sexta-feira, 24 de abril de 2009

Concelho de Góis Recebeu Escoteiros de Todo o País


A XLVII Conferência Nacional de Escoteiros, realizada no fim de semanada de 18 e 19 de Abril, no concelho de Góis reuniu cerca de duas centenas e meia de escoteiros para debaterem e votarem as alterações dos Estatutos e do Regulamento da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP). Foi ainda adoptado um novo regulamento específico e escolhida a melhor forma de divisão do país em novas regiões escotistas.
A Conferência Nacional contou com o apoio do Grupo de Escoteiros de Góis, que em parceria com diversas instituições do concelho de Góis conseguiram tornar o evento uma realidade, conforme referiu Sandra Marques, a chefe do Grupo de Escoteiros de Góis, durante a cerimónia de abertura, enumerando os apoios: Câmara Municipal de Góis, Juntas de Freguesia de Góis e de Vila Nova do Ceira, Góis Moto Clube, Liga dos Amigos da Várzea Pequena, Santa Casa da Misericórdia de Góis, Associação Educativa e Recreativa de Góis, Filarmónica Varzeense, GNR de Góis, Bombeiros Voluntários de Góis, Residência de Estudantes de Góis, Trans Serrano, ADIBER, Casa do Povo de Vila Nova do Ceira, Cooperativa Silvo Agro Pecuária de Vila Nova do Ceira e Escola EB 2 e 3 de Góis.
Ainda durante o momento da abertura, realizado na manhã do dia 18, no pavilhão gimnodesportivo de Vila Nova do Ceira, o chefe Nacional da AEP, Nelson Raimundo, iniciou por falar dos valores escotistas e das iniciativas e preocupações da Associação. Louvou o Grupo 74 de Góis, acrescentando que: “apesar de ser um grupo recente merece os parabéns”. O chefe Nacional admitiu que o apoio externo é indispensável para a AEP, reconhecendo e agradecendo o apoio que tem sido prestado ao grupo de Góis pela Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.
Em seguida o presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira, António Monteiro, iniciou por agradecer “o facto de terem escolhido Vila Nova do Ceira para realizarem a XLVII Conferência Nacional de Escoteiros, aproveitando para divulgar alguns locais de grande beleza e propícios à prática de actividades escotistas existentes no concelho e especificamente na freguesia varzeense.
O presidente da Junta de Freguesia salientou ainda “o empenho dos chefes na educação dos nosso jovens e nos valores que lhes tentam transmitir, assentes nas máximas: sempre pronto e devemos deixar o mundo melhor que o encontrámos”, disse. O edil da freguesia louvou ainda o “apoio que o 74 de Góis tem prestado à comunidade e às instituições locais” e terminou com um “Bem-haja” para todos.
A terminar a sessão de abertura, o vice presidente da Câmara Municipal de Góis, Eng. Diamantino Garcia, tal como o anterior orador também fez referência às qualidades do concelho de Góis e aos muitos locais propícios para a prática de actividades escotistas, apelando para que voltem. Agradeceu ao grupo 74 de Góis pela forma como se tem relacionado com as instituições locais e acrescentou: “estão sempre prontos para apoiar e colaborar com todas as instituições de forma alegre e com o coração aberto” e terminou desejando uma boa jornada de trabalho.
Terminada a sessão de abertura deu-se início aos trabalhos da Conferencia e já na parte nocturna tiveram lugar diversos workshop´s, realizados na Escola EB 2 e 3 da vila de Góis. No dia seguinte a Conferência decorreu no salão nobre dos Bombeiro Voluntários de Góis.
Em suma, a Conferência foi extremamente produtiva para o desenvolvimento do escotismo adaptado ao mundo actual e todos os chefes escoteiros regressaram com a convicção de voltarem ao concelho de Góis.
in http://escoteiros74gois.blogspot.com

Etiquetas: , ,