sexta-feira, 21 de agosto de 2009

DIAMANTINO GARCIA - Competir com a diferença

Diamantino Garcia pretende recuperar o orgulho de ser goiense. O actual vice-presidente entende que essa ambição só será conseguida se o concelho competir com os vizinhos através da diferença.

DIÁRIO AS BEIRAS - O que diferencia a sua candidatura das opositoras?
DIAMANTINO GARCIA - A credibilidade, a maneira de estar e, principalmente, a parte sentimental. Como sabe, sou vice-presidente da autarquia pelo PS e apresento-me a votos encabeçando o projecto do PSD. Sou-o muito por sentimentos, sensações e amor à minha terra. Para mim, a parte sentimental, de ligação à terra de Góis, é fundamental para a vida de um autarca.

Não falou de projectos…
Nem podia, porque senão repare: estamos perante um concelho desertificado, com povoamento disperso.

Isso, na sua opinião, é um problema ou uma oportunidade?
As duas coisas. Góis, sem sombra de dúvida, é um concelho bonito, com uma paisagem fabulosa e uma serra "mais bonita" que as vizinhas. Isto, para mim, é claramente uma oportunidade que tem a ver com o turismo, turismo sustentável. Eu falo muito em sustentabilidade, até devido ao período em que vivemos. Como vai ser uma candidatura para quatro anos, e porque garantidamente em dois deles ainda se vai ouvir falar de crise, tenho muito medo de grandes projectos, grandes loucuras que venham a empenhar este concelho no futuro. Há que ter algum cuidado com as decisões que tomarmos. Por exemplo, tudo o que se fizer a nível do saneamento básico e qualidade da água, de forma a manter a qualidade dos nossos rios, deve ter como única preocupação os actuais habitantes e aqueles que, pela qualidade de vida lhes podemos oferecer, decidam viver neste concelho.

Depreendo das suas palavras que, no próximo mandato e em caso de vitória, as intervenções vão limitar-se ao essencial?
Bem pelo contrário. Eu até sou muitas vezes criticado de pensar muito no alcatrão, cimento e obras, propriamente ditas. E menos no que é imaterial. As pessoas não podem entrar aqui em demagogias. Da minha vida, até ao momento, tiro uma máxima: desconfiem sempre de alguém que fala muito nas pessoas, de alguém que elege como seu principal objectivo defender as pessoas. Tudo o que se faz num concelho é a pensar nas pessoas.

Voltando ao assunto da desertificação…
Prefiro chamar-lhe despovoamento.

Acha que é possível inverter a actual situação?
Julgo que a guerra não está perdida. Aliás, é notório 'um fenómeno de regresso de alguma população ao concelho. Muito por causa do aumento da esperança média de vida e da oferta que já lhes proporcionamos. Temos no concelho praias fluviais que não ficam nada atrás de praias de outros municípios. Podemos orgulhar-nos de termos um rio ainda despoluído. Temos atracções para os jovens. E temos ainda uma categoria de pessoas que são muito importantes e que têm de ser acarinhados. Falo, é claro, de estrangeiros com alguma qualidade e formação e que nos trazem os ensinamentos de outras culturas, entrosando muito bem no espírito das nossas aldeias. Não posso aqui esquecer aquelas pessoas que têm empresas de diversos sectores que decidiram vir para a aldeia viver e que, através da internet, conseguem controlar esses mesmos serviços. São pessoas que vêm aqui ganhar tempo.

Ou seja, em caso de vitória, o objectivo principal é dar melhor qualidade de vida aos habitantes do concelho?
Sem dúvida nenhuma. Mas sempre com uma preocupação; Góis não pode competir com o que outros têm, pois não temos dimensão para fazer com eles. Temos de competir com a diferença. Se Góis, tentar fazer aqui grandes hotéis, campos de golfe ou grandes infra-estruturas, não consegue vencer. Só assim conseguiremos voltar a tentar criar o orgulho de ser goiense.

Vai-se apresentar a votos sem a divulgação de projectos que entende serem fundamentais para o concelho?
Gostava de lhe dizer uma coisa: tenho muito orgulho no trabalho que desenvolvi e na equipa que comigo esteve na autarquia nos últimos oito anos. Neste momento, o concelho está a assistir ao lançamento de um conjunto de obras - que não tem a ver com questões eleitoralistas - essenciais para as nossas freguesias e para a sede do concelho. O Centro Escolar de Alvares, a Casa da Cultura e o relvado do campo de futebol são, no meu entender, projectos fundamentais.

Ainda não respondeu…
Não tenho projectos emblemáticos. Repito o que tenho vindo a dizer: cuidado com as utopias, com os gastos excessivos e projectos não sustentáveis. Os concelhos vizinhos à nossa volta estão cheios desse tipo de edificações. Um exemplo apenas; a Praia das Rocas, em Castanheira de Pêra. Um investimento enorme mas que deixou a autarquia quase falida.

Não o preocupa o facto de, dentro em breve, Góis passar à ser o único concelho no distrito a não dispor de uma piscina municipal?
Não quero ter uma piscina em Góis. Vamos a factos: temos cerca de 5.000 habitantes; a maior parte das piscinas nos concelhos vizinhos estão subutilizadas e o custo mensal de uma estrutura deste género é de 10.000 euros. Colocadas todas estas questões na balança, a resposta é simples: não se justifica ter uma piscina aquecida em Góis. E explico-lhe porquê: os concelhos não devem competir todos com a mesma coisa. É um erro crasso. Devemos fazer um protocolo com concelhos como Lousã,.Poiares e,.no futuro, Arganil para que os goienses possam utilizar esse espaço desportivo. Como contrapartida, podemos oferecer-lhes o nosso pavilhão desportivo.

Há pouco referiu as águas limpas do Ceira. Isso significa que, em termos de saneamento, o concelho tem uma boa cobertura?
Está coberto, mas definimos esse assunto como urna das nossas prioridades. Se quisermos diferenciar o nosso concelho, esse tem de ser o rumo a tomar. Temos, neste momento, duas obras lançadas que são importantes para o futuro do concelho: a construção de uma ETAR "experimental" em Vila Nova do Ceira (irá substituir a actual fossa colectiva) e a reformulação da estação de Góis.

Investimentos que ajudarão ao desenvolvimento do turismo local?
O turismo é essencial no nosso concelho. Nós já temos bons exemplos: a Concentração Motard (evento que nos deu nome em todo o Mundo); o GoisArte; as aldeias de xisto; as actividades radicais e a fauna e flora. Temos, a partir de agora, de aproveitar mais o Inverno. Como é que podemos dar a volta? Há um tipo de cliente que temos de começar a chamar mais: os cidadãos que habitam nos países nórdicos. O nosso Inverno, em relação ao deles, é muito mais ameno. A isto temos de juntar a paisagem, a serra, a pesca (maternidade de trutas) e a caça (javali, gamo e veado).
in Diário As Beiras, de 21/08/2009

Etiquetas: ,

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Diamantino Garcia pretende recuperar o orgulho de ser goiense." Então que fez este senhor enquanto esteve e está na CM de Góis para isto acontecer. O orgulho, se perdido, foi também durante o seu mandato.

21 agosto, 2009 15:56  
Anonymous Anónimo said...

Pelo menos não promete o que sabe que não pode fazer. Se a exma sra. dra. ganhar provavelmente Góis estará na mesma apesar das suas promessas. Mas como se costuma dizer «Cada povo tem os governantes que merecem». Saudações.

21 agosto, 2009 21:12  
Anonymous Anónimo said...

Palavras para quê??

Esta entrevista tira todas as duvidas... neste eu NÃO VOTO!!!

21 agosto, 2009 21:24  
Anonymous Anónimo said...

Podem votar: dia 4 de Novembro a senhora Lurdes Castanheira ´vai até Coimbra ao Tribunal de Instrução Criminal em que Engº Diamantino vai ser testemunha.
Nesta eu não voto
Leiam o Varzeense Nº 518
Vai bem acompanhada Sr. Mario Garcia sabiam da fabrica que montou mais o irmão só ficou aberta 5 anos depois tudo para o desemprego.
Pelos serviços prestados ganhou um lugar na C.M. Gois
Enfim

22 agosto, 2009 10:55  
Anonymous Anónimo said...

Alguém sabe ler, também, o Diário da República?
Ou só lêm fofocas?
Coisas sérias, não interessam!

23 agosto, 2009 15:45  
Anonymous Anónimo said...

Este homem surpreende. Tantas ideias que ele têm para Góis....

23 agosto, 2009 21:51  
Anonymous Anónimo said...

Com todo o respeito acho que o cidadão que especula sobre "tribunais" parece ser um perfeito "desinformado" ou até mesmo um especulador por natureza. Pena é que não fale de assuntos de que disponha efectivamente os verdadeiros conhecimentos e se ponha de uma forma gratuita a tentar denegrir a imagem das pessoas que tentam fazer alguma coisa pelo concelho e pelos cidadãos de Góis.
Meu amigo, em vez de perder o seu tempo com balelas, aproveite para se cultivar e leia ou pergunte a quem sabe o que se passa, como se passa e como nada se vai passar.
Crime é o que tenta fazer de uma forma desenfreada e ignóbil.
Bem haja.

24 agosto, 2009 14:35  
Anonymous Anónimo said...

Espero que não seja necessário fazer "justiça" para verificarem quem se "abetoa".

24 agosto, 2009 18:57  
Anonymous Anónimo said...

Diamantino és um porreiraço, mas daí a seres bom P. de C. vai uma considerável distância.
Mas olha, boa sorte como Vereador da oposição e vê se te aguentas até ao fim para variar.

25 agosto, 2009 11:23  
Anonymous Anónimo said...

Quais projectos quais carapuças.
Se eu ganhar sei lá se tenho tempo para fazer alguma coisa? tenho é que acautelar o meu colestrol por causa das comesainas.
Para quê ideias? Vocês até parece que não me conhecem!

27 agosto, 2009 12:14  
Anonymous Anónimo said...

Mas este Sr. já não engana ninguém, todos nos sabemos como ele é e o que ele fez ou não por nós!
É uma vergonha depois vir com este discurso, é por causa de pessoas como ele que os jovem perderam o interesse pela politica!

28 agosto, 2009 10:48  
Anonymous Anónimo said...

ah ah ah ah ah

28 agosto, 2009 23:18  
Anonymous Anónimo said...

Javali: Gamas o Veadão?

28 agosto, 2009 23:19  
Anonymous Anónimo said...

Força diamantino!! estamos contigo!!

29 agosto, 2009 10:48  
Anonymous Anónimo said...

Já vi a situação pior
Força engºDiamantino

30 agosto, 2009 00:33  
Anonymous Anónimo said...

Òh.....ando admirado com o silêncio dos "outros".

02 setembro, 2009 14:45  
Anonymous Anónimo said...

E eu ando admirado com o silêncio de "TODOS". Pobre terra de Góis...
Isto vai ser um desastre daqueles... para contar aos netos!

03 setembro, 2009 20:15  
Anonymous Anónimo said...

Pelas “ideias” do candidato Diamantino, que suponho em equipe, espero que numa governação Social-Democrata do Município de Góis os próximos quatro anos irão “ transformar “ este concelho.

04 setembro, 2009 11:40  
Anonymous Anónimo said...

Sr,Engº diga ao pessoal para não colocar estampas da campanha em caixas de correio e animais.
O meu cão apareceu com a estampa da candidata do PS isso não se faz.

06 setembro, 2009 00:25  
Anonymous Anónimo said...

SAGRES E SUPER BOK

07 setembro, 2009 12:31  

Enviar um comentário

<< Home