sábado, 25 de abril de 2009

Salazar "sobrevive" na toponímia nacional em 20 localidades portuguesas

O nome do antigo presidente do Conselho de Ministros do Estado Novo, Oliveira Salazar, sobrevive pelo País na toponímia de cerca de 20 localidades, maioritariamente no Norte e Centro, mas fora das capitais de distrito.

O distrito de Viseu, de onde o antigo ditador era natural, recolhe a maioria das designações, em três avenidas de Santa Comba Dão - concelho onde nasceu, na localidade de Vimieiro - Armamar e Carregal do Sal. Em Viseu assinala-se ainda uma rua Dr. Oliveira Salazar, na aldeia de Castaínço, Penedono.

No interior do país subsiste, igualmente, nos lugares de Cafede (Castelo Branco) ou Cadafaz (Góis), mantendo-se aqui junto à rua Combatentes do Ultramar.

Se a seguir à revolução de 1974 o nome de Salazar foi "banido" de inúmeros espaços e equipamentos nacionais - da actual Ponte 25 de Abril, a avenidas de Leiria e da Figueira da Foz, ou de uma praça em Coruche, hoje da Liberdade, ao Largo São Francisco, em Loulé, entre diversos outros exemplos - há pelo menos uma aldeia, em Santarém, onde subsiste, lado a lado com um dos militares de Abril.

Em Atalaia, a 20 quilómetros a noroeste da capital de distrito, a rua Oliveira Salazar entronca com a Capitão Salgueiro Maia, o comandante da coluna militar que ocupou o Terreiro do Paço e levou à rendição de Marcelo Caetano no quartel do Carmo.

Das poucas referências ao antigo ditador existentes no Sul do país, há uma que se destaca, por se situar em pleno Alentejo: em Santa Clara-a-Velha, concelho de Odemira, Oliveira Salazar é nome de praça, de onde parte a rua Marechal Carmona, outra das figuras do Estado Novo.

A referência toponímica ao antigo ditador subsiste, também, no litoral: em Monte Real, Leiria, junto às termas e a caminho da base aérea, a rua Dr. Oliveira Salazar é uma das artérias principais da povoação.

Em Olival, Vila Nova de Gaia, existe a única "alameda" com o nome de Oliveira Salazar, em local de pouca passagem e relativamente desconhecido; já Santo Tirso (Porto) e Murtosa (Aveiro) possuem as únicas ruas "do" antigo presidente do Conselho de Ministros.

O roteiro continua em Ansião (Pombal) ou Santa Cita (Tomar), uma das mais extensas e onde Salazar tem a "companhia" adjacente da rua da Legião Portuguesa, organização paramilitar criada, em 1936, com o Estado Novo e extinta em 1974.

Há, no entanto, pelo menos uma referência a Salazar na toponímia nacional que nada tem a ver com o antigo ditador: em plena serra do Caramulo, na pequena aldeia de Caselho de São João, a meio caminho entre Águeda e Tondela, a placa num casebre de pedra homenageia, isso sim, um antigo morador, iniciativa da população local.
in http://ultimahora.publico.clix.pt

Etiquetas:

10 Comments:

Anonymous MARCIO said...

esta recolha é interessante e no caso de CADAFAZ que me diz muito acho curioso a referência ainda hoja ali presente.
porem, a esta distância de acontecimentos não me parece que faça qualquer sentido retirar tal referencia porque esta demonstra a historia de um povo comportando tudo o que tenha de bom como aquilo que tenha de mau.
há que encarar a historia com suas vicissitudes e nao escondê-la.
O que está feito, feito está.

25 abril, 2009 22:49  
Anonymous Anónimo said...

Foi um ditador isso é verdade.
Agora foi um homem honesto e serio.

Nada tem com os ministros actuais,andam sempre a nadar em dinheiro,e vão por o pessoal na pobreza.
Todos os dias mais de 200 empregados ficam no desemprego.

Salazar nunca prometeu 150 mil postos de trabalho que o sr socrates grande mentirou Nacional

26 abril, 2009 22:12  
Anonymous Anónimo said...

E não só no Cadafaz.......

27 abril, 2009 09:35  
Anonymous Anónimo said...

Pelos menos no tempo do Salazar, não tiraram as verbas que pertenciam ao Cadafaz, como agora fazem os senhores compartes.
engraçado não é?.

27 abril, 2009 11:08  
Anonymous Anónimo said...

Vamos desmascarar esta malta que contribuiu com o nosso atrazo 30 anos de PS CCCCCCCCCCCCCHega.

27 abril, 2009 17:47  
Anonymous Anónimo said...

“Heróis do mar, nobre Povo”, voltai de novo.
“Nação valente e imortal”, onde quase tudo aparenta estar mal,
“Levantai hoje de novo”, a dignidade do POVO.
“O esplendor de Portugal”, ofusca-se com a baixa moral.
“Entre as brumas da memória”, lembra-se o Abril da História.
“Ó Pátria sente-se voz”, da actualidade atroz.
“Dos teus Egrégios avós”, vem a alma de não nos sentirmos sós,
“Que há-de guiar-te à vitória”, e honrar a tua memória.
“Às armas, às armas sobre a terra e sobre o mar”; Abril é para continuar a amar.
“Às armas, às armas pela Pátria lutar”, pelos CRAVOS a respirar.
“Contra os canhões marchar, marchar”, pela liberdade de amar.

VIVA O POVO LIVRE!

27 abril, 2009 23:25  
Anonymous Anónimo said...

Há democracia ou não há democracia? Se o povo é quem mais ordena e o povo de Santa Comba Dão e de outras terras não se "enxofra" com o nome de Salazar para quê esta zaragata toda? Pôrra nunca vi que um tipo que já morreu há tanto tempo ainda faça "borbulhas" em quem nunca teve coragem de o enfrentar e se calhar, com o rabinho entre as pernas , até lhe deu vivas. Por que não refilam com o busto do Eng Dias Nogueira que foi presidente da Câmara no tempo do Estado Novo, logo apoiante do dito Salazar? A resposta é simples: Porque está lá por VONTADE DO POVO.Onde está a vossa imparcialidade democrática? Se já é santo um indivíduo que matou uns castelhanos em Aljubarrota não me admiro que,com a vossa maneira de pensar, os vossos netos um dia rezem ao santo Cunhal ,ao Santo Salazar e ao beato Alegre. Deixem-se de questões menores, não se ponham em bicos dos pés e ajudem a levar este barco a bom porto.

28 abril, 2009 09:33  
Anonymous Anónimo said...

Quem é que se está a pôr em bicos de pés? Pode precisar?
Quem é que não quer levar o barco a bom porto?
Sr "9:33": Salazar e Cunhal, pelo seu carácter, determinação e luta por um ideal comum, cada um à sua maneira, são as duas figuras mais proeminentes da política do Portugal contemporâneo. Ninguém é perfeito.

VIVA O POVO LIVRE!

28 abril, 2009 11:34  
Anonymous Anónimo said...

Quem se está a por em bicos de pés? Respondo-lhe com a simples frase: Quem enfiar a carapuça!
Cordialmente os meus cumprimentos.

28 abril, 2009 15:13  
Anonymous Anónimo said...

Sr. "15:13": é evidente!

Um bem haja para si.

VIVA O POVO LIVRE!

28 abril, 2009 19:39  

Enviar um comentário

<< Home