpem a expressão, até estão dispostos a comer merda para ganhar eleições!

Espero que o vosso cérebro não se engasgue com tanta preocupação por Góis!

E já agora, procurem algo para fazer depois das eleições...

E comentarista que anda aí a pregar "abram os olhos"... És capaz de ter vergonha, MAS TENTA ENCHERGAR-TE :)

Beijinhos queridos a todos os peçonhentos que aqui escrevem.

25 agosto, 2009 11:11  
Anonymous Da Seita said...

Fátima Felgueiras foi acusada de: Os vereadores andarem em automóveis da Câmara!
E em Góis?

25 agosto, 2009 14:26  
Anonymous Maria Souto said...

ESTA SEITA DE DEFENSORES DA SENHORA SÃO MAL EDUCADOS E ORDINÁRIOS...

CASO A SENHORA GANHE TÊM O QUE MERECEM

MAS GÓIS É QUE MERECIA MELHOR!

25 agosto, 2009 18:17  
Anonymous Anónimo said...

Só uma pergunta... Votar na Lurdinhas não será eleger o nº2 (Lisboeta) para presidente da câmara??

Depois do grande Isaltino Morais todos os políticos vão começar a pagar pelo que fizeram... Abram os olhos e condenem quem enriqueceu às custas de Góis como é o caso da Lurdinhas

25 agosto, 2009 20:53  
Anonymous Anónimo said...

Ainda pior é ser o Mário Garcia a presidente!
Isso sim era uma calamidade.

26 agosto, 2009 13:39  
Anonymous Anónimo said...

Sr Anónimo do dia 24 de Agosto. No seu comentário referiu "Esta gente de Coimbra se tivesse algum valor tinha ficado na Distrito e não tinha vindo "sacrificar-se" pela população de Góis (...)". Passo a informar que Góis pertence ao Distrito de Coimbra.
Compreendo que esta gentinha que passa a vida a inventar histórias não esteja habituado a verificar a veracidade dos seus comentários, mas isto é cultura geral! Só revela que o sr nem a sua terra conhece! Aposto que a Dra. Lurdes sabe que Gois pertence ao Distrito de Coimbra.

26 agosto, 2009 13:53  
Anonymous Anónimo said...

Porque será que o Mário Garcia, mesmo indo em 3º lugar na lista da LULU, incomoda tanto?
Esse cidadão, deve ser mesmo muito importante!
Será inveja?
Ou estão com medo que ele tire o tacho a algum gabinete particular devido à incapacidade da "outra lista"?

26 agosto, 2009 16:03  
Anonymous Anónimo said...

Ao parvalhão que não sabe ler português de 26 de Agosto - 13:53.

Leia outra vez em português o que se escreve e depois critique.
Só você pelos vistos é que não sabe que a sua Srª Lurdes ninguém a pode ver na Distrital do PS.
Só nas mulherse Socialistas e para não me acusarem de calunias, saiba porquê.
Já agora são calúnias comentar realidades quando estas não interessam ?
Ela é arguida. Ela vai a Tribunal. Ela ainda não disse aos eleitores onde está o dinheiro. Ela acabou com o casamento da nossa Srª Branca. Ela não se sabe governar sem o Padrinho Cabeças.
Não são calúnias. São realidades.
Com tudo isto como é que vai governar o Concelho de Góis.
E mais Drª Lurdes porquê ? Desde quando assistente social é Doutora ?

26 agosto, 2009 16:16  
Anonymous Da Seita said...

Exma Sra. Maria Souto, por acaso leu esta expressão "Lurdinhas, querida filha. Desconhecia que a política passava por via das partes baixas!"
num destes posts?
Será que foi escrita por alguém da "Seita" a que se refere?
Afinal o que é falta de educação na sua perspectiva?

26 agosto, 2009 16:22  
Blogger rodr said...

Como cidadão que nasceu em Góis, , espero que a Dra Lurdes ganhe, não por a equipa que leva já que poucos devo conhecer, mas sim porque acredito que vai fazer melhor, sim por pior do que o de agora é impossivel, mas...e tambem porque a lista do PSD não me convence nem pouco mais ao menos, mas uma das principais remodelações a fazer é a começar pela Câmara,sim porque vejo lá muito empregado e poucos fazer alguma coisa, pelo menos foi essa ideia com que fiquei...e aproveitam , se não é das competencias da CMG, façam um oficio para o EP, para ver se limpam as valetas das estradas e os arbustos que por lá abundam, dá uma má imagem ao concelho, não é só passar o verão a trabalhar para os motars!!!!
E para o ano ver se arranjam maneira e passem o Feriado para a altura das festas, porque assim deveria pertencer, nem que mudem o seu dia ;)

Cumprimentos

26 agosto, 2009 16:38  
Anonymous Anónimo said...

Sr(a) anónimo(a) das 16:16
Quanto às acusações que faz, não entendo muito bem o que quer esclarecer porque: "Ela é arguida", toda a gente sabe! Veio nos Jornais; "Ela vai a Tribunal", toda a gente sabe (quem trabalha, sujeita-se!); "Ela ainda não disse aos eleitores onde está o dinheiro", Está na Câmara, toda a gente sabe! (pelo menos quem se interessa e segue as Assembleias Municipais); "Ela acabou com o casamento da nossa Srª Branca", só se interessa quem está com inveja (de um ou de outro porque os casamentos acabam e ninguém é dono de ninguém. Felizmente somos livres); "Ela não se sabe governar sem o Padrinho Cabeças", não temos nada com isso.
Precisamos é de alguém diferente, que saiba definir estratégias para o Concelho de Góis, concretizar obra e não destruir o nosso dinheiro por vingança (como está agora a acontecer!)
Ora percam um pouquinho do vosso tempo e vão informar-se sobre as obras à pressa, que estão a agora a derreter os nossos impostos, sem qualquer plano (isso sim, é estragar milhões!). Agora alcatroa-se para depois se esburacar... à velha moda do "ludibriar o povo". Depois, não há dinheiro para obra (pois não! anda-se anos a "amassar" a mesma m...).
Espero que a justiça actue e presenteie, também, estes desgovernos, porque o que se está a fazer deliberadamente "é crime".

26 agosto, 2009 22:08  
Anonymous Anónimo said...

Neste momento a tendencia poderá chamar-se um empate tecnico
Ambos teem que lutar para cativar o eleitorado
Em 100 telefonemas 49/51

26 agosto, 2009 22:54  
Anonymous Anónimo said...

A mim parece-me que o factor de desempate, infelizmente, vai ser o FANATISMO que muita gentinha tem por esta senhora. É o que se vê mais por aqui, fanáticos e ceguetas.

28 agosto, 2009 01:40  

Enviar um comentário

<< Home