sexta-feira, 22 de maio de 2009

Paróquia de Góis realizou procissão de velas

Uma "procissão de velas" realizou-se no primeiro dia de Maio, à noite. Fiéis católicos percorreram as ruas desde o Castelo até à Igreja Matriz de Góis, transportando a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Conforme reza a tradição, a imagem fica durante o mês de Maio na Igreja, onde diariamente é feita a reza colectiva do terço, regressando no último dia do mês, novamente à Capela do Castelo.
A cerimónia de regresso ao Castelo, onde a imagem da Senhora de Fátima fica durante todo o ano, integra de novo uma procissão de velas, acompanhada da reza do Terço.
A aparição aos três pequenos pastores, que ocorreu na região de Fátima, espalhou rapidamente a sua devoção pelo mundo, tornando o mês de Maio, propício à reza do terço e a uma maior devoção pela Senhora de Fátima. A paróquia de Góis também não é excepção, pelo que, integra grande número de fiéis nestes ritos de fé, que habitualmente são realizados durante o mês de Maio.
A 13 de Maio, dia da aparição de Maria diante de três pequenos pastores, os paroquianos goienses realizam também uma caminhada até à capela da Senhora da Guia, acompanhada pela reza de terços, que termina com uma missa.
Estes momentos pretendem manter a fé cada vez mais viva e alimentar os bons hábitos da reza entre todo o povo.
in O Varzeense, de 15/05/2009

Etiquetas: ,