terça-feira, 21 de julho de 2009

Junta-te aos Soldados da Paz - "É Gratificante Ser Bombeiro"

"É Gratificante ser Bombeiro". Foi esta a frase repetida por todos os entrevistados no quartel dos Bombeiros Voluntários de Góis.
Fundada em 1956, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis é, sem margem para dúvidas, uma das instituições mais necessárias do concelho. Os serviços que os soldados da paz desempenham, em defesa dos interesses das pessoas e bens, são realmente indispensáveis.

O Jornal O VARZEENSE foi visitar o quartel dos Bombeiros, em Góis, e conversou com a direcção, comando e bombeiros:

Renato Rocha, em nome da direcção fez notar a proximidade de trabalho que existe entre a direcção da Associação e o Comando do Corpo de Bombeiros de Góis, na tentativa de reunir sinergias para um desenvolvimento que, sem dúvida, na sua opinião tem sido bom. "Os resultados têm sido positivos, porque há um bom entendimento entre a direcção e o comando", disse Renato Rocha, salientando que "a direcção tem procurado atender aos pedidos e necessidades do comando".
"As dívidas encontradas pela actual direcção têm sido saldadas e temos uma projecção muito positiva, como consta nos relatórios entregues à Assembleia dos Bombeiros de Góis", confessou o dirigente Renato Rocha, satisfeito por, em simultâneo, terem sido efectuados melhoramentos notórios no quartel sede.
Desde a pintura à electrificação, o quartel foi reformulado, acrescentou Renato, que falou também da sala de convívio criada para bombeiros e associados e das actuais obras na parte da cozinha, de forma a permitir que os bombeiros possam ter acesso às refeições sem terem que se deslocar fora do quartel. Foi ainda criada uma escada de acesso à sala de convívio de forma a permitir uma maior rapidez em caso de socorro e uma sala de rádio devidamente equipada para atender a todas as necessidades. Também o escritório sofreu melhoramentos notáveis, bem como a torre.
"Estamos a trabalhar para se conseguir um carro de desencarceramento com todo o material necessário", acrescentou, fazendo ainda referência às obras no espaço para formação e à candidatura já aprovada que irá permitir a conclusão das obras no edifício situado nas traseiras do quartel de Góis, bem como, no quartel da Secção de Alvares.
Renato falou do apoio da Câmara Municipal de Góis, indispensável ao funcionamento da Associação, dos apoios ao nível nacional, que na sua opinião, são reduzidos e do contributo de todos os sócios e amigos da Associação, mas que, afinal, ficam muito atrás das necessidades da instituição.
Renato referiu ainda ao nosso jornal que é impossível a Associação Humanitária dos Bombeiros funcionar só com voluntários, mas acrescentou que, os profissionais, para além do seu horário de trabalho fazem também parte das escalas de serviço voluntário, dando muitas horas em regime de voluntariado.
Satisfeito com o voluntariado praticado pelo corpo de bombeiros, Renato Rocha lamentou a fraca adesão de novos elementos. "O voluntariado está-se a perder", confessou, lembrando que o concelho de Góis tem muitos jovens e que é necessário cativá-los e incentivá-los para o serviço de voluntariado.
Uma das acções de sensibilização para despertar a motivação nos jovens, é, na opinião de Renato, a criação dos bombeiros mirins, visto que, conforme acrescentou "os mais pequeninos serão os bombeiros do amanhã", e assim, com o contacto directo e aprendizagem nos bombeiros desde pequeninos seria mais fácil de ganharem o gosto pelo voluntariado e, quem sabe, integrarem o corpo de Bombeiros um dia mais tarde. "Esta criação dos bombeiros mirins seria uma forma de manter os mais pequeninos ligados ao trabalho dos bombeiros", acrescentou.
Renato Rocha lembrou ainda que a ligação dos jovens ao serviço do voluntariado e concretamente aos bombeiros ajuda a formar o carácter dos jovens e a sensibilizá-los para a realidade.
Renato compreende que haja afastamento do voluntariado, motivado por questões profissionais e de falta de tempo, visto que, as pessoas estão a deslocar-se, cada vez mais, para o exterior do concelho, todavia, "houve jovens que já estiveram nos bombeiros, tiveram que sair por se terem afastado do concelho, mas que regressaram a Góis e voltaram para os bombeiros", disse.
Consciente que é extremamente necessária a presença de jovens nos bombeiros, Renato Rocha deixou um apelo aos jovens do concelho de Góis: "vamos todos contribuir para deixar de haver falta de bombeiros, inscrevam-se e certamente não se arrependerão. Para além de adquirirem muitos conhecimentos, podem tornar-se úteis à sociedade, desempenhando uma missão gratificante e poderão ainda usufruir de apoios nas propinas" e concluiu: "os jovens precisam de ocupação e os bombeiros precisam dos jovens".

Francisco Dias, Comandante do Corpo de Bombeiros de Góis lembrou que a Associação dos Bombeiros é uma instituição necessária a todos e que trabalha essencialmente à base do voluntariado. "Mas, hoje, um corpo de Bombeiros não se compadece só com o voluntariado, pelo que, também tem que haver alguns profissionais", disse o comandante, acrescentando que estes são um número limitado de pessoas, visto que, a Associação, em termos financeiros, não tem possibilidade de ter mais elementos. Desta forma, Francisco Dias apelou à entrada de novos elementos voluntários para os bombeiros.
Insatisfeito com a ajuda governamental, o comandante referiu que, está é limitada e que o que os vai salvando é a ajuda da Câmara Municipal de Góis e da população. No entanto, acredita que se fossem feitas mais acções de sensibilização e peditórios junto da população, talvez se conseguisse angariar mais verba.
Francisco Dias lamentou também o desinteresse de alguns bombeiros e explicou: "antes pensava-se que o voluntariado era só contribuir quando se podia, mas, actualmente, com a actual legislação, apesar de se continuar a contribuir quando se pode, a lei determina um mínimo de disponibilidade, com um mínimo de horas de serviço de emergência e de formação", o que na opinião do comandante é perfeitamente possível de ser feito mas que está na origem do desinteresse de alguns elementos. "Ocupar 24 horas por mês com os bombeiros será pedir assim tanto?" perguntou o comandante lembrando que é uma grande satisfação saber que se socorre alguém.
O comandante compreende a exigência da actual Lei, visto que, "as pessoas têm direito ao socorro e esse socorro tem que ser cada vez melhor, havendo necessidade de frequentar um mínimo de formação" e continuou: "antigamente não havia grande formação e também não havia piquetes, só se acorria ao chamamento das sirenes, hoje em dia, se queremos ser competentes, temos que ter formação e tem que haver piquetes de forma a estarem disponíveis, permitindo um socorro mais rápido", acrescentou.
Francisco Dias criticou a realidade actual lamentando a falta de reconhecimento do Estado perante os bombeiros, e explicou: "a regalia que existia em relação à aposentação do tempo de bombeiro que contava 25% para o tempo de aposentação, em 2007, com a alteração do Estatuto Social de Bombeiro reduziu para apenas 15%" e ainda por cima, conforme acrescentou "com o novo estatuto da aposentação, esta regalia esbate-se, porque "se tenho que trabalhar até aos 65 anos, independentemente do tempo de serviço, acabo por sair com o mesmo valor de aposentação", lamentou o comandante referindo que "em termos de regalias práticas existe também a isenção de taxas moderadoras, mas que se passar um ano sem ir ao médico, acaba por não usufruir de nada". "Há ainda apoios nas propinas, mas também só irá beneficiar quem estuda", disse o comandante lamentando a falta de incentivos.
Francisco Dias apelou à entrada de novos elementos para os Bombeiros e incitou principalmente à consciência dos jovens referindo: "ser bombeiro contribui para uma sociedade melhor, adquirem-se muitos conhecimentos e é uma missão gratificante".
O Corpo de Bombeiros de Góis, acrescentou o seu comandante "espera por jovens a partir doa 16 anos e pensa-se, dentro em breve, poderem integrar crianças desde os 11/12 anos, começando desde pequeninos a ser dotados de formação e motivação".
Na opinião de Francisco Dias, é desde criança que se tem que despertar o interesse pelo voluntariado e o gosto pelos bombeiros e é sem dúvida essencial a presença de jovens nos Bombeiros, por isso, deixou um apelo aos jovens do concelho de Góis: "olhem para a sociedade em geral, compreendam a necessidade de existir bombeiros e venham juntar-se a nós".

Dina Marlene Bandeira deu o seu testemunho como bombeira.
Para além de ser uma coisa que sempre a fascinou, tinha familiares nos bombeiros, pelo que, com apenas 17 anos ingressou na Associação e iniciou a sua formação, deslocando-se de Coimbra a Góis todas as sextas-feiras, em conjunto com a sua irmã, para frequentarem a escola de cadetes aspirantes. Ainda sem carta de condução agradece à sua mãe que as acompanhava semanalmente.
Dina concluiu a sua licenciatura sempre em simultâneo com os bombeiros. Mais tarde conciliou a sua vida profissional e política, nunca deixando de prestar voluntariado nos bombeiros de Góis. "É perfeitamente possível", afirma Dina Marlene dizendo que, foi sempre uma boa experiência, que lhe forneceu maturidade e conhecimentos, para além de, na sua opinião, ser gratificante conseguir ajudar os outros. Apesar de não estar nos bombeiros para lhe agradecerem, confessa que é extremanente gratificante quando alguém lhe diz: "obrigado pelo que fez por mim".
A bombeira Dina lamenta o facto de terem saído alguns elementos dos bombeiros, facto que justifica, talvez por motivos de ordem profissional ou pelas actuais exigências da actual legislação.
Tal como o comandante, também Dina Marlene afirma que a legislação, apesar de exigir mais, não exige nada de anormal, visto que, afinal exige aquilo que já se fazia.
Dina acrescentou: "agora já um mínimo de horas em termos de formação, piquetes, assiduidade ao quartel, mas não é nada fora do normal" e acabou por confessar: "para se socorrer bem há necessidade de se estar bem informado. Os tempos mudam e as exigências também têm que mudar" e exemplificou que para se ingressar no curso de INEM (pré-hospitalar) é necessário ter pelo menos o 12.º ano. Dina lamentou ainda o facto de haver apenas quatro bombeiros com curso de tripulante de ambulância de socorro, o que, na sua opinião, é muito pouco.
A bombeira Dina tem notado que, ultimamente, as instituições e particulares já começam a pensar em apoiar os bombeiros, dando o exemplo dos "Irmãos Figueiredo" que permitiram a realização de um baile a favor dos bombeiros e a ajuda que os escoteiros têm prestado, sempre que solicitados.
Dina Marlene é ainda delegada da Juvebombeiro que tem por missão: a mobilização dos jovens inseridos em corpos de bombeiros voluntários entre os 14 e os 30 anos, de modo a sensibilizá-los e motivá-los para os valores subjacentes ao associativismo e ao voluntariado nos bombeiros, implicando-os na realização de acções concretas de solidariedade e convívio, a fim de que assumam responsabilidades e desenvolvam o espírito de iniciativa no âmbito da instituição de que fazem parte integrante, garantindo, assim, a sua continuidade. É ainda intenção da Juvebombeiro promover campanhas de sensibilização entre a população e continuar a fazer campanhas de avaliação de glicemia e tensão arterial.
Dina Marlene Bandeira deixou ainda uma apelo aos jovens, para que ingressem não só nos bombeiros, mas também nas restantes instituições locais, como os escoteiros, filarmónica, futebol, entre outras, de forma a desenvolverem o voluntariado e construírem o seu bom carácter.

Lara Daniela - Um exemplo a seguir
Lara Daniela Monteiro Nunes, com apenas 3 anos e meio e muita dedicação aos Bombeiros, referiu ser esta a sua maior paixão.
Recorde-se que Lara é filha de: Cátia Nunes e José Nunes (bombeiros) e neta do, também bombeiro, Celestino Nunes.
A pequena Lara afirmou ao nosso jornal que há mais de um ano que corre para os bombeiros sempre que a deixam, mas o seu avô foi mais longe e arriscou mesmo que a Lara "é bombeira desde que nasceu".
Tudo parece fascinar a Lara, desde as ambulância, aos carros, passando pelo toque da sirene, mas é, sem dúvida, a farda que mais a fascina.
Aprumada e a marchar com o passo certo, já estreou a sua farda, este ano, na procissão realizada em Góis, no dia do "Corpo de Deus".
Lara promete fidelidade aos bombeiros e deseja ansiosamente crescer rápido para poder participar ainda mais activamente no Corpo de Bombeiros de Góis.
in O Varzeense, de 15/07/2009

Etiquetas:

83 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na verdade ser solidário é bom.
Mas, já pensaram no que a sociedade colabora no incentivo aos jovens de alguma vez pensaram em ser bombeiros?
Como lhes agradece a sua dedicação? O seu bem querer fazer pelo próximo? A sua disponibilidade? O tempo que retiram ao seu convívio com a família ou com os amigos? Ou o colocar a sua vida em risco pela defesa do próximo ou do seu património?
Pensem nisso e se encontrarem algum incentivo digam que eles agradecem.
Se não encontrarem, pelo menos digam-lhes "obrigado" que já é um agradecimento enorme.

21 julho, 2009 22:53  
Anonymous Anónimo said...

Onde estão aqueles que foram para os bombeiros só a pensar no tempo que dava a mais para a reforma e os que se livravam de pagar propinas?. Então esses agora já não se interessem.

22 julho, 2009 08:24  
Anonymous Anónimo said...

Para se ser bombeiro e preciso se ter amor a camisola e gosto para servir a causa .Mas para isso e preciso se ter o apoio do comando e correr com certo director dos cargos que so dizem respeito ao comando.

22 julho, 2009 09:52  
Anonymous Anónimo said...

É muito gratificante ser se bombeiro poder ajudar o proximo mas para que isso possa acontecer e preciso que o comando e os socios tratem de por o director no lugar dele que é longe do edificio sede a fazer companhia ao outro que ja era.Senão qualquer dia temos um comando sem bombeiros

22 julho, 2009 13:34  
Anonymous Anónimo said...

ESTE TIPO DE COMENTARIO É DISPENSAVEL ATÉ PORQUE NÓS BOMBEIROS QUANDO PRATICAMOS O BEM NÃO ESPERAMOS QUE NOS AGRADEÇAM HÀ 20 ANOS ATRAS ERA MUITO PIOR AGORA EXISTEM MUITOS INCENTIVOS DESDE O REENBOLSO DE PROPINAS, ISENÇÃO DE TAXAS MODERADORAS ENTRE OUTRAS REGALIAS QUE NÃO EXISTIAM.
EXISTIRAM AQUELES QUE SE SERVIRAM DOS BOMBEIROS PARA SE SERVIREM A SI E AOS SEUS INTERESSES, OUTROS NÃO CONSEGUIRAM E FORAM EMBORA E NÃO FAZEM FALTA NENHUMA.

22 julho, 2009 18:34  
Anonymous OBSERVADOR said...

Olhe amigo(a), o ser solidário é isso mesmo, não estar à espera de reconhecimento algum. Sou dador de sangue há mais de vinte anos e nunca o fiz ou farei por dinheiro ou por qualquer outro incentivo. Digo-lhe mais como dador poderia ter o dia de "folga" mas nem isso quero, pois acho que não devo prejudicar ninguém por causa da minha dádiva. Para os SOLDADOS DA PAZ, apenas lhes digo MUITO OBRIGADO por existirem. Bem haja.

22 julho, 2009 20:03  
Anonymous Anónimo said...

Fica uma sugestão/desafio aos candidatos à gerência dos destinos do concelho: qual o compromisso que assumem para o incentivo ao voluntariado (nos Bombeiros e não só)?
Respostas precisam-se.

22 julho, 2009 20:11  
Anonymous Anónimo said...

Na verdade o primeiro comentario é muito oportuno....
Graças a Deus nunca precisei, directamente, dos serviços de bombeiros mas TODOS os dias ELES são-nos necessários e nem damos por isso!!
Aos nossos bombeiros de Góis, um bem hajam!! Que Deus vos abençoe

22 julho, 2009 20:14  
Anonymous Anónimo said...

Para se ser bombeiro e preciso se ter apoio da população o concelho,do comando e por a andar o Sr.director

23 julho, 2009 23:03  
Anonymous Anónimo said...

Um bombeiro e um ser humano deve ser tratado como isso não é sr. director.

24 julho, 2009 14:19  
Anonymous OBSERVADOR said...

Quando se é solidário de verdade, não se está à espera de incentivos (deixaria de ser solidariedade). Sou dador de sangue à mais de vinte anos e nunca recebi, nem receberei dinheiro ou qualquer outro incentivo por este. É uma dádiva que faço voluntáriamente, assim como o é ser Bombeiro VOLUNTÁRIO. Sim é de lhes agradecer o facto de existirem. Saudações.

24 julho, 2009 17:20  
Anonymous Anónimo said...

Ou pelo menos podem dizer obrigado aos bombeiros por guardarem as escadas da piscina da candosa

25 julho, 2009 22:18  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada também à população pelo pagamento das telhas. Pena é que ainda não tenham sido fabricadas.
Já agora sabiam que o bar dos bombeiros deu prjiuiso de mais de 300 euros?

25 julho, 2009 23:04  
Anonymous Anónimo said...

“Renato Rocha lamentou a fraca adesão de novos elementos. "O voluntariado está-se a perder", confessou, lembrando que o concelho de Góis tem muitos jovens e que é necessário cativá-los e incentivá-los para o serviço de voluntariado.”

INCENTIVOS?? ONDE???

Neste momento não existem benefício em ser bombeiro.. Pelo contrário, os próprios bombeiros são muitas vezes prejudicados.. vejamos o caso de um Bombeiro que, por ter ido tirar o curso de INEM, ficou sem emprego, emprego este negado por sua Excelência Presidente da Direcção.

“possam ter acesso às refeições sem terem que se deslocar fora do quartel.” Por volta das 12h costumo ver um carro de bombeiros a dirigir-se a restaurantes da vila com tupperwares.. Para que será??

“a criação dos bombeiros mirins,” oh senhor director, vá ler os estatutos.. Isso existe??

“acredita que se fossem feitas mais acções de sensibilização e peditórios junto da população, talvez se conseguisse angariar mais verba.” Comprei eu umas rifas durante a campanha para as telhas e até agora não vejo lá nem uma. Para onde foi o dinheiro?

Fica aqui o meu agradecimento a todos os bombeiros de Góis

26 julho, 2009 12:31  
Anonymous Anónimo said...

Sim Sr Observador, não deveriam ser necessários nenhum tipo de incentivos; seria, e é realmente necessário que os Bombeiros vejam reconhecido o seu trabalho, que não sejam impedidos de entrar nas suas instalações, e mais que tudo, que não sejam acusados de ROUBAR bebidas ou dinheiro do seu bar. Os carros particulares dos bombeiros não são usados para transportar grades de bebidas do quartel para fora, entre outras coisas...
Observe bem, e depois comente!

26 julho, 2009 23:09  
Anonymous Anónimo said...

Estou curioso.
Responda quem souber...
Qual é/era/será o vencimento do comandante?
E dos outros efectivos?

27 julho, 2009 10:52  
Anonymous Anónimo said...

A tua curiosidade poderia ser desvendada mas para um efectivo que faz um horario de 12 horas e ganha menos que um cantoneiro de limpeza C.M.G. eras capaz de ficar muito admirado e não ter inveja do misero ordenado que ganha um efectivo dos B.V.G.

27 julho, 2009 13:53  
Anonymous Anónimo said...

Qual e a capacidade de carga do BMW?

27 julho, 2009 13:55  
Anonymous Anónimo said...

E o comandante?
Também recebe esse misero vencimento?
Se fosse tudo bem esclarecido talvez houvesse mais vontade de ajudar.

27 julho, 2009 16:29  
Anonymous Anónimo said...

Se houvesse mais participação dos sócios e da população em geral nas assembleias da Associação Humanitária, garantidamente que haveria mais conhecimento e respeito pela actividade dos Soldados da Paz. Portanto, Francisco, tens algum amigo com muita, mas mesmo muita inveja. Continua o bom trabalho, mas não deixes que te continuem a manipular e a atirar areia para os olhos, especialmente areia estrangeira.

27 julho, 2009 18:22  
Anonymous Anónimo said...

quando é que a sociedade goiense oferece uma ambulancia aos bombeiros????

27 julho, 2009 23:16  
Anonymous Anónimo said...

Mas faltam ambulâncias nos Bombeiros?! Não sabia...

28 julho, 2009 09:42  
Anonymous Anónimo said...

A sociadade goiense ate tinha força para ajudar os nossos bombeiros a comprar uma ambulancia e ou outro equipamento MAS tinha que confiar na direção porque é casa de um so director que não passa informação aos outros directores aonde uns nada sabem e o outro ja se foi, as telhas ninguén as viu assim não.


Ainda se pode confiar no comando
que é pena não ter uma direção compativel.

28 julho, 2009 12:43  
Anonymous OBSERVADOR said...

Acontece, que eu sou daqueles que enaltece o trabalho dos Bombeiros Voluntários de Góis. Agora o que acontece ou pretensamente acontece dentro do Quartel não sei, pois não sou Bombeiro. Se algo está mal na corporação, está nas vossas mãos mudar. Saudações.

28 julho, 2009 13:13  
Anonymous Anónimo said...

O que esta mal e que o director trata as pessoas (bombeiros) abaixo de cão pessando que esta la nas favelas

28 julho, 2009 17:29  
Anonymous Socio dos BV GOIS said...

Eu conheço a realidade dos bombeiros de Gois e asseguro-vos meus amigos, nao esta nada famosa o futuro daquela casa.. querem saber pq? ha um director que manda mais do q o prorio comandante..esse mesmo faz o q quer e lhe apetece naquela casa sem passar cartucho a quem quer que seja.. faz peditorios em nomes dos bombeiros onde ninguem sabe onde para esse dinheiro( exemplo das telhas..), é que nem o dinheiro esta empregue como o material esta posto.. esse mesmo sr teve "a lata" num baile de caranaval organizado pelo grupo de jovens de gois e pelos bombeiros de cobrar bilhetes aos proprios bombeiros dizendo q esses eram aqueles q tinham mesmo de pagar, para alem de no final do mesmo invento, ter a ousadia de ir comptabilizar os dinheiros envolvidos demonstrando uma grande falta de vergonha e respeito para quem esteve toda a noite a trabalhar enquanto ele andava armado em "fiscal".. esse mesmo sr da-se ao luxo de proibir bombeiros credenciados e especializados para tal, de entrar na central telefonica quando ele nem proprio percebe de bombeiros..esse mesmo sr,( eu vi) da-se ao luxo de mandar executar funcoes aos bombeiros quando essas so podem ser proferidas e mandadas executadas pelos seus superiores hierarquicos.. Muita mais ha para se dizer desse sr que parece que anda sempre de cabeça erguida e cara lavada mas muita coisa se econde.. E SABEM QUEM SOFRE COM AS ATITUDES DESSE SR? OS NOSSOS BOMBEIROS DE GOIS..Infelismente, em vez de se preocupar com o seu ego e mania, esse sr deveria preocupar-se com criar fundos e verbas para a proteccao individual dos elementos da corporacao,para o melhoramento das condiçoes das viaturas e parque da mesma,de incentivar quem la esta e quem quer vir com accoes de formacao erecrutamento ( e nao insinuando que os BOMBEIROS SAO LADROES E QUE ROUBARAM 300 EUROS DO BAR!! Talvez ainda o tera de provar na proxima assembleia geral e quem sabe depois noutros locais)em vez de denegrir a imagem de quem tao bem representa e dignifica os BVGOIS e a cidade de Gois..Esse sr nao faz a minima ideia o q é ser bombeiro e defender uma instituicao tao nobre como os BVGOIS, pois caso esse sr nao sabe , essa instituicao antes de ele vir do outro lado do atlantico, ela ja existia e funcionava bem e as pessoas andavam felizes defendendo com amor essa instituicao.. SR DIRECTOR R..... , FAÇA UM FAVOR A GOIS E AOS SEUS BOMBEIROS,DEMITA-SE E NAO USE E UTILIZE A INSTITUICAO PARA SEUS FINS..NAO SE SIRVA DA INSTITUICAO PARA ATINGIR OS SEUS FINS MAS SIM SIRVA A INSTITUICAO PARA QUE A MESMA ATINJA OS SEUS FINS COMO SEMPRE O DEMONSTRO PELO NOSSO PAIS FORA COM ENORME BRIO,RESPEITO PELO PROXIMO E DEDICACAO..


Muita havera a dizer meus amigos mas como socio dessa linda instituiçao espero que um dia toda a verdade seja reposta em assembleia mas se nao for caso disso,que seja a ajuda a divina a tratar desse sr..

28 julho, 2009 18:18  
Anonymous Anónimo said...

Ao comentador 18.18 dou os meus parabens! haja alguem capaz de dizer TODA A VERDADE sobre esse senhor renato e companhia limitada! acredito vivamente que Gois será melhor se ele se demitir!

Viva os bombeiros!

28 julho, 2009 18:35  
Anonymous Anónimo said...

O tal director de que se fala das outras coletividades desta vila de qual fez parte sempre foi convidado a afastare-se por alguma rezão foi não foi por ir a missa .
lembren-se da A.E.R.G.
da Candosa. e por ai fora é que ele não veio de não se sabe para a ajudar veio para se desenrrascar

28 julho, 2009 19:34  
Anonymous Anónimo said...

Afinal que diabo é que o homem fez, ou tem feito, para o quererem crucificar desta maneira?! Será por ser exigente nos cargos que desempenha? É que o hábito em Góis é para fazer de conta, daí os problemas...

28 julho, 2009 22:38  
Anonymous Socio dos BV GOIS said...

Socio dos BV GOIS disse...
Eu conheço a realidade dos bombeiros de Gois e asseguro-vos meus amigos, nao esta nada famosa o futuro daquela casa.. querem saber pq? ha um director que manda mais do q o prorio comandante..esse mesmo faz o q quer e lhe apetece naquela casa sem passar cartucho a quem quer que seja.. faz peditorios em nomes dos bombeiros onde ninguem sabe onde para esse dinheiro( exemplo das telhas..), é que nem o dinheiro esta empregue como o material esta posto.. esse mesmo sr teve "a lata" num baile de caranaval organizado pelo grupo de jovens de gois e pelos bombeiros de cobrar bilhetes aos proprios bombeiros dizendo q esses eram aqueles q tinham mesmo de pagar, para alem de no final do mesmo invento, ter a ousadia de ir comptabilizar os dinheiros envolvidos demonstrando uma grande falta de vergonha e respeito para quem esteve toda a noite a trabalhar enquanto ele andava armado em "fiscal".. esse mesmo sr da-se ao luxo de proibir bombeiros credenciados e especializados para tal, de entrar na central telefonica quando ele nem proprio percebe de bombeiros..esse mesmo sr,( eu vi) da-se ao luxo de mandar executar funcoes aos bombeiros quando essas so podem ser proferidas e mandadas executadas pelos seus superiores hierarquicos.. Muita mais ha para se dizer desse sr que parece que anda sempre de cabeça erguida e cara lavada mas muita coisa se econde.. E SABEM QUEM SOFRE COM AS ATITUDES DESSE SR? OS NOSSOS BOMBEIROS DE GOIS..Infelismente, em vez de se preocupar com o seu ego e mania, esse sr deveria preocupar-se com criar fundos e verbas para a proteccao individual dos elementos da corporacao,para o melhoramento das condiçoes das viaturas e parque da mesma,de incentivar quem la esta e quem quer vir com accoes de formacao erecrutamento ( e nao insinuando que os BOMBEIROS SAO LADROES E QUE ROUBARAM 300 EUROS DO BAR!! Talvez ainda o tera de provar na proxima assembleia geral e quem sabe depois noutros locais)em vez de denegrir a imagem de quem tao bem representa e dignifica os BVGOIS e a cidade de Gois..Esse sr nao faz a minima ideia o q é ser bombeiro e defender uma instituicao tao nobre como os BVGOIS, pois caso esse sr nao sabe , essa instituicao antes de ele vir do outro lado do atlantico, ela ja existia e funcionava bem e as pessoas andavam felizes defendendo com amor essa instituicao.. SR DIRECTOR R..... , FAÇA UM FAVOR A GOIS E AOS SEUS BOMBEIROS,DEMITA-SE E NAO USE E UTILIZE A INSTITUICAO PARA SEUS FINS..NAO SE SIRVA DA INSTITUICAO PARA ATINGIR OS SEUS FINS MAS SIM SIRVA A INSTITUICAO PARA QUE A MESMA ATINJA OS SEUS FINS COMO SEMPRE O DEMONSTRO PELO NOSSO PAIS FORA COM ENORME BRIO,RESPEITO PELO PROXIMO E DEDICACAO..


Muita havera a dizer meus amigos mas como socio dessa linda instituiçao espero que um dia toda a verdade seja reposta em assembleia mas se nao for caso disso,que seja a ajuda a divina a tratar desse sr..

29 julho, 2009 00:01  
Anonymous Sócio AHBVD said...

Como cidadão goiense, venho aqui expressar o meu desagrado perante esta "lavagem de roupa suja". Não sei o que se passa dentro da instituição, mas sei que não estão aqui a falar de um mero incidente, estão a denegrir a honra e glória de uma associação que tanto tem feito por todos nós. Se há problemas dentro da AHBVD, é no local próprio que se resolver. Problemas existem sempre e existirão em qualquer lugar. Já dizia a minha avó, casa que não é ralhada não é governada.
Em suma, sejam unidos e sirvam a população como têm vindo a fazer, com amor, dedicação e devoção.

VIVAM OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE GÓIS

29 julho, 2009 00:27  
Anonymous Anónimo said...

Nasci em Góis e sempre que posso não deixo de voltar à minha vila querida, hoje fui informado que a próxima 6ºfeira haverá uma festa na esplanada do rio que tem por objectivo ajudar os BVG, como já estava programado ir aí este fim-de-semana mais a família, não vou deixar de aparecer na esplanada caso tudo corra como desejo.
Esta conversa toda para dizer que como Goiense que sou e muito me orgulho disso e como sócio dos bombeiros, associação que muito respeito, assim como a todos que dela fazem parte sem excepção, vou directamente/indirectamente confrontar esse Sr. Renato, com este tipo de situações que aqui vejo relatadas de uma forma bastante simples, pois o local também não dá para mais.
Não conheço, mas vou fazer de tudo para conhecer esse senhor e depois?! SIMPLES: “Sr. Renato, a minha contribuição de hoje aqui nesta festa é para que fim?” (para bom entendedor meia palavra basta)
Apareçam e façam o mesmo, directos, sem medos nem receios, eu garanto-vos que o vou fazer, pois custa-me a acreditar em tanta “merda” que se fala por aqui em relação aos bombeiros, antes nunca se falava de nada e depois foi o final que todos sabem, buracos financeiros do tamanho da mata ardida há uns anos no concelho vizinho da Pampilhosa da Serra, agora falasse tanto (pode ser que seja só letra de uns poucos desinformados e que sempre foram e serão contra os bombeiros) e pode ser que o final seja diferente, assim desejo a bem dos nossos bombeiros e de nós todos.
Sem querer roubar os direitos de autor de quem fez o comentário anterior: “VIVAM OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE GÓIS”

29 julho, 2009 02:25  
Anonymous Anónimo said...

Caro anonimo das 22.38
Ser-se exigente não segnifica ser se incompetente nem se ser mal educado nem violar os estatutos .
As competêcias da direção são umas e a do comando são outrs por isso o director Renato Rocha não esta no Brasil nalgum favela onde parece não haver lei porque nos nossos B.V.ha homens e mulheres que merecem todo o nosso respeito.
Os efectivos não podem dizer nada do que se passa por medo é que ele intimida-os e o salario numa casa de familia faz falta
Já se preguntaram se o eng.ao sair de cena por uns tempos não seria para que os outros membros da direção resolvam a situação sem ele se chatear com o amigo.

29 julho, 2009 09:22  
Anonymous Anónimo said...

Mas não há um problema qualquer com os dinheiros do bar? Então acham que a direcção, que é a responsável efectiva pela AH, tem que deixar o bombeiral fazer o que bem lhe apetece sem dar contas a ninguém? Cuidado, porque isto não é uma república! Os Bombeiros, voluntários ou assalariados, têm regras a cumprir, certo? E se virem bem os estatutos hão-de verificar que muito do que aqui é dito dum membro da direcção já é razão suficiente para procedimento disciplinar. Claro que vêm para o blog sob a capa do anonimato (como eu), mas não será dificil saber quem são os protagonistas. Provavelmente são alguns dos responsáveis pelo problema do bar, que passam o tempo na Net, quando deviam estar era a trabalhar. Parece-me que o que falta é comando, que há de menos. Ao contrário de cerveja, que há de mais...

29 julho, 2009 23:48  
Anonymous Anónimo said...

Caro amigo o que se passa é uma realidade o sr director já á muito que usa e abusa das instalalações dos B.V. e se queres por um processo diciplinar a alguem tens de saber a quem ou vais castigar quen te aparecer pela frente é que desde que esta direção tomou posse já se foran tantos bombeiros embora que daqui a pouco temos so o nome de B.V. E nada mais.
Para que tudo possa ser esclarecido o concelho fiscal que comece a ver as contas para que tudo o que se passou em tempos não volte arepetire-se mas em maior escala.
No caso de regras a cumprir todos tem tanto os bombeiros como a direção mas quem menos cumpre é o director sr R....R....
Os outros directores um ja se pos de fora os outros são uns tótós que ainda não virão nada ou não querem ver mas por fim pagão todos pela mesma moeda e é pena porque até são pessoas sérias.

B.V.G.todos juntos ao tocar daqui para fora o R.

30 julho, 2009 09:52  
Anonymous Anónimo said...

Se nã hovesse problemas com o dinheiro do bar o Sr RINATO não tinha acusado a (bombeirada)de ladrões teria dito que tinha sido ele que levou as bebidas para as patuscadas dele e que não as pagou

30 julho, 2009 13:34  
Anonymous Anónimo said...

Grande vergonha!

30 julho, 2009 21:11  
Anonymous SOCIA dos B.V.G. said...

Sou socia dos Bombeiros a mais de 20anos,admiro e honro muito o seu perigoso serviço,por isso acho que não merecem serem enganados por esse Dr.,e correr com ele dai para fora.
Que procure trabalho ou que va ajudar a sua companheira a fazer os rissois para vender as utentes no balcão do Centro de Saude. Ele realmente tem estilo!...Querem e "tacho",mas honestidade esta quieto!

Os NOSSOS BOMBEIROS MERECEM SER tratados com AMOR,pois não nos podemos esquecer que arriscam a vida por nos!

(esse Brasileiro tem ca uma "folha de serviço"!)

30 julho, 2009 23:12  
Anonymous Anónimo said...

Já não tinha acontecido uma barraca qualquer com esse fulano na Candosa???
Alguem sabe contar essa história?

30 julho, 2009 23:19  
Anonymous Anónimo said...

Isto é típico de Góis. Qualquer borra-botas que por aí apareça é logo o "maior" e abrem-lhe todas as portas. Depois quando as coisa correm mal, aqui-del-rei porque é isto e mais aquilo. Puseram-no lá, em detrimento de muita gente boa da terra, agora aturem-no. Há-de vos comer as orelhas e eu aplaudo. Realmente vocês levam com cada gato preto ns trombas que até dói... Mas não aprendem... Para isso era preciso inteligência...

30 julho, 2009 23:46  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Renato:
Com tanta gente a dizer mal, porque não vem o Sr. esclarecer o leitores do blog?
Quem fala verdade?
Obrigado.

31 julho, 2009 10:51  
Anonymous Anónimo said...

Não esta esclarecido mas vais ficar é que não se diz por dizer. Isto esta a ficar lindo os casos entre outros de acusar os bombeiros de roubo e depois desculpa-se que foi a brincar esta a tratar pessoas sérias e que merecem todo o nosso respeito como fossem miudos da pré .
Deveria haver uma auditoria as contas para se esclarecer os sócios,os bombeiros e a população em geral

31 julho, 2009 21:21  
Anonymous Anónimo said...

Realmente, 300 é brincadeira para um sr que movimenta alguns milhares ao jogo

01 agosto, 2009 13:14  
Anonymous Anónimo said...

De roubo não os acuso...mas que são a maior parte uma cambada de xulos são, fui à festa na esplanada para angariação de fundos para os bombeiros e só lá vi directores e funcionárias, bombeiros de verdade não chegava a meia dúzia a ajudar, daqueles a quem os bombeiros dão de ganhar o dinheiro para comer todos os meses, nem um, esses se não fossem os bombeiros andavam no rendimento mínimo, deviam ter vergonha e contribuir ajudando, se não fossem os bombeiros andavam à fome, verdadeiros xulos, talvez se fosse a pagar o que ganham no GEI todos os Verões aparecessem OS e AS que durante o Verão não saem dos bombeiros... parasitas, ser bombeiro é ajudar os outros, inclusive os bombeiros quando precisam...tenham vergonha! A minha admiração para os verdadeiros bombeiros, os antigos, não esqueço também uma mocinha nova que lá estava a ajudar, peço desculpa mas não sei o nome, o Zé Samuel, Cerejeira da câmara, o rapaz que trabalha na carpintaria, também não sei o nome, e mais bombeiros que mesmo não estando presentes sei que ainda por lá andam, estes sim, verdadeiros homens dedicados à causa, agora os novinhos?!...querem é ganhar o dinheiro de Verão, dessem-lhes 40 euros, como fazem para estarem no quartel a beber cerveja e a pagar espero eu, iam a correr todos para lá, para ajudar, CLARO, porque eles são bonzinhos gostam de ajudar, gostam de ser bombeiros para ajudar, não querem nada em troca… novos parasitas…querem dinheiro?! Vão para as obras!! Se lhes dessem qualquer coisa em troca, para irem para lá “ajudar” até se atropelavam uns aos outros, eram como cães famintos à procura de um bocado de pão, parasitas…
Vivam os VERDADEIROS bombeiros.

01 agosto, 2009 17:15  
Anonymous Anónimo said...

HA HA HA HA HA HA

02 agosto, 2009 02:35  
Anonymous Anónimo said...

Os bombeiros querem é ser tratados com respeito não são chulos ,chulo es tu porque foste a festa para comer e beber a conta ,eras convidado do director que te contratou para o defender é que ele têm cá uma lábia

02 agosto, 2009 14:15  
Anonymous Anónimo said...

Tratares pessoas serias ao qual o director acusa de ladrões e tu de parasitas é faltares ao respeito a coletividade com mais de 50 anos e que sempre deu o seu melhor nas horas de aperto.
Um bombeiro não deixa de ser serio e responsavel só porque não foi á festa.
É que o dinheiro da festa não se sabe para que bolso vai

02 agosto, 2009 14:44  
Anonymous Anónimo said...

O Anónimo das 17:15 nem sabe do que fala... Sinceramente... Sabe porque é que os novos não estavam lá??? Porque no ano passado eram os novos, e não só, a trabalharem e os directores sentadinhos a comer a sua sardinha.. Isso é que é uma autentica VERGONHA!!! e digo-lhe mais... Os miseros 40Euros que se ganha de ECIN (GEI) não compensam o trabalho que temos... Até podemos ir para um incêndio e depois de passar a nossa hora de serviço não recebemos nada e não é por isso que vimos embora... Você fala porque a sua conta bancária deve estar recheada... E os que ganham lá dinheiro, se é que se refere aos funcionários da casa, ganham pouco mais do que o ordenado mínimo e trabalham mais horas do que aquilo que deveriam... Quase que nem têm vida própria... Você fala sem saber... Vá aos bombeiros e veja uma escala de serviço... E digo-lhe mais mais, há muitos bombeiros novos que não vao lá chular nada... Até "pagam" para lá andar... Pessoas como você é que desmotivam os jovens... Não sei se sabe mas durante o verão continua a haver serviços de saúde, que nao são pagos, e até para lá almoçarem com os colegas têm de pagar a refeição, ou seja, até para se fazer um serviço de saúde é preciso pagar... E ainda lhe digo mais.. sempre que vê bombeiros nas procissões, nas concentração e outras prevenções a actividades não são pagos... Só mais uma coisa, os bombeiros só recebem uma recompensa quando estão de ECIN, durante o resto do ano não há recompensa nenhuma... Pense bem antes de chamar chulo a alguém.. se calhar o chulo é você... Tenha vergonha do que disse porque um dis destes pode precisar de nós!!!

02 agosto, 2009 15:11  
Anonymous BVG said...

se você pagasse para escrever mal das outras pessoas, também estava quietinho...
se estivesse bem informado sabia que durante o inverno os bombeiros e bombeiras "novinhos" são os que menos faltam aos serviços voluntários, ou seja, NÃO REMUNERADOS, tendo inclusivamente de compensar as faltas dos "velhinhos", os EXEMPLARES para vossa excelência...
já para não falar daqueles "velhinhos" que passam o ano a dizer que não precisam dos bombeiros para nada, mas que no verão se inscrevem para fazer 4 semanas de ECIN (GEI era no tempo da Maria Cachucha...) por mês, durante a fase BRAVO... isso é que é "amor à camisola"... sim senhor...
Quanto ao seu comentário sobre a directores a trabalhar, só pode ser uma piada... directores a trabalhar vi dois, o Sr Renato e o Sr José Augusto e funcionárias vi uma, a Guida, incansável como sempre... depois, estavam lá outros directores isso é verdade, mas só os vi a trabalhar para "encher o bucho" sentadinhos numa mesa a comer e a beber...
mas também vou mais longe, se esses directores realmente estivessem a trabalhar não era vergonha nenhuma, pois já que passam um ano inteiro sem fazer nenhum, não seria um dia de trabalho que os iria cansar... digo eu com os nervos...

02 agosto, 2009 16:45  
Anonymous Anónimo said...

Os verdadeiros BOMBEIROS (não desfazendo nos que compareceram, claro), se calhar não apareceram porque têm um pingo de vergonha na cara: são eles que dão a cara pela direcção durante todo o ano, quando as pessoas lhes perguntam pelo dinheiro que deram em tais peditórios, e eles não têm outro remédio senão encolher os ombros e dizer que não sabem. Esses SIM, são também os verdadeiros bombeiros, que durante o ano todo fazem serviço VOLUNTÁRIO!
Já agora, a moçinha era a Catarina Gama, e esqueceu-se de mencionar o Eduardo Gama, seu pai, que a "obrigou" a engolir a vergonha.
Passe bem, bombeiro de GEI.

02 agosto, 2009 23:00  
Anonymous Anónimo said...

Bombeiro do tempo do GEI, fui e com muito gosto e orgulho de ter vivido esses tempos, mas também nunca beneficiei desse dinheiro... mas para vocês meus novos XULOS digo, no tempo da Maria Cachucha cheguei a andar a bater mato 3 e 4 dias seguidos sem ir à cama, no tempo em que o bombeiro voluntário era apenas isso, voluntário, tempo esse onde a maior parte destas criancinhas chupistas andavam a saltar de "bola para bola" (sitio de onde por os vistos nunca deviam ter saído) e mais, durante os muitos anos que andei nos bombeiros nunca recebi um cêntimo da instituição, e corrijo, não são xulos... SÃO MUITO XULOS! Tenho vergonha de ter agora gente como a maior parte destes numa casa que eu tanto ajudei e prestigiei. Simplesmente ajudar por ajudar, a única coisa que beneficiei dos bombeiros foi os verdadeiros amigos que por lá arranjei, no tempo que saí de Góis, tive também de desistir dos bombeiros, mas ainda lá deixei uns quantos que na altura eram miúdos mas que ainda hoje lá andam e me enchem de orgulho por ter saído com eles para o mato… agora quando passo lá à frente só vejo é garotada por lá, se um dia realmente forem precisos “colhões” para fazer alguma coisa, eles não existem, os bombeiros novinhos (atenção que falo dessas meninas e meninos que querem é andar nos bombeiros por o dinheirito, não dos antigos) que o quartel tem agora nestas alturas de Verão, são uma cambada de gelados, quando lhes chegar o calor às bentas derretem-se todos em merda...
E já agora outra coisa, mulheres num carro de fogo não serve, comigo não entrava nem uma no carro, querem ajudar?! Tratar da alimentação, cozinhar e lavar tachos, quem é o chefe que confia numa mulher num fogo, ainda por cima garotas?! Só se quiser lá ficar mais os outros, cuidado com estas coisas, tenho a certeza que nem que as bombeiras que o quartel tem sejam bombeiras até aos 100 anos, nenhuma irá puxar metade da mangueira que eu já puxei por essas serras a cima nos anos que tive nos bombeiros, cada macaco no seu galho!!
Vivam os VERDADEIROS Bombeiros de Góis

03 agosto, 2009 04:30  
Anonymous Anónimo said...

Caro anonimo das 16.45
Esta tudo muito claro quem é que não podia faltar o clã Vitó é que se juntarmos 2+2 o que é que dá a Guida muito prestavél na segunda feira vai fazer as contas da sardinhada e mais quem o director de todas as cofusões o Renato que como é sabido só diz aos outros directores o que qizer é que eles com fumo da sardinhada fez mal aos olhos

03 agosto, 2009 11:15  
Anonymous Anónimo said...

Bombeiro Voluntário é o que tem como lema "VIDA POR VIDA" e para poder respeitar o seu lema não pode estar preocupado com a sua família, com o seu emprego, com a sua política, com o seu clube despotyivo, pois não pode esquecer que pode "desaparecer" para manter outra "vida" que pode ser a do seu "opositor".

03 agosto, 2009 11:23  
Anonymous Anónimo said...

Cada vez admiro mais o Vitó.
E a minha admiração está bem patente nesta entervenção "Esta tudo muito claro quem é que não podia faltar o clã Vitó ............#

03 agosto, 2009 22:01  
Anonymous Anónimo said...

Bem.... isto é uma vergonha!! mas uma vergonha daquelas bem grandes.... quero em particular responder ao anónimo de 3 de agosto das 4:30.....

Eu conheço as MULHERES dos BVGÓIS E ELAS SÃO EXTRAMAMENTE COMPETENTES TANTO NA ÁREA DA SAÚDE COMO NA DE INCÊNDIOS.

e mais....

quem não tem COLHÕES É VOCÊ QUE NÃO CONTINUOU NOS BVGÓIS.... NA ALTURA SAIU MAS PODIA TER VOLTADO AGORA... JÁ QUE DIZ QUE PASSA À FRENTE DO QUARTEL.....

e mais...

SE SENTIR MAL.........1º- É A GAROTADA QUE O VAI SOCORRER... 2º- HAVIAM DE LHE ESPETAR COM TANTA FORÇA A FAZER UMA GLICÉMIA QUE ERA PARA ACORDAR PARA A REALIDADE.... A GAROTADA COMO DIZ... ESTUDA DE SEMANA EM COIMBRA E QUANDO VAI DE FIM-DE-SEMANA À TERRA TEM AINDA QUE FAZER TURNO NOS BVGÓIS....

OS SEUS AMIGOS DEVEM É SER AQUELES VELHOS QUE SÓ LÁ ANDAM A FAZER PESO AO QUARTEL, QUE ESSES SIM SÃO VERDADEIROS XULOS QUE DE INVERNO NÃO PÕEM LÁ OS PÉS.... OU MELHOR AGORA QUE PAGAM DURANTE A SEMANA OS PIQUETES JÁ LÁ APARECEM.... AGORA FAZEM MUITOS TURNOS... POIS NÃO.... E SÓ LÁ ANDAM PORQUE LHES VAI DAR JEITO A CONTAGEM DOS TEMPOS PARA A REFORMA....

enfim.... em jeito de conclusão..

sou bombeiro de outra corporação, mas conheço muito bem os BVGóis e as mulheres!! decerteza que elas fazem melhor que o senhor numa frente de fogo... porque o senhor só sabia andar com um batedor e elas já sabem andar com uma agulheta na mão!!!!!!!! e rádios!!! eh eh eh!! cda vez são mais graduadas e isso é que é preciso!
HÁ MULHERES QUE MANDAM E COMANDAM MELHOR QUE MUITOS HOMENS!

Abraço à garotada dos BVGóis!!!!!

03 agosto, 2009 23:23  
Anonymous Anónimo said...

Ao pouco anónimo de 03 Agosto, 2009 04:30

Na sua época havia Bombeiros, como hoje tambem há. Herois, como V senhoria, tambem ainda os há; são é descomunalmente diferentes de si: têm Conhecimentos, Educação, Humildade e Respeito pela farda que vestem e HONRAM.
Além disso, tentam fazer pela vida, ser alguem no futuro, e não terminar os dias numa qualquer tasca, a conribuir para o crescimento das cervejeiras.

03 agosto, 2009 23:25  
Anonymous Anónimo said...

Falam tanto na ADIBER, mas nesta casa também há problemas! Os Bombeiros não merecem, os directores desta instituição principalmente o Presidente da Direcção Diamantino,trabalho é bom mas é para o preto! Preto não, pobre!

Bombeiro em Góis

03 agosto, 2009 23:50  
Anonymous Anónimo said...

O BALDAS ja tem internet em casa. Antes de a ir curar vem aqui mandar umas larachas

04 agosto, 2009 01:20  
Anonymous Anónimo said...

Deixem a AHBVGóis de "fora" não a misturem com a ADIBER e Companhia.

04 agosto, 2009 10:19  
Anonymous Anónimo said...

Será que a maioria dos comentadores deste espaço já se apercebeu que para acabarem de vez com as dúvidas e deixarem-se de calúnias e desconfianças apenas é necessário, nos termos dos Estatutos da AHBVG, dirigirem-se à Direcção e pedir os esclarecimentos necessários?
É que a Direcção está obrigada, estatutariamente, a dar conhecimento do destinos dos dinheiros angariados nos peditórios e, já agora, porque não aplicou esse dinheiro nos fins a que disse os destinar.
Acabavam-se assim as calúnias, pelo menos algumas, que a ninguem servem, antes pelo contrário, prejudicam os Bombeiros, de Góis e não só.

Estou convicto que ficariam esclarecidas as suas dúvidas e não se colocaria em causa a honra e o bom nome de pessoas isentas e interessadas e que sempre tentaram dar o seu melhor pelos Bombeiros, do modo que melhor podem e sabem.

04 agosto, 2009 11:01  
Anonymous Anónimo said...

Claro! Agora, porque estamos em eleições, não faltam defeitos...

04 agosto, 2009 12:03  
Anonymous Anónimo said...

Falam da ADIBER que e para deitar a baixo a Dr Lurdes não falam dos bombeios porque lá quem era o presidente era o Diamantino ,só que esse ja deu de froxes e os outros directores deviam fazer-lhe companhia deixando o Renato a receber o seu fabuloso ordenado.
Há pois o ordenado e ajudas de custa e mais alguma coisa

04 agosto, 2009 13:53  
Anonymous Anónimo said...

tambem asho rua com essa escumalha que só quer e o pelin principamente as 2 irmas de cortecega

04 agosto, 2009 19:19  
Anonymous Anónimo said...

calate alexandre

05 agosto, 2009 00:47  
Anonymous Anónimo said...

Chamas calúnia por acaso já viste alguma telha no quartel, o peditório foi feito com esse fim ou a causa era outra.

05 agosto, 2009 09:18  
Anonymous Anónimo said...

Mas se fossem todos as irmãs de Cortecega os nossos BV tinham mai formação técnica e o sr director já estava no lugar dele que era a fazer rissois

05 agosto, 2009 10:36  
Anonymous Amigo dos BV GOIS said...

As duas irmãs de cortecega querem dinheiro??? ah, ah. Em 1º lugar vão tirar os cursos ás custas delas; 2º compram fardas e equipamentos e tao sempre là prontas a ajudar e do dinheiro que o comentador das 19.19 fala até já têm cada uma delas seu palacio. Cala-te e tem vergonha. A inveja é lixada!!!!
Senao fossem elas muito pior os bombeiros estariam!
Mas elas nem precisam de ser defendidas, porque esta tudo à vista de todos!

05 agosto, 2009 11:38  
Anonymous Anónimo said...

Tenham calma…. Não se ofendam…..deixem de se julgarem superiores. Antes de….já existiam BOMBEIROS para apagar fogo.

05 agosto, 2009 12:16  
Anonymous Anónimo said...

E realmente uma vergonha e muito descaramento de quem so sabe maldizer,mas trabalhar esta quieto. Fazer algo em prol do melhoramento seja que instituiçao for nao e para quem so sabe criticar. Devemos saber criticar mas algo construtivo. O que nunca e o caso. Nao venho defender ninguem da direcçao nem do comando nem de nenhum bombeiro em particular,mas sim tentar incentivar as pessoas no seu todo a comparecerem nas assembleias a quando as há,e se nao forem socios,façam se! Pois so assim, poderao com dignidade poder fazer algo melhor seja por que instituiçao for! E aí sim podem realmente ter conhecimento de causa das contas ou do que foi feito no ano transacto e do que esta para ser feito no ano seguinte. Porque falar so por falar,porque se esta atras dum monitor e ninguem sabe quem voces sao,e aproveitar porque sao cobardolas e na frente das pessoas nao teem tomates para dizer aquilo que vos vai na alma nao e digno!

05 agosto, 2009 14:46  
Anonymous Anónimo said...

VIVAM OS BOMBEIROS DE GÓIS!!!

VIVAM OS BOMBEIROS DE GÓIS!!!

VIVAM OS BOMBEIROS DE GÓIS!!!

VIVAM OS BOMBEIROS DE GÓIS!!!

VIVAM OS BOMBEIROS DE GÓIS!!!

VIVAM OS BOMBEIROS DE GÓIS!!!

VIVAM OS BOMBEIROS DE GÓIS!!!

VIVAM OS BOMBEIROS DE GÓIS!!!

VIVAM OS BOMBEIROS DE GÓIS!!!

05 agosto, 2009 19:05  
Anonymous Anónimo said...

Só agora, porque em tempo de eleições que deste pelo erro que cometeste ao "aceitar" fazer parte dos Órgãos Sociais da AHBVGóis? A filosofia que estás a “pregar” já está estafada.

06 agosto, 2009 10:43  
Anonymous Anónimo said...

O DR.andou muitos anos a servir-se do dinheiro da associação e as contas aos socios foram sempre apresentadas como certas e o concelho fiscal sempre as aprovou,
agora o director que caiu em Gois que ja conhecia o truque e sabe que oconcelho fiscal aprova o que aparece faz o mesmo.

06 agosto, 2009 13:32  
Anonymous BVG said...

caro "vomveiro" do GEI, aqui entre nós, o seu tempo já passou... já cheira a azêdo... ir trabalhar pra fora nunca foi motivo para abando nar a causa, muitas outras pessoas trabalham fora e continuam a defendê-la...
a mim cheira-me que você é daqueles que não tem tomates para "ir pro lume" mas tudo o que é pavonear a farda nº 2 nas procissões é o primeiro a aparecer... mas digo-lhe, essa farda cheira a môfo...
ah, e se os seus amigos da velha guarda são os verdadeiros, porque é que há semanas em que têm de haver equipas de 4 raparigas + o motorista??????? Não me diga que é por elas serem XULAS, pois eu cá contraponho com conhecimento de causa, é porque elas têm tempo pra isto e gosto por isto.
e mais, quando você foi bombeiro, defendiam a causa de borla????? O TANAS!!! quantos foram aqueles que entraram para conseguir um lugar na câmara (ou no pavilhão, mais tarde)?
e quanto às manas, tudo o que se diz de mal é pura inveja, pois as pessoas sentem-se ignorantes perto delas em todas as áreas, seja saúde, seja incêncios, seja resgates... podem dizer que elas não têm a disponibilidade física dos homens, e então? para ter lá "Homens de músculo" sem conhecimentos, mais valia pedir ajuda ao vizinho do lado que pode ter força mas conhecimentos da matéria são ZERO!!!

09 agosto, 2009 10:33  
Anonymous Anónimo said...

EEHH EHHH EHH ESTAO A DESVIAR-SE DO ASSUNTO, BOMBEIROS SAO BOMBEIROS...O PROBLEMA E O ASSUNTO É O RENATO...RE..NA..TO!! OK!! ONDE ESTÁ O DINHEIRO DAS TELHAS??? OU DO PEDITÓRIO PARA AS TELHAS???

10 agosto, 2009 01:09  
Anonymous Anónimo said...

Velhos do GEI.. PufF..... vão roçar mato...

10 agosto, 2009 11:19  
Anonymous Anónimo said...

ONDE ESTAO AS TELHAS?
ONDE ESTA O DINHEIRO?
ONDE ESTAO AS SAGRES?

11 agosto, 2009 11:16  
Anonymous Anónimo said...

È certo que as manas de cortecega têm muitos defeitos, defeitos de mais que puseram e que vão pôr muitos bons bombeiros de lá para fora, pessoas que trabalham muito para os bombeiros, nunca ninguem pôs as mãos para puxar as redeas à manas, mas tambem vos digo porquê Góis podiam ser Bombeiras em Coimbra, onde a esta hora já estariam na vitrina. mas pronto Os bombeiros estão bem e digo nunca ficou ninguem por socorrer nem fogos por apagar em góis. passam as pessoas mas a instituição fica...

25 agosto, 2009 00:13  
Anonymous Bombeiro de Gois said...

Em resposta ao anonimo do dia 25 de Agosto ás 00.13. Pra que saibas as manas gostam dos bombeiros e nao foram pa la pa chupar o dinheiro das propinas! E mais te digo tens inveja poeque deves ser aqueles com mil e uma teorias e na hora do aperto foges! As manas têm muito valor, assim como muitos outros que lá andam! Olha por ti abaixo quando falas dos BVG. A institução fica assim como todas as pessoas bem socorridas pelas manas. tem ideia que todos sabemos quem tu és! Cobarde.

28 agosto, 2009 17:43  
Anonymous Anónimo said...

Ao Anónimo 00:13

Cara

Tenha vergonha por estar a sujar a imagem dos BOMBEIROS.
Separem a Direcção do Corpo Activo (que são homens e mulheres que dão o corpo ao manifesto, isto é, TRABALHAM MUITO e na maioria das vezes nem um OBRIGADO).

Quem está acabar com os bons BOMBEIROS é a direcção e não o corpo activo

29 agosto, 2009 16:11  
Anonymous Anónimo said...

Ao anónimo de 29Agosto - 16H11m:
Será possível especificar uma situação em que a Direcção tenha demonstrado querer acabar com os Bombeiros? É que eu gostava de saber para poder formar opinião.

01 setembro, 2009 20:11  
Anonymous Anónimo said...

com que então são as manas que correm com os bombeiros??? então mas não são elas que dizem que ha bombeiros só de verão, como o sr. director R. disse?
Bombeiros e bombeiras continuem e socorram as pessoas que por vocês chamam e o resto passa!
Força BVG!!!

07 setembro, 2009 16:18  
Anonymous Anónimo said...

È verdade BVgois sigam a vossa função e continuem assim ! porque gois precisa de vocês. Enquanto voces são perpetuos a direcção é temporaria!

07 setembro, 2009 16:20  
Anonymous Anónimo said...

È verdade BVgois sigam a vossa função e continuem assim ! porque gois precisa de vocês. Enquanto voces são perpetuos a direcção é temporaria!

07 setembro, 2009 16:20  

Enviar um comentário

<< Home