quarta-feira, 22 de julho de 2009

Encontro Luso-Galaico aborda probelmas sobre "A Criança e a Sociedade"

No passado dia 10 de Julho 2009, no Auditório da Biblioteca Municipal "António Francisco Barata", em Góis, teve lugar um encontro Luso-Galaico, com vista a debater assuntos relacionados com a criança e a sua inserção na sociedade.
O encontro, que contou com a presença de autarcas portugueses e de Oroso teve ainda a intervenção de diversos oradores experientes na matéria, de forma a testemunharem os seus conhecimentos, comparando formas de agir com as crianças e de intervir em casos de maior problemática tanto em Portugal, como no vizinho país espanhol, mais concretamente no concelho de Oroso.
Durante a sessão de abertura, José Girão Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Góis, congratulou-se pelo tema em debate, pois conforme disse: "a criança é uma mais valia, uma garantia do futuro". Interessado em assegurar o futuro das crianças do concelho, tem-se debatido em ter formas de garantir o bem-estar dos jovens, quando os pais não têm condições para o efeito, como é o exemplo do acompanhamento feito pela CPCJ (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens).
José António Pereira Carvalho, também iniciou com uma palavra de saudação para toda a comitiva de Oroso, que "considero como amigos", reforçou o presidente da Assembleia Municipal de Góis, salientando as boas relações existentes entre os dois países ibéricos. Na sua opinião, sendo os primeiros anos de vida responsáveis pelo início de uma sociabilização e sendo que o futuro pertence às crianças de hoje, é fulcral o tema em debate.
Por último, Manuel Mirás Franqueira, alcaide do Concello de Oroso, recordou a primeira vez que veio a Góis e afirmou com convicção que a antiga frase "Portugal e Espanha estão tão perto mas tão longe", já não faz sentido, visto que, com a geminação entre Oroso e Góis estão realmente perto. O alcaide fez ainda referência às jornadas em conjunto já efectuadas em conjunto e às suas grandes vantagens.
Finda a sessão de abertura, teve lugar o primeiro painel que assentou no concelho de Oroso e na sua intervenção social no seio da família, bem como, a implicação política nos serviços sociais.
Em segundo teve lugar o concelho de Góis que expôs o trabalho social desenvolvido no seio das crianças e jovens, bem como o enquadramento jurídico das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ's).
Foi ainda abordada a intervenção da CPCJ de Góis, durante os últimos três anos e a necessidade de haver "o tecto, a educação e o afecto".
O encontro, que durou toda a manhã, terminou com um debate e com a intervenção da vereadora da cultura, D. Helena Moniz, tornando-se muito proveitosa esta jornada de trabalho Luso-Galaica.
in O Varzeense, de 15/07/2009

Etiquetas: ,