sexta-feira, 24 de abril de 2009

Grupo Onomástico "OS MISTOS" de Cortes de Alvares - Há 34 anos com o mesmo lema: Todos de "A" a "Z" pela nossa Terra

No passado dia 11 de Abril, no seu tradicional encontro de confraternização da Páscoa, o Grupo Onomásticos "Os Mistos" voltou a "Povoar" o espaço da Casa de Cultura e Recreio Claudino Alves de Almeida. A resposta massiva dos associados resultou numa "multidão" de cortenses e amigos da Terra, dos 2 aos 81 anos, que ultrapassou uma centena.
Na parte final do almoço volante de grelhada mista que, apesar do nosso eterno amadorismo, pensamos ter sido do agrado de geral, e após agradecer a presença de todos e saudar os associados que por vários motivos não puderam vir, foi guardado um minuto de silêncio em memória de Albertino Simões Fonseca e Adelino Fonseca Henriques, que nos deixaram recentemente, bem como todos os associados falecidos. Foi comunicada a impossibilidade da vinda do Grupo de Fados, motivada pelo acidente de viação sofrido no dia anterior por um dos seus membros e foram dados cinco minutos para a apresentação individual ou em equipa de associados para a direcção. Entretanto, usou da palavra o nosso conterrâneo e associado João Reis, em representação da Comissão de Melhoramentos de Cortes, que, com a sua habitual energia, deu conta das múltiplas iniciativas e acções a levar a cabo, nas várias vertentes (Desportiva, Lazer e Cultural), de cuja calendarização dará oportunamente conhecimento. O representante dos nossos Amigos "Grupo Onomástico "Os Maneis", Manuel Bernardo (do Táxi), dirigiu igualmente uma saudação ao Grupo.
Decorrido o espaço para apresentação de listas, não faltou gente para a direcção, aliás, bem pelo contrário, reforçou-a, com aprovação unânime e por aclamação. A sua composição é a seguinte: Presidente: António Cadima Antão (Pataco), reconduzido; subiu a Vice presidente: António Fernando Diogo Antão (o incansável Tó); Secretário: Ramiro da Fonseca Mendes; que se mantém; Tesoureiro, o nosso reforço, Manuel Antunes Barata (do Florindo); Vogais, uma dinâmica equipa, constituída por: Nuno Tavares, José Cortez Garcia; Vítor Simões (licos); João Rui Fonseca (do Covão).
Este grupo, cujos associados, na sua grande maioria pagam voluntária e regularmente a sua quota e suportam todos os encargos com as iniciativas, num ambiente de cidadania regionalista, continua com uma implementação transversal em Cortes. É constituído por gente de todos os nomes, de todas as idades, e associações, sempre com a finalidade de juntar, sem barreiras, gente e vontades, pela nossa Terra em encontros e convívios que envolvam cada vez mais pessoas; todos se respeitam, esforçando-se por procurar dar o sinal claro contra os três "D's", desânimo, (de)interesse e desertificação, juntando, frequentemente mais de uma centena de pessoas.
A percentagem de associados jovens, começa a aumentar e é um sinal de futuro promissor, entretanto, continuamos a crescer, com a entrada dos seguintes associados: Ricardo Nuno Luís Antunes António, de Coimbra; António Joaquim Simões Ascenso, de Lisboa; Manuel Bernardo Henriques, de Cortes.
Por fim, ao verificar-se que um dos nossos associados fundadores, dos mais assíduos e discreto impulsionador do Grupo (sempre presente), o sr. Manuel Barata Dionísio, completou 73 primaveras, 34 dos quais nos Mistos, foi por todos prestada uma homenagem com o coro de "parabéns e muitos anos..."
Para finalizar, agradecemos a todos os sócios e não sócios, o apoio que deram à realização deste evento não esquecendo os responsáveis pelas instalações da Casa da Cultura Claudino Alves de Almeida, os incensáveis Isabel e Vítor, cuja disponibilidade e atenção nos habituaram.
Ramiro Mendes
in Jornal de Arganil, de 23/04/2009

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sou filho de um grande cidadão e homem das cortes de uma família em que meu avo ajudou a construir a casa da comissão a uns anos atrás gostava de ir as"origens" para estar com a família porque era toda a gente humilde nessa nossa terra porém a mentalidade de novos ricos esta a matar o ambiente humilde e salutar das cortes de alvares..vejam o exemplo dos latoeiros que é um exemplo de família a seguir.....um abraço ti joão..que saudades tenho de ti minha tia.....

20 julho, 2010 00:22  

Enviar um comentário

<< Home