quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Esclarecimentos

Caros amigos Goienses:
O respeito que tenho por vocês, fez-me prometer a mim próprio encarar com serenidade a minha candidatura à Câmara Municipal de Góis (CMG), tentando não responder ás provocações que me fizerem. Assim vou tentar continuar. No entanto, infelizmente, nem todos pensam da mesma maneira e os ataques, insinuações e calúnias feitas directamente ou por interpostas pessoas, em privado e até em público, obrigam-me a pedir a publicação destes esclarecimentos porque sei que eles têm sido assunto de alguma propaganda difundida um pouco por todo o Concelho de Góis. Neste mesmo jornal estou à espera que venham mais alguns ataques e apenas vos proponho que pensem de onde vêm, de quem e, principalmente, que avaliem o que é que essas pessoas têm feito pelo nosso Concelho.
O primeiro esclarecimento que vos gostaria de dar é que é verdade que recebi, em 2005 um subsídio de reintegração. Passo a explicar: quando tomei posse como vereador, o estatuto dos eleitos locais permitia que os vereadores a tempo inteiro após fim do mandato, pudessem optar pela contagem do tempo de serviço a dobrar ou um subsídio de reintegração. O governo do Partido Socialista (PS), e no meu entendimento bem, revogou essa lei. No entanto e como qualquer outra lei, esta não tinha efeitos retroactivos e assim, no fim do mandato, recebi esse subsídio. Esclareço ainda que teria direito a essa atribuição independentemente de continuar, ou não, na CMG e que não podia optar (infelizmente) pela contagem de tempo a dobrar. Este assunto foi alvo de vários pareceres favoráveis de várias entidades e só depois desses pareceres estarem em posse da CM foi liquidado. Como último esclarecimento informo que foram centenas de autarcas que dele usufruíram e que um deles foi a então vereadora Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira que recebeu um subsídio de montante igual ao meu.
Tem também sido dito que o que me move são razões de ordem económica, que estaria desempregado e até transferido para Castelo Branco. Nada mais ridículo. Sou técnico superior do quadro (no topo da carreira ... ) da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) e o meu local de trabalho é na Av Fernão de Magalhães, 465, em Coimbra. O meu vencimento da carreira técnica é significativamente superior àquele que aufiro na CMG não podendo, enquanto vereador, optar pelo meu vencimento de origem. Estou pois, a ganhar na CM, menos que ganhava na DRAPC. Políticamente, gostaria de informar que nunca fui contactado por qualquer elemento do PS para integrar (em qualquer lugar) as suas listas. E verdade que, posteriormente, quando já tinha assumido o compromisso com o Partido Social Democrático (PSD), um alto dirigente distrital do PS me convidou para liderar a lista da Assembleia Municipal por aquele partido bem como a assumir um alto cargo da Administração Pública (Director Geral) se me comprometesse a desvincular-me do compromisso assumido com o PSD. Claro que me senti revoltado (as recentes notícias nos jornais parecem demonstrar que é uma prática comum ... ) e recusei liminarmente. Informo também que me desvinculei do PS, mas é totalmente falso que tenha aderido ao PSD. Aliás, dificilmente me voltarei a filiar em qualquer partido.
Também é verdade que fui constituido arguido no processo Judicial que foi movido à ADIBER. Por despacho de 8 de Maio de 2009 do Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra (DIAP) o processo foi arquivado relativamente à minha pessoa e foi deduzida acusação a vários outros arguidos, incluindo toda a actual Direcção da ADIBER. Mais posso informar que estou convocado pelo Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra (TIC) para depor, agora como testemunha, no mesmo processo, no dia 4 de Novembro de 2009.
Quanto à acusações cobardes e traiçoeiras (porque feitas sem direito de resposta) de "vira casacas", "troca tintas", "traiçoeiro", nada tenho a dizer. Reafirmo que o que me move é lutar por Góis, mas ponho à vossa consideração que nome deverá ter um "amigo" de infância que afirma e escreve estas coisas sobre mim e pergunto se quem me acusa, em toda a sua vida, não terá feito a mesma coisa, ou muito pior. Basta recuar 4 anos. Lembram-se? Já dói mais quando se fala de ética na política. Eu estou a completar, com a mesma equipa, o mandato iniciado há 4 anos. E assim vou fazer até ao fim do mandato a não ser que o Sr. Presidente da CM me retire a confiança. Estamos a cumprir escrupulosamente o programa que propusemos aos eleitores. Será que a mesma atitude se eu fosse candidato do PS já seria ética? Aí já não estaria a fazer política através do lugar que desempenho?
Outro dos assuntos com que se especula é a questão de "ter abandonado a CM há 3 anos". Não é verdade! De facto e por razões que volto a afirmar foram de índole estritamente pessoal, decidi pedir ao Sr. Presidente que me retirasse os pelouros. Essas razões pessoais apenas tiveram a ver com a CM e não a quaisquer motivos profissionais. No entanto, continuei a colaborar assiduamente com o executivo, representando-o quando para isso mandatado ou solicitado, sendo o responsável por todos os concursos de obras entretanto lançados e apresentando-me sempre na CM quando, de mim, necessitaram. Mantive as minhas relações com o Sr. Presidente e restante executivo absolutamente inalteradas, cimentando uma amizade de que orgulho e está à vista todos.
Quando voltei a assumir os pelouros fi-lo de acordo com o Sr. Presidente e porque ele se manifestou debilitado por razões de saúde que, infelizmente, são do conhecimento de todos. Não tinha, nesta altura, qualquer intenção de me candidatar. Não escondo que profissionalmente fiquei fragilizado, uma vez que fui obrigado a desistir do concurso para Director de Serviços em que era candidato.
Espero, sinceramente ter contribuído para o esclarecimento de quaisquer dúvidas que tenham surgido relativamente ao meu comportamento. Voltarei a fazer o mesmo se continuarem a tentar denegrir a minha imagem com calúnias ou mentiras. Orgulho-me do meu passado e presente (familiar, profissional, político e social). Espero que o futuro não me traia. Não esperem que peça desculpa pelo orgulho que tenho em ser Goiense. Para os meus opositores, desejo-lhes (como é usual ouvir-se por aí...) o dobro do que para mim desejam. Apelo a que haja respeito pelo eleitorado. É muito feio rebaixar os outros para parecermos mais altos...
Um abraço amigo, Diamantino Garcia
in O Varzeense, de 15/08/2009

Etiquetas:

22 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já agora podia ter esclarecido porque é que a filha do vice-presidente da câmara mora no bairro dos pobres em S Paulo, com renda quase de borla tendo passado à frente daqueles que estavam inscritos há muito tempo no rocha barros e que são pessoas com muitas dificuldades.

Só em Góis é que a filha do vice presidente da câmara mora num bairro social, passando à frente dos verdadeiros necessitados.

Se o rocha barros fosse vivo isto não acontecia...

20 agosto, 2009 21:39  
Anonymous Anónimo said...

Já agora podia esclarecer o que andou a fazer em Góis durante estes 8 anos. Beber copos e contar anedotas porcas e pouco mais.

21 agosto, 2009 00:23  
Anonymous Anónimo said...

Infelizmente não é só em Góis que aos abonados são atribuídas casas nos bairros sociais!!!! Este País é assim...

21 agosto, 2009 09:40  
Anonymous Anónimo said...

"que nome deverá ter um "amigo" de infância que afirma e escreve estas coisas sobre mim".
Desculpe que pergunte, o Sr. Zé do café é seu amigo de infância? O que li a respeito do que fala, tinha a assinatura desse seu conterrâneo.
Já agora, o que fez ao seu Amigo de Infância e companheiro de algumas tardes de esplanada, José Carlos da Cooperativa?
Pode continuar a esclarecer?
Se calhar, os seus amigos de infância conhecem-no bem demais para continiarem a assinar as merdas que faz.

21 agosto, 2009 09:46  
Anonymous Anónimo said...

Diamantino é importe para Góis e tem qualidade, mas voto na Lurdinhas C.

Abraços p'ra todos

21 agosto, 2009 11:01  
Anonymous Anónimo said...

estes comentários são completamente disparatados... informem-se primeiro e só depois lancem este tipo de especulações! vão ao rocha barros perguntar se ela passou realmente à frente de alguém e qual o valor da renda que paga!! deixem os familiares à parte desta guerra...

21 agosto, 2009 11:10  
Anonymous Anónimo said...

o zé do café é um porco traiçoeiro e lambe botas que está a pagar as reformas da mulher, da filha e dele próprio. coitada da mulher quase que não andava e agora já corre atrás da lulu. e o filho, um exemplo de simpatia também vai nas listas...ele, está a pagar a publicação do seu livro que só ele lê...se o outro é vira-casacas, o que é este que fez campanha contra o Girão, dizia o pior do monteiro, chamando-lhe bêbado e agora o apoia.Quem é o traidor? É igual ao dr sacristão que também foi jantar com o silvino e o fernandes à mó para espetar a faca nas costas do outro...são todos iguais!

21 agosto, 2009 16:38  
Anonymous Anónimo said...

Concordo perfeitamente! A família nada tem a ver com estas guerrilhas. E o que falam em relação à casa, não tem veracidade nenhuma.

21 agosto, 2009 20:38  
Anonymous Anónimo said...

Mas afinal onde mora a moça???

21 agosto, 2009 21:26  
Anonymous Anónimo said...

Quem será que ficou tão ofendido com o Sr. José do café? algum invejoso! certamente. Espero que a sua inveja seja para receber em dobro (tal como diz o Engenheiro), a mesma sorte, com os familiares mais queridos, se tiver filhos (por exemplo), todos os benefícios "falsificados" (como diz que o Sr. José do café recebe por intermédio da sua mulher e filha). Em dobro ou em quadroplo para ser mais feliz no seu dia-a-dia.

21 agosto, 2009 21:40  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem, mas, comentários que envolvem os familiares de parte a parte, são tão nogentos e baixos que e só podem vir de gente que nada tem a ver com Góis, ou que odeia tanto a nossa terra que somente quer afastar as pessoas de valor, aniquilar a democracia e sufocar a liberdade.
Por favor não vão por aí. Isto não demonstra carácter nenhum! Deixem em paz as simpatiquissimas filhas do Engenheiro. Deixem em paz, os familiares dos outros candidatos ou apoiantes sejam eles de quem for. Arregacem as mangas e experimentem trabalhar pode ser: tocar viola para alegrar os turistas ou organizar um torneiozinho de Ténis. De parasitas não precisamos! "Corte a raiz aos seus pensamentos"! Góis agradece!

21 agosto, 2009 21:47  
Anonymous GAIVOTA said...

algumas pessoas falam dos familiares do eng. Diamantino alegando assuntos que desconhecem,pois têm que arranjar argumentos para dizer mal,sabem porquê? A resposta e muito simples e que graças a Deus o Eng.não fez negocios como faz a d. Lurdes e de familia tambem não vale a pena atacar pois não ia valer de nada na campanha ninguem conhece essa gentinha.
Estes parasitas que tentam denegrir alguns Goienses precisavam fazer uma excurção juntamente com a sua estimada candidadta ate a China por exemplo e ficarem por la uns 100 anos,pois são tão fracos que não têm pena de apostarem numa CORRUPTA!? As meninas da P. Sotão que trabalham no LAr e na Sta. Casa dizem que não recebem subsidios a 5 anos,não sei pois graças a Deus não e o meu caso ,mas ja o ouvi a varias empregadas, sera o caso dos empregados da Câmara no futuro se esta ass. social ganhar.

22 agosto, 2009 00:14  
Anonymous Anónimo said...

Ora, uma "Gaivota" importante... Que despreza a "gentinha" da sua terra (?).
Continue a enterrar-se!
É deste tipo de discurso que nós gostamos!
Ainda bem que já restam poucos ignorantes e seguidistas deste tipo. Pois, até os mais humildes, têm discursos diferentes.
Eu, ainda não decidi o meu voto, pois acho ambos os candidatos um pouco "iguais", embora as equipes de trabalho, sejam diferentes. No entanto, com amigos destes a tentar defendê-lo pela violência, o "burrachinho da várzea" não se safa. Anda mal acompanhado Engenheiro... que pena!

23 agosto, 2009 16:04  
Anonymous Anónimo said...

Desculpe lá o amigo, (será camarada?), o homem anda mal acompanhado por quem? É que ouvi dizer que alguns já desistiram...

23 agosto, 2009 18:41  
Anonymous Anónimo said...

A dra. Lurdes anda mal acompanhado pelo BOrracho de V.Nova do Ceira,que pena

23 agosto, 2009 20:17  
Anonymous Anónimo said...

Ó Gaivota pergunta ao teu amigo porque é que ele fugiu dos B.V.G. se não foi com o medo de ir a tribunal que o desfalque que o Renato têm andado a fazer é muito grande e ele sabe

24 agosto, 2009 12:34  
Anonymous Anónimo said...

Gaivotas em terra sempre foram mau presságio!! Esta gaivota mostra realmente que é um inculto qualificado em asneira e disparate, provavelmente será também candidato ao lugar de bobo do municipio.
"Amigo" (se é que uma pessoa que se esconde e ofende anonimamente pode ter amigos) seja coerente, não ataque o próximo, não fomente a calunia. Góis necessita de pessoas com responsabilidade e com competência para acabar com os analfabetos e incultos como o senhor. Respeite o Sr. Engenheiro e a Doutora e os demais candidatos que tentam dar alguma coisa ao concelho que o acolhe.
Paulo Seabra

24 agosto, 2009 14:46  
Anonymous Anónimo said...

Este blogue é cada vez mais Srª D. Lurdes Castanheira.
É melhor fazer um link directo para o site da candidatura. Assim era mais sério

24 agosto, 2009 15:55  
Anonymous Anónimo said...

Engº. Dimanatino Garcia gostei do seu "Esclarecimentos" pois fez "baixar" alguma poeira que "outros ou outras" estavam a levantar.

25 agosto, 2009 13:00  
Anonymous Anónimo said...

Eles lutam
Então dia 4 de de Novembro a sra Lurdes lá vai até Coimbra,mais o camarada dr.Cabeças.
Este povo ainda não abriu os olhos

25 agosto, 2009 18:02  
Anonymous Anónimo said...

Então no dia 4 de Novembro a Lurdinhas vais deslocar-se a Coimbra. Onde reside hoje?

26 agosto, 2009 16:58  
Anonymous Anónimo said...

Já estão todos ESCLARECIDOS? Espero bem que sim.

07 setembro, 2009 15:34  

Enviar um comentário

<< Home