terça-feira, 30 de junho de 2009

Cortes - Noite de S. João

No passado dia 23 de Junho viveu-se mais uma noite de S. João e a respectiva queima do mastro, a sardinha assada no pão e o vinho de Cortes gentilmente oferecido. As responsáveis pelo Jardim de infância e pelo ATL organizaram as marchas com as crianças e em conjunto com o grupo de Cantares tornaram ainda mais genuina esta data que, após uns tempos de interregno, já vai no seu quinto ano consecutivo... Até uma mesa de doces caseiros e vasos com manjericos estiveram presentes na sala de visitas de Cortes, a Praça Comissão de Melhoramentos, vulgarmente designada por Largo da Eira. Estiveram perto de duas centenas de pessoas!

Mesmo com programas de S. João fortes nos concelhos de Sertã e Figueiró dos Vinhos ninguem arredou pé... A concertina do Carlos Barata (vulgo, Carlos da Angela) acompanhou as marchas, o grupo de cantares e tocou algumas 'modas' para os presentes dançarem.

Entre as várias conversas que ouvi, tudo leva a crer que no próximo ano este evento tenha ainda mais conteudos. Ainda bem porque tambem ouvi que algumas pessoas ficaram mais uns dias antes de regressarem à cidade para estarem presentes...

É de salientar que a Comissão de Melhoramentos de Cortes nada tem a ver com este evento. Os directores que colaboram fazem-no a titulo meramente individual. É uma manifestação puramente popular.

Assim se vai enriquecendo cada vez mais os usos e costumes e desta forma manter bem viva a cultura do seu povo...
João Reis Antão
in http://cmcortes.blogs.sapo.pt

Etiquetas: